Cidade

Codau desativa o sistema de transposição do rio Claro

O sistema de transposição do rio Claro foi desligado

19/11/2020 04h00
Por: Redação

O sistema de transposição do rio Claro foi desligado nesta semana, depois que o período chuvoso se firmou no município. Todos os cinco motores foram desativados, pois o rio Uberaba já tem vazão suficiente para abastecer sozinho a cidade.

O sistema foi ligado no dia 1º de setembro e funcionou com dois motores elétricos e dois motores movidos à diesel, (de um total de 3) por um período completo de 67 dias, intercalados entre setembro, outubro e novembro deste ano. Por algumas vezes, dois motores elétricos e dois à diesel foram acionados ao mesmo tempo, quando houve, entre setembro e outubro, as temperaturas recordes no sudeste, por conta do fenômeno da bolha de ar quente sobre a região. Em outras etapas, somente os motores elétricos ficaram ligados.  A contribuição do rio Claro variou assim, entre 200l/s até 800l/s nesta fase de estiagem.

Logo no começo das primeiras chuvas os motores à diesel foram desmontados, no dia 20 de outubro, permanecendo em atividade apenas os elétricos no rio Claro.  E agora, neste dia 16 todo o sistema foi completamente desligado.

A vazão do rio Uberaba na segunda-feira (16) já era de 2.300 l/s e ontem, com a chuva que caiu em boa parte do dia, já alcançava os 4.860 l/s, volumes já sem a contribuição do rio Claro. “Se for necessário, o sistema de transposição do rio Claro pode ser religado este ano, mas a estação chuvosa já está bem mais firme, com o aumento gradativo das pancadas de chuva e por isto, possivelmente não será mais utilizado”, explicou o presidente da Codau, Luiz Guaritá Neto.

O boletim semanal do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) prevê que os maiores acumulados de chuva, na região Sudeste, deverão ocorrer em Minas Gerais e no Espírito Santo. Sem descartar tempestades localizadas com chuva forte, rajadas de vento e possível queda de granizo em algumas áreas da região.

Nenhumcomentário
500 caracteres restantes.
Seu nome
Cidade e estado
E-mail
Comentar
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas.
Mostrar mais comentários
Uberabaonline1
Blogs e colunas
Últimas notícias
Mais lidas