Coluna

Nacional

Cláudio Humberto

Cláudio Humberto

Cláudio HumbertoCláudio Humberto Rosa e Silva é um jornalista brasileiro, colunista e editor-chefe do Diário do Poder, responsável pela ascensão de Fernando Collor de Mello no cenário político nacional. Sua coluna é reproduzida em jornais de todo o Brasil.

20/11/2020 04h00
Por: Redação
Bengala Catarinense
Bengala Catarinense

Brasília, quinta-feira, 19 de novembro de 2020.

 

 

Cláudio Humberto

 

 

 

Está tudo errado, o sistema de financiamento eleitoral está falido”

ACM Neto, presidente nacional do DEM, sobre o fundão eleitoral público bilionário

 

Dilma quer bolada milionária da comissão de anistia

A ex-presidente cassada Dilma Rousseff tenta arrancar da Comissão de Anistia do Ministério da Justiça “reparação” por haver pedido demissão do “cargo” de estagiária e de assistente técnica da Fundação de Economia e Estatística do Rio Grande do Sul, em 1977. Ela diz ter sido “pressionada verbalmente” a se demitir e agora exige que o País a sustente com R$10.735 por mês, para sempre, com efeito “retroativo”. Se for desde 1970 como ela pede, a bolada será lotérica: R$6,44 milhões.

 

Fonte inesgotável

Dilma, a insaciável, já foi indenizada como “perseguida” em quatro estados: Rio Grande do Sul, Minas Gerais, Rio de Janeiro e São Paulo.

 

Já foi beneficiada

Em 1990, Dilma foi “reintegrada” pelo governo gaúcho na FEE-RS a contar dede 1975 até a “demissão a pedido” em outubro de 2016.

 

Inconsistente

Dilma alega que foi “instada a demitir-se” por “motivos políticos”. Mas admite: ela própria pediu demissão por escrito.

 

Já rejeitou centenas

A decisão final sobre a pensão exigida por Dilma será da ministra da Mulher, Família e Direitos Humanos, Damares Alves.

 

Eleições ainda estão abertas em 23 municípios

A disputa pela prefeitura está aberta em 23 municípios devido aos vencedores terem recebido menos um terço dos votos válidos no 1º turno, ou pela diferença de menos de 5% entre os dois candidatos. A situação é observada em oito capitais, incluindo maior colégio eleitoral do país, São Paulo; e Maceió, que tem a menor diferença, só 0,31%. Há casos em que ambos tiveram menos de 20% ou mais de 45% dos votos.

 

Muito voto na disputa

Em Maceió, Gaspar (MDB) teve 28,8% e JHC (PSB) 28,5%. Cariacica teve Euclerio Sampaio (DEM) com 18,8% e Celia Tavares (PT) 14%.

 

Quase levaram

Em Vitória da Conquista, os dois candidatos poderiam ter sido eleitos no 1º turno. Zé Raimundo (PT) teve 47,6% e Herzen Gusmão (MDB) 45,8%.

 

Os opostos

Dos 114 candidatos ainda na disputa, 15 são do PT, 14 do PSDB e 13 do MDB. Do outro lado, PCdoB, Novo, PP e Rede têm apenas um cada.

 

O vexame do dia no TSE

A área de tecnologia do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) continua dando vexame. O site do tribunal, além de mal feito e confuso, é lento. Nesta quarta-feira (18), os institutos não conseguiram registrar suas pesquisas.

 

Fundão vergonhoso

Presidente nacional do DEM, que elegeu (por enquanto) 670 prefeitos, ACM Neto acha que “está tudo errado” no financiamento eleitoral com recursos públicos. “Esse sistema está falido”, diz ele, para quem é preciso retomar o debate sobre financiamento privado, mas com limite.

 

À beira de um ataque

O presidente do Senado, Davi Alcolumbre, ficou ainda mais nervoso após a derrota de sua candidata em Oiapoque, e por três votos. Em queda nas pesquisas, seu irmão Josiel disputa a prefeitura de Macapá.

 

Rodrigo Trump

Indócil com o fim de sua presidência na Câmara, em um mês, Rodrigo Maia faz pose de “primeiro-ministro”: convocou o presidente da Anvisa para conversar sobre vacina, como se tivesse algum papel nisso.

 

Alô, ANS!

Após quatro horas ao telefone explicando ao “teleatendimento” da Cassi os sintomas que ela, filhos e marido enfrentam, uma cliente teve teste de covid aprovado apenas para ela. Marido e filhos precisam ligar de novo.

 

Pior que estocar vento

Como professor de matemática, Guilherme Boulos entende é de invadir propriedades alheias. Ele propõe inchar a máquina pública, contratando mais gente, como “solução” para equilibrar contas da previdência. Está precisando voltar a estudar operações básicas de somar e multiplicar.

 

Conversa produtiva

A Rede Governança Brasil fará um webinar na segunda (23). Advogado Luiz Piauhylino Filho e o embaixador da organização, ministro Augusto Nardes (TCU), falarão sobre desenvolvimento e energias renováveis.

 

Dia de debates

A TV Band realiza os primeiros debates do segundo turno em 11 cidades nesta quinta (19), às 22h30, sendo cinco em São Paulo, incluindo a capital, e em Belém, João Pessoa, Manaus, Porto Alegre, Uberaba e Rio.

 

Pensando bem...

...para o STF, traficante condenado em segunda instância pode ser solto, já jornalistas que falam mal do Supremo...

 

PODER SEM PUDOR

Bengalada catarinense

Chamado pela colega Ideli Salvatti (PT-SP) de “senador da bengalinha”, o tucano Leonel Pavan (SC) ficou indignado com o desrespeito às sequelas de uma cirurgia na perna direita, quatro anos antes, e deu o troco:Eu acompanhei a recuperação médica da senadora com a coleira cervical e nem por isso a chamei de “senadora da coleira” ou “do cabresto”.”

___

Com André Brito e Tiago Vasconcelos

                        www.diariodopoder.com.br

Nenhumcomentário
500 caracteres restantes.
Seu nome
Cidade e estado
E-mail
Comentar
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas.
Mostrar mais comentários
Uberabaonline1
Blogs e colunas
Últimas notícias
Mais lidas