Política

Entra em vigor novo decreto de enfrentamento a Covid-19

Tendo em vista a continuidade da pandemia de Coronavírus

20/11/2020 11h33
Por: Redação

Tendo em vista a continuidade da pandemia de Coronavírus, regramentos estaduais e federais, e considerando as deliberações do Comitê Técnico-Científico, a Prefeitura de Uberaba publica novo decreto (Nº 6305/2020) no Diário Oficial do Município – Porta Voz de ontem. Segundo o prefeito Paulo Piau, as mudanças visam a simplificar o entendimento do decreto e das medidas de proteção a serem adotadas em Uberaba para enfrentamento da pandemia mundial neste final de 2020.

"Quero reforçar que ainda estamos em pandemia, não acabou. Não estamos liberando geral, estamos fazendo uma exposição mais didática e mais pedagógica para as pessoas entenderem melhor as medidas de prevenção. Temos que continuar atentos com as medidas de distanciamento e cuidado, com todo o rigor nos ambientes e estabelecimentos e quem não respeitar, vai ser punido", destacou o prefeito.

O novo decreto reforça o chamado para assumir conjuntamente as devidas responsabilidades no combate ao coronavírus, bem como a definição de conceitos para evitar ambiguidade. Entre as medidas obrigatórias, por exemplo, estão o uso de máscaras faciais, que cubram boca e nariz, bem como a proibição da aglomeração de pessoas, sendo considerado aglomeração "a reunião de 2 (duas) ou mais pessoas, sem o uso de máscara e respeito ao distanciamento de 2 (dois) metros, ressalvados os casos de pessoas que residam na mesma casa/ambiente".

Em ambiente aberto, o decreto define a observância de 1 (uma) pessoa para cada 4m² (quatro metros quadrados) em ambientes abertos e de 1 (uma) pessoa para cada 10m² (dez metros quadrados) em ambientes fechados, sendo que considera-se ambiente fechado aquele que possuir, no mínimo, uma parede/divisória e cobertura.

 

DAS PROIBIÇÕES – Conforme o decreto Nº 6305/2020, continuam proibidos a presença de torcedores em eventos esportivos; o funcionamento de saunas; o funcionamento de boates e similares; e a realização de eventos festivos, sociais e corporativos com mais de 150 pessoas em ambientes fechados e 250 em ambientes abertos.

 

REGRAS DE FUNCIONAMENTO – Junto ao decreto, serão expedidas Portarias, regulamentando horários e regras de funcionamento das atividades e serviços que o Comitê Técnico-Científico entenderem necessários, bem como casos excepcionais.

Nenhumcomentário
500 caracteres restantes.
Seu nome
Cidade e estado
E-mail
Comentar
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas.
Mostrar mais comentários
Uberabaonline1
Blogs e colunas
Últimas notícias
Mais lidas