Nacional

Cemig alerta sobre ocorrências de golpes contra clientes

Criminosos estão usando o nome da empresa para enganar a população e extorquir dinheiro; confira as dicas para não se tornar vítima

27/11/2020 04h00
Por: Redação

Atenção, consumidores! Tem golpista de olho no seu dinheiro! Para
alertar seus mais de 8,6 milhões de clientes em todo o Estado, a Cemig
informa que estelionatários e pessoas de má-fé têm utilizado o nome
da companhia para aplicar golpes em diversas regiões de Minas Gerais.
Os clientes devem ficar atentos às formas de pagamentos e de cobrança
feitas pela Cemig para evitar se tornar vítimas.

Por conta da pandemia do novo coronavírus, os criminosos estão
utilizando ainda mais a internet para tentar enganar as pessoas. De
acordo com a Polícia Civil, de janeiro a agosto deste ano, foram
registradas cerca de 35 mil ocorrências de golpes na internet contra a
população mineira. Os estelionatários utilizam informações e meios
criminosos para induzir as vítimas a acreditar em uma situação que
não é verdadeira.

Mas os golpistas não utilizam apenas a internet. Eles usam os mais
variados meios. Durante as investigações, a Cemig identificou que
esses criminosos praticam, principalmente, três tipos de golpes contra
os clientes da companhia.

O primeiro é por contato telefônico e, na maioria dos casos, aplicado
contra estabelecimentos comerciais, como padarias, açougues e
comerciantes em geral. Os estelionatários ligam para o cliente Cemig e
dizem ser representantes da "4ª Vara Federal" ou da "Justiça Federal"
e que a ligação é para cobrar um possível débito existente. Afirmam
que, se a dívida não for paga em um prazo curto, a Cemig retirará
imediatamente o medidor de energia do local. Após o contato, o cliente
recebe um boleto bancário com dados falsificados, por e-mail ou
WhatsApp, em nome de empresas ou pessoas físicas que não pertencem à
"Cemig Distribuição".

Geralmente, essa ligação é feita por meio de um telefone 0800, sendo
três os números mais comuns utilizados pelos estelionatários:
0800-878-7751, 0800-591-3065 e 0800-878-9783. O esquema é conhecido
como "Golpe de 4ª Vara Federal'.

O gerente de Arrecadação e Adimplência da Cemig, Wellington Cancian,
explica que as equipes da Cemig são treinadas para confirmar os dados
cadastrais dos clientes bem como dos débitos que motivaram a ligação,
reforçando a veracidade da sua atuação. "Além disso, os clientes que
possuem débitos cobrados judicialmente pela Cemig são formalmente
notificados pela Justiça para se manifestarem sobre a cobrança. Essa
notificação é realizada, normalmente, por correspondência -
dificilmente por telefone. Para se prevenir contra esses atos
fraudulentos, recomendamos aos nossos clientes que, no momento do
pagamento, confiram os valores e a empresa que emitiu a fatura.  Os
clientes devem desconfiar se alguma informação não estiver correta e,
caso não esteja, consulte os canais de atendimento da Cemig para se
informar sobre o débito que está sendo cobrado e também se a forma da
cobrança está autorizada pela Cemig", alerta.

Furtos em residências

Na segunda forma utilizada para o golpe, os estelionatários vão até a
casa das pessoas e, de maneira enganosa, se apresentam como
funcionários da Cemig e pedem para entrar na residência, com a
justificativa de verificar a rede elétrica em algum cômodo. Ao serem
encaminhados ao local pelo cliente, os estelionatários normalmente
permanecem sozinhos, e, neste momento, aproveitam a situação para
furtar objetos, móveis e eletrodomésticos da residência.

"Neste caso, é importante esclarecer que nenhum profissional a serviço
da Cemig tem autorização de entrar na residência dos clientes. Apenas
em situações em que o medidor se encontra dentro da propriedade é que
o funcionário pode entrar e ir até o local do padrão, mas nunca no
interior da casa. Também devemos ressaltar que, em situações como
essas, os funcionários devem estar portando crachá de identificação
e uniformizados.", afirma  Cancian.

Desconto mentiroso

O outro golpe utilizado e que tem ganhado espaço nos últimos tempos é
por meio do WhatsApp. Nessa situação, o cliente recebe uma mensagem em
seu celular informando que ele está recebendo um desconto na conta de
luz da Cemig. Logo depois dessa informação, recebe outra dizendo que a
conta de luz está disponível e que ele pode fazer o pagamento clicando
em determinado link.

"É importante ressaltar aos nossos clientes que, em função da
legislação do setor elétrico, a Cemig não concede descontos na conta
de luz. Para conferência dos valores faturados e cobrados, os clientes
podem consultar a fatura original recebida ou acessar nossos canais
digitais para coleta das informações ou segunda via da fatura",
detalha.

Cuidados a serem tomados

Ao recebe uma cobrança via telefone, a Cemig recomenda que os clientes
liguem imediatamente para o "Fale com a Cemig", por meio do número 116,
para verificação da autenticidade do contato. Além disso, a consulta
de valores pendentes pode ser realizada por meio do WhatsApp
(31-3506-1160), Telegram (@cemigbot), por SMS pelo número 29810 e,
também, pelo App Cemig Atende e Agência Virtual
(https://atende.cemig.com.br/Login [1]).

Em casos de tentativa de golpe, a Cemig orienta que seja registrado
boletim de ocorrência para a segurança do cliente e para que a
Polícia Civil, por meio da Delegacia Especializada em Investigação de
Crime Cibernético, possa conduzir a devida investigação.

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