Coluna

Lawrence Borges

Bastidores

27/11/2020 04h00
Por: Redação
Legenda: Lixo de campanha
Legenda: Lixo de campanha

Foto: Divulgação

Muito dinheiro foi desperdiçado e jogado pelo ralo com as sobras de campanha do primeiro turno

 

PARA O RALO

Após o primeiro turno, já foram recolhidos mais de três mil e quinhentos quilos de material de sobra de campanha 2020 pela cooperativa de reciclagem.

 

BATALHA JUDICIAL

Às esperas do segundo turno das eleições 2020, que irá eleger o próximo prefeito de Uberaba, começam a surgir ações na Justiça Eleitoral, desta vez pedindo suspenção de propagando no horário eleitoral gratuito, mostrando a judicialização das eleições e movimentando os bastidores das campanhas.

 

LIMINAR

Desta vez, a ação foi impetrada pela candidata Elisa Araújo (Solidariedade) contra seu concorrente Tony Carlos (PTB), com uma representação com pedido liminar, “em razão de suposta propaganda eleitoral, veiculada na televisão, com uso de efeitos especiais... nos dias 21, 22 e 23 de novembro de 2020”.

 

EFEITOS ESPECIAIS

A representação destaca que as candidaturas de Tony Carlos e Teresinha Cartafina fizeram inserções veiculadas na TV ao longo da programação - inserções de 30 segundos - bem como em suas redes sociais (facebook) “fez divulgar propaganda eleitoral irregular, com uso de efeitos especiais”.

 

DESESPERO

Mostrando desespero com a reviravolta na campanha de Tony Carlos, Elisa Araújo requereu concessão de medida liminar para determinar a imediata suspensão da veiculação da propaganda impugnada, por qualquer meio de comunicação, seja ele rádio, TV ou internet, sob pena das sanções previstas na lei.

 

VEDAÇÕES

No pedido da liminar, a candidatura de Elisa Araújo lembra do artigo 54 da lei 9.504/97, que versa sobre o assunto, afirmando que inserções destinadas à propaganda eleitoral gratuita de cada partido ou coligação só poderão aparecer, em gravações internas e externas, sendo vedadas montagens, trucagens, computação gráfica, desenhos animados e efeitos especiais.

 

CENSURA

A juíza da 347ª Zona Eleitoral, Régia Ferreira Lima, indeferiu o pedido afirmando que “a vedação de utilização de computação gráfica não é extensível à internet e redes sociais. E, obviamente, efeitos visuais gráficos não podem ser aplicados às rádios. Ademais, a suspensão da propaganda da representada por qualquer meio de comunicação, até mesmo internet e redes sociais provocaria um prejuízo desproporcional ao processo eleitoral de Uberaba, configurando censura”, observa a juíza em sua decisão.

 

INDEFERIDO

E coloca ainda mais sobre a propaganda eleitoral gratuita na televisão da coligação “Eu Amo Uberaba”, “sendo assim, em um juízo preliminar, não verifico, no presente caso, a presença dos pressupostos de concessão da tutela de urgência para retirada da propaganda da representada por qualquer meio de comunicação, até mesmo rádio e internet, mas para apenas e tão-somente o vídeo juntado a inicial, para os casos da televisão... sem aplicação de multa”.

 

INDECISOS

A dois dias do segundo dia das eleições, o eleitor que ainda está indeciso deve ficar atento às propostas de governos de seus candidatos.

 

DIRETRIZES

O plano de governo de Elisa Araújo (Solidariedade) apresenta sete diretrizes de trabalho: políticas públicas com visão a longo prazo; redução do custo da máquina pública; eficiência e gestão qualificada; oportunidade e geração de emprego e renda; sustentabilidade; combate à corrupção; desburocratização e governo digital.

 

EIXOS

O plano de governo do candidato Tony Carlos (PTB) apresenta 11 eixos: gestão pública; saúde; defesa social e trânsito; desenvolvimento econômico; desenvolvimento social; agronegócio; infraestrutura; lazer e cultura; meio ambiente; saneamento; educação. “Entre as principais propostas estão a criação do "disque-corrupção" e gabinete itinerante; acabar com as filas para exames e cirurgias; criação da Gerência de Apoio ao Terceiro Setor (Gats); finalizar obras que estão paralisadas; incentivar o plantio de árvores na cidade; ampliação da captação de água para regularizar o abastecimento e criação do programa "Um computador por aluno".

Nenhumcomentário
500 caracteres restantes.
Seu nome
Cidade e estado
E-mail
Comentar
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas.
Mostrar mais comentários