Coluna

Lawrence Borges

Bastidores

28/11/2020 04h00
Por: Redação

HAJA EMOÇÃO

Não foi divulgada nenhuma pesquisa de intenções de votos para a disputa deste segundo turno para assumir a Prefeitura de Uberaba nos próximos quatro anos, entre a candidata Elisa, do Solidariedade, e Tony Carlos, PTB. As duas campanhas devem ter feito a pesquisa para uso próprio, mas não há divulgação. Para cientistas políticos, isso torna a disputa mais emocionante já que o eleitor não sabe quem está na frente nesta corrida eleitoral. Com isso perde um pouco da influência das pesquisas.

 

ACIRRADA

Ninguém pode negar que a disputa neste segundo turno foi mais acirrada, até mesmo pelo tempo mais curto. E o eleitor mostrou que é muito volátil, refletindo na mudança de cenário na reta final das eleições.

 

 REVIRAVOLTA

Na busca por uma reviravolta no segundo turno da eleição, marcada para este domingo (29), o candidato Tony Carlos (PTB) teve agenda mais intensa nestas duas últimas semanas, que marcaram este segundo turno. Normalmente, o petebista começava seus compromissos ainda de madrugada, entre 5h ou 6h da manhã.

 

SILÊNCIO

Já a candidata Elisa Araújo (Solidariedade) teve agendas bem mais folgadas, com visitas e reuniões e até evitando divulgar sua agenda.

 

FAZENDO A DIFERENÇA

Os dois candidatos estão de olho nos 60.050 eleitores que se abstiveram de votar e não comparecera nas urnas, além dos 5.181 eleitores que votaram em branco, e os 9.606 que votaram nulo. Estes eleitores poderão fazer a diferença neste domingo. No 1º turno, apenas   165.362 eleitores compareceram às urnas.

 

NORMALIDADE

Após o fiasco das apurações das Eleições no primeiro turno, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) afirmou que o fato não deve se repetir neste segundo turno e informou que realizou novos testes nos últimos dias no computador e nos sistemas que fazem a totalização de votos e divulgação de resultados de todo o país.

 

RESULTADOS

Em nota, o TSE comunicou que a avaliação dada pela Secretaria de Tecnologia da Informação do TSE é de que o sistema está devidamente preparado para a realização exitosa do segundo turno. De acordo com a Justiça Eleitoral, “o objetivo foi validar a performance e a eficácia dos sistemas de transmissão e recebimento de arquivos de urna, bem como de totalização e de divulgação de resultados”.

 

NOVOS GESTORES

Amanhã, cerca de 1 milhão e 277 mil eleitores mineiros – sendo 225.412 de Uberaba – votarão para escolher novos prefeitos e vice-prefeitos em quatro cidades de Minas Gerais: Contagem, Governador Valadares, Juiz de Fora e Uberaba. Neste 2º turno, a votação também será das 7h às 17h, sendo que o período das 7h às 10h é preferencial para os eleitores a partir dos 60 anos.

 

MESMAS REGRAS

Todas as regras do 1º turno continuam válidas neste domingo, incluindo o uso obrigatório de máscaras de proteção nos locais de votação, a recomendação de o eleitor levar sua própria caneta e ir votar sozinho e a não utilização da biometria para identificar os eleitores. Uma recomendação muito importante é que os eleitores – principalmente os que não votaram no 1º turno ou que tiveram dificuldades para localizar a seção eleitoral – chequem com antecedência o local de votação, evitando transtornos do domingo.

 

PERFIL

Em Uberaba, 225.412 eleitores estão aptos para votar nas três zonas eleitorais (276ª, 326ª e 347ª). São 90 locais de votação e 656 seções eleitorais para receber os eleitores uberabenses. A Justiça Eleitoral chamou 2.624 mesários para trabalhar no pleito, que utilizará 779 urnas, sendo 123 de reserva.

 

JUSTIFICATIVA

Essa consulta pode ser feita no e-Título, pelo Disque-Eleitor (148), no site do TRE ou pelo chatbot do TSE no WhatsApp (telefone +55 61 9637-1078). Já os eleitores que estiverem fora do domicílio eleitoral poderá justificar a ausência amanhã mesmo, no aplicativo e-Título. Quem não justificar no dia da votação e quem deixar de votar por outros motivos terá até o dia 28 de janeiro de 2021 para fazer a justificativa. Nesse período, a justificativa poderá ser feita no e-Título ou no sistema Justifica, e é necessário apresentar um documento que comprove o motivo da ausência. Os eleitores que não votarem e não justificarem ficarão em situação irregular perante a Justiça Eleitoral e precisarão pagar uma multa de R$3,51. Ainda segundo o TSE, os eleitores que ainda não têm o aplicativo no smartphone devem fazer o download até as 23h59 do sábado (28). Quem já tem o e-Título instalado deve atualizá-lo.

 

PROCESSADAS

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) concluiu, na quinta-feira (26), o processamento de mais de 4,8 milhões de justificativas deferidas relativas ao primeiro turno da Eleições 2020. Desse total, mais de um milhão são relativas aos pedidos feitos pelo aplicativo e-Título e todas justificativas já foram registradas no cadastro do eleitor. Entretanto o trabalho continua, já que os eleitores ainda estão no prazo para requerer as justificativas de ausência relacionadas ao primeiro turno e que ainda existem pedidos em análise pelos cartórios eleitorais. O calendário eleitoral estabelece o dia 7 de janeiro de 2021 como data-limite para esse trabalho.

 

PRETERIDA

O desembargador Alexandre Victor de Carvalho, presidente do TRE-MG, irá a três das quatro cidades mineiras que terão 2º turno. Os deslocamentos serão feitos em um avião da Polícia Militar e terão a seguinte ordem: Governador Valadares, Juiz de Fora e Contagem. Em cada uma dessas cidades, o presidente vai visitar um local de votação para acompanhar a movimentação de eleitores e o trabalho dos mesários. Inicialmente ele viria a Uberaba, mas por questões de logística dos deslocamentos e por causa das condições climáticas previstas para domingo cancelou a visita no Triângulo Mineiro.

1comentário
500 caracteres restantes.
Seu nome
Cidade e estado
E-mail
Comentar
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas.
Mostrar mais comentários