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Sugestão de Pauta - Vendas para o Natal impactam quase 8 em cada 10 empresas do varejo em Minas

De acordo com pesquisa da Fecomércio MG, a expectativa dos empresários é que os consumidores gastem até R$ 200,00

03/12/2020 04h00
Por: Redação

Considerada a principal data comemorativa do ano para o comércio
varejista, o Natal impacta positivamente 78,8% das empresas desse setor
em Minas Gerais. Essa é uma constatação da pesquisa da Fecomércio
MG, que aborda as expectativas dos empresários mineiros para o
período. Neste ano, quase 30% dos estabelecimentos esperam por vendas
melhores que em 2019.

O economista-chefe da Fecomércio MG, Guilherme Almeida, observa que o
otimismo dos empresários é justificado pela melhora da confiança e o
aquecimento das vendas. "Apesar do cenário de cautela, provocado pela
pandemia de Covid-19, tradicionalmente o Natal é uma data relevante
para todo o comércio. É nesse período que os empresários redobram
suas apostas em diversas estratégias para atrair o consumidor e
concretizar vendas."

Não por acaso, de acordo com a pesquisa, 35,6% dos empresários do
estado devem investir em propaganda/divulgação para atrair os
consumidores. Já 32,5% vão apostar em promoções e liquidações;
outros 11,6% prometem oferecer um atendimento diferenciado e 6,9%
investirão na visibilidade da loja.

Os principais segmentos beneficiados pela data são: móveis e
eletrodomésticos (89,3%); outros artigos de uso pessoal e domésticos
(85,7%), tecido, vestuário e calçados (83,8%); combustíveis e
lubrificantes (83,3%) e livros, jornais, revistas e papelaria (80,0%).

Mais da metade dos empresários (57,2%) acredita que os consumidores
comecem a realizar as compras na véspera do Natal, a partir da segunda
quinzena de dezembro. Já o gasto médio não deve ultrapassar o valor
de R$ 200,00 para 80,35% dos entrevistados. "O Natal possui grande apelo
emocional para os consumidores, que devem ter atenção com os gastos no
período para não descontrolar as finanças e impactar os compromissos
previstos para o início do ano", destaca o economista-chefe.

O alerta do especialista é explicado pela principal forma de pagamento
utilizada pelos consumidores no período: o cartão de crédito (49,4%).
Os consumidores tendem a usar essa modalidade dividindo as compras em
mais de uma parcela ou em apenas uma (15,5%).

Além disso, segundo a pesquisa, apenas 23,4% dos empresários já
receberam todas as encomendas e 26,9% ainda não realizaram os pedidos
para a data. Entre os motivos que podem impactar as vendas no período,
os empresários citaram a pandemia (65,9%), o desemprego (9,8%) e o
baixo poder aquisitivo (8,9%). "A pandemia de Covid-19 provocou impactos
significativos em todos os setores econômicos. Por isso, é importante
que os empresários planejem e, se necessário, adaptem seus serviços e
estoques", ressalta Almeida.

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