Coluna

Nacional

Cláudio Humberto

Cláudio Humberto

Cláudio HumbertoCláudio Humberto Rosa e Silva é um jornalista brasileiro, colunista e editor-chefe do Diário do Poder, responsável pela ascensão de Fernando Collor de Mello no cenário político nacional. Sua coluna é reproduzida em jornais de todo o Brasil.

05/01/2021 04h00
Por: Redação
Claudio Humberto terça
Claudio Humberto terça
Cláudio Humberto

 

 

 

Nós temos que reagir”

Márcio Lopes de Freitas, líder das Cooperativas, sobre o aumento de 18% do ICMS em São Paulo

 

Doria ‘turbina’ ICMS, covid e desemprego em SP

Além de comprar brigas com idosos, extinguindo a gratuidade em ônibus, e até contra portadores de deficiência, eliminando redução de impostos na compra de veículos, o governador de São Paulo, João Doria (PSDB) ainda aumentou em 18% o ICMS de vários setores, provocando protestos e o início de um movimento de “fuga” de empresas (e empregos) para outros estados. Sem contar os empresários do setor de serviços, bares e restaurantes, que o responsabilizam pelo aumento das aglomerações nas praias paulistas, de casos de covid e do desemprego.

 

Trapalhadas em série

Ao decretar a fase vermelha, Doria provocou invasão do litoral liberado, o que pode ter aumentado casos de covid e o desemprego na capital.

 

Demissões inevitáveis

Os comerciantes não aceitam pagar a conta. Alegam que as medidas restritivas reduzem o faturamento e os obrigam a demitir trabalhadores.

 

Problemas de audição

Prefeitos também criticam João Doria. Dizem que o governador está com problemas sérios de audição. Não ouve ninguém.

 

Diálogo com surdo

Prefeitos paulistas de prestígio, como Orlando Morando (São Bernardo) e Paulo Serra (Santo André), estão entre os que poderiam ser ouvidos.

 

Alcolumbre sofre mais uma derrota, agora no TJ/AP

A desembargadora Sueli Pini, do Tribunal de Justiça do Amapá, anulou a decisão da juíza Elayne Cantuária, que havia cancelado a eleição da diretoria do Sebrae/AP realizada há dois anos, na qual foi derrotada a mulher de Davi Alcolumbre (DEM-AP), que, no fim da sua presidência no Senado, tenta dar demonstração de força em seu Estado. A juíza cuja decisão foi anulada é acusada de favorecer Alcolumbre em outros casos.

 

Um colecionador

Além da derrota na tentativa de reeleição, Alcolumbre viu o irmão perder a eleição para prefeito de Macapá e a mulher para a diretoria do Sebrae.

 

Direitos atropelados

A desembargadora alegou que a decisão da juíza afeta diretamente direitos dos diretores afastados, tolhendo-lhes o direito da ampla defesa.

 

Ilegalidade flagrante

Ao conceder mandado de segurança, a desembargadora Sueli Pini disse que o ato da juíza Elayne Cantuária “está eivado de ilegalidade”.

 

17 anos de espera

O STF julga em fevereiro um caso pode criar precedente para o “direito ao esquecimento”. A ação foi movida pela família Aída Curi, estuprada e assassinada em 1958, no Rio. É contra a Globo, o que pode explicar 17 anos de paralisia. A TV reconstituiu o caso no “Linha Direta”, em 2004.

 

Desinteligência

O aumento de 18% no ICMS pode provocar fuga de empresas de São Paulo. Como na Califórnia, nos EUA, que aumentou os impostos e criou tantas leis protecionistas que agora perde investimentos e empregos.

 

Principiantes

Especialistas fizeram as contas: a continuar o ritmo de vacinação contra covid, os norte-americanos estarão vacinados somente em dez anos. É o que dá não ter a experiência do Brasil em vacinações em massa. 

 

Sem consenso, nada feito

A senadora Simone Tebet (MDB-MT) tem a simpatia do grupo “Muda, Senado”, que elegeu Davi Alcolumbre há dois anos e se decepcionou em seguida. O maior obstáculo para ela é o consenso da bancada do MDB.

 

Bancada é factoide

O apoio do PT a Baleia Rossi (MDB) para presidente da Câmara não é surpresa. O PT simulou “discussão” sobre algo já decidido. Mas em voto secreto, vários esquerdistas, inclusive do PT, apoiariam Arthur Lira (PP).

 

Moleza que sustentamos

Os Correios são a melhor definição de estatal: usufrui dos privilégios de empresa privada e age como repartição pública. No sábado (2), com as empresas já abertas após o feriadão, os Correios fecharam, claro.

 

Que vergonha

Voltou a funcionar o site e-Cidadania, onde o cidadão avalia projetos em tramitação no Senado. O site misteriosamente “caiu” no dia em que a proposta para garantir a reeleição da dupla Maia-Alcolumbre recebeu 99% de votos contrários. Voltou a funcionar após o STF enterrar a ideia.

 

Quase uma por dia

A Polícia Federal comemorou os mais de R$ 6,7 bilhões recuperados no ano passado. Segundo a corporação, foram 335 operações deflagradas e mais de 3 mil mandados de busca e apreensão cumpridos.

 

Pensando bem...

...plante e coma, senão o ICMS toma.

 

PODER SEM PUDOR

Adesões importantes

Em 1996, a atriz Ruth Escobar promoveu almoço de adesão de mulheres à candidatura de José Serra à prefeitura paulistana. Compareceu gente importante, como a primeira-dama Ruth Cardoso. Elas se apresentaram: “Eu sou a secretária estadual de...”, “Eu presido a associação...”

Até chegar a vez de a atriz Dercy Gonçalves quebrar a monotonia: “Eu não sou p(*) nenhuma!”

___

Com André Brito e Tiago Vasconcelos

                        www.diariodopoder.com.br

Nenhumcomentário
500 caracteres restantes.
Seu nome
Cidade e estado
E-mail
Comentar
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas.
Mostrar mais comentários