Coluna

Nacional

Cláudio Humberto

Cláudio Humberto

Cláudio HumbertoCláudio Humberto Rosa e Silva é um jornalista brasileiro, colunista e editor-chefe do Diário do Poder, responsável pela ascensão de Fernando Collor de Mello no cenário político nacional. Sua coluna é reproduzida em jornais de todo o Brasil.

14/01/2021 04h00
Por: Redação
CH Sabado e com s
CH Sabado e com s

Brasília, quinta-feira, 14 de janeiro de 2021.

 

 

Cláudio Humberto

 

 

 

“Não tenho chefe, não tenho intermediário

Arthur Lira (PP-AL), candidato a presidente da Câmara, afirmando que seu projeto independe de apoio externo

 

Covid-19 castiga o Brasil, mas devasta europeus

O noticiário brasileiro faz parecer que o caos está instalado com segunda onda de infecções por covid-19, mas o Brasil ainda está bem melhor que países europeus desenvolvidos como Alemanha e Reino Unido, com populações cerca de 3 a 4 vezes menor. Segundo o Worldometer, o Brasil amargou 2.824 mortes nas últimas 72h e a mídia buscou apontar culpados que não o vírus. A Alemanha registrou 2.970 óbitos e ingleses perderam 3.336 vidas. Lá, todos se unem pela solução do problema.

 

Situação delicada

Alemães e ingleses iniciaram a vacinação contra a covid, mas não têm conseguido ajudar e salvar as pessoas já infectadas.

 

Letalidade alta

No Reino Unido, que tem população quatro vezes menor que a brasileira, a taxa de mortalidade é de 1.204 por milhão de habitantes. Aqui são 954.

 

Maior cara-de-pau

Apesar da taxa de letalidade menor no Brasil, o premier britânico, Boris Johnson, diz estar preocupado com a “variante brasileira” do coronavírus.

 

Vírus se alastrou

A Alemanha foi exemplar na contenção da primeira onda, mas viu a taxa de cerca de 100 mortes por milhão subir para mais de 500 na 2ª onda.

 

‘Independente’ Baleia obedece a Maia e usa Temer

A declaração de “independência” de Baleia Rossi (MDB-SP) acabou se voltando contra ele. Nesta quarta (13), o rival na briga para presidir a Câmara, Arthur Lira (PP-AL) resumiu no Recife as críticas de deputados aos métodos do escolhido por Rodrigo Maia: “Não tenho chefe, não tenho intermediário, minha candidatura independe do apoio externo”. Lira se referiu ao fato de Baleia prestar obediência a Maia e ainda usar o ex-presidente Michel Temer como “ponte” para o presidente Jair Bolsonaro.

 

‘Não tenho chefe...’

Ao afirmar não ter “chefe”, Arthur Lira se referia ao chefe de Baleia Rossi: Rodrigo Maia manda na sua campanha e mandaria na sua presidência.

 

‘...nem intermediários’

Lira disse também não ter “intermediário” porque Baleia estaria usando Michel Temer para mandar recados apaziguadores a Jair Bolsonaro.

 

O jogo é assim

Enquanto Maia insulta Bolsonaro para agradar partidos de esquerda, Michel Temer é acionado para dizer a Bolsonaro que Baleia é gente boa.

 

Vereador para quê?

A confirmação de mais de 57 mil vereadores tomando posse este ano faz lembrar que suas regalias estão na nossa conta. E que grande parte dos municípios sequer arrecada o suficiente para pagar seus altos salários.

 

Macron mentiu

O presidente francês Emmanuel Macron voltou a mentir sobre o Brasil, vinculando a soja ao “desmatamento da Amazônia”. O Brasil não derruba árvores para aumentar sua produção agrícola desde 2008. Mas não é só ignorância. Macron serve aos concorrentes do Brasil no agronegócio.

 

Olha quem fala

CEO da Sinovac, Yin Weidong jura que “os testes provam a segurança e a eficácia” da Coronavac. Weidong é aquele que admitiu à Justiça haver pago US$83 mil em subornos a “Anvisa da China” para registrar vacinas.

 

Pedido atendido

O ministro Eduardo Pazuello (Saúde confirmou nesta quarta (13) que a vacina começará a ser administrada a partir de Manaus. Foi um pedido do deputado Arthur Lira (PP-AL), candidato a presidente da Câmara.

 

Sempre distante

O governo afastou André Brandão da presidência do Banco do Brasil, que ocupava desde a saída de Rubem Novaes. O problema é que, ao ser procurado na sede, em Brasília, ele estava sempre em São Paulo.

 

Nocauteado no bolso

Aroldo Martins (Rep-PR) propôs lei proibindo que retornem ao ringue os lutadores profissionais que sofreram nocaute. Se voltar sem alta médica lastreada em exames, leva multa de um terço da renda da luta perdida.

 

Aulas de quem mesmo?

A Câmara explica que pretende abrir canal com jovens, ao criar conta institucional no aplicativo Tik Tok. O caráter leve e descontraído abre caminho para que deputados, valha-nos Deus, ensinem cidadania.

 

Banco de governo

O presidente Bolsonaro sancionou a lei que altera o nome do programa petista “Minha Casa, Minha Vida” para “Casa Verde e Amarela”. Mas, na Caixa, que virou banco de governo, a denominação ainda é a antiga.

 

Pensando bem...

... na vacinação, assim como nas corridas, o final da prova é mais importante que a largada.

 

PODER SEM PUDOR

Sábado é com s

Prefeito de Grossos (RN), Raimundo Pereira tropeçava no português como o presidente Lula o extraçalha. Reza a lenda que, um belo dia, pediu à secretária que convocasse para uma sexta-feira uma sessão extraordinária da Câmara Municipal, mas mudou de idéia depois de uma pergunta da moça: “Prefeito, sexta é com x ou com s? Pereira resolveu a dúvida: “Sei lá!... Marque para sábado!”

___

Com André Brito e Tiago Vasconcelos

                        www.diariodopoder.com.br

Nenhumcomentário
500 caracteres restantes.
Seu nome
Cidade e estado
E-mail
Comentar
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas.
Mostrar mais comentários