Coluna

Lawrence Borges

Bastidores

14/01/2021 04h00
Por: Redação

MAIS APOIO

A bancada do Progressistas no Senado Federal, em reunião na manhã desta quarta-feira (13), decidiu apoiar a candidatura do senador Rodrigo Pacheco (DEM/MG) à presidência da Casa nas eleições que se aproximam.

 

BOLSONARO NO PTB

Deputados da bancada do PTB fizeram, nesta quarta-feira (13), um convite para que o presidente Jair Bolsonaro filie-se ao partido. O motivo é para disputar a reeleição para presidente da República.

 

RECLAMAÇÕES

Sindicato dos Servidores Público Municipais de Uberaba (SSPMU) encaminhou nota à COLUNA BASTIDORES criticando a proposta de alteração do horário das sessões legislativas na Câmara Municipal de Uberaba, das 18h às 22h. De acordo com o sindicato, várias reclamações chegaram à entidade, através de servidores efetivos.

 

POLÊMICA

Vale lembrar que a mudança de horário das sessões sempre causa polêmica. Já foi cedo, a tarde e a noite e cada vez que se tenta mudar dá problema. Também é bom ressaltar que o motivo da mudança sempre é o mesmo, para aumentar a participação da população, que também, sempre, mostra pouco interesse em participar dos debates e votações.

 

TRANSPORTE FRETADO

O Governo de Minas, por meio da Secretaria de Estado de Infraestrutura e Mobilidade (Seinfra), estabeleceu novos parâmetros para o transporte fretado de passageiros nas rodovias mineiras. O Decreto nº 44.035/2005, que orientava a atuação do estado em relação à modalidade de transporte, foi revogado nesta quarta-feira (13).  A partir de agora, a autorização emitida pelo Departamento de Edificações e Estradas de Rodagens (DER-MG) será modernizada por meio do Decreto 48.121/2021. Na prática, o novo texto determina o fim da obrigatoriedade da lista de passageiros que precisava ser enviada ao DER-MG com 12 horas de antecedência. Além disso, extingue a necessidade do circuito fechado, ou seja, de que o ônibus precise voltar ao mesmo ponto de onde partiu.

 

DENÚNCIA NO MP

O vereador China acionou o Ministério Público denunciando a Prefeitura de Uberaba e a Cohagra, por entregar o Residencial Parque dos Girassóis III sem a mínima infraestrutura, em condições precárias. O vereador enumerou os problemas dos moradores, como a falta de creche, 90% das mulheres trabalham fora, e o atendimento à Saúde precário e não tem escola.

 

EM RESPOSTA

A COLUNA BASTIDORES entrou em contato com o vereador Jammal, ex-presidente da Cohagra, sobre as irresignações do colega vereador China. Primeiramente, Jammal sustentou que China oficiou o órgão errado, devendo expedir oficio para a prefeita Elisa, uma vez que o conjunto foi entregue com uma UBS, cabendo à atual prefeita viabilizar o funcionamento e a creche.

 

ALFINETADA

Ainda, o vereador Jammal alfinetou China: “tem que agradecer a Deus que 90% das mulheres do Girassóis III trabalham. O difícil se elas não tivessem emprego”.

 

OPÇÃO DE ELISA

Ex-candidato a vereador pelo Solidariedade comentou nas redes sociais que recusou o convite da prefeita Elisa Araújo (SD) para assumir a presidência da Cohagra. Um articulador político respondeu na hora, Elisa preferiu a polícia do que o ladrão!

 

VACINA JÁ

O vereador Jammal oficiou a prefeita Elisa Araújo (SD) solicitando que a prefeitura efetue a compra de 30 mil vacinas para imunizar os agentes de saúde e os professores da rede municipal.

 

OPINIÃO POPULAR

O vereador Samuel Pereira encaminhou oficio a prefeita Elisa Araújo (SD) solicitando realizar consulta pública municipal sobre a retomada das aulas, pois o retorno dos alunos às salas de aula é cercado de dúvidas e insegurança, especialmente por parte dos pais.

 

AVCB DAS ESCOLAS

Já o vereador Tulio Michelli (PSL) encaminhou oficio para a secretária Municipal de Educação, Sidneia Zafalon, com cópia para a secretária Municipal de Governo, Indiara Ferreira, solicitando informações de quantas escolas municipais estão sem o AVCB e quantas estão com o documento vencido. Em conversa com a COLUNA BASTIDORES, o vereador sustentou que o requerimento compreende ainda as creches municipais.

 

CEMITÉRIO VERTICAL

Ainda, o vereador Tulio Michelli (PSL) oficiou a prefeita Elisa Araújo (SD) e a secretária de Governo Indiara Ferreira para determinar a realização de estudo para reocupação do Cemitério Medalha Milagrosa, transformando em Cemitério Vertical.

 

DENÚNCIAS CONTRA SECRETÁRIO

Insatisfação popular. A nomeação do ex-prefeito de Pirajuba Rui Ramos como secretário de Desenvolvimento Econômico de Uberaba e presidente interino da Codiub não agradou a classe empresarial da cidade e a população uberabense começou a fazer denúncias contra o secretário.

 

INFUNDADAS

De acordo com o secretário de Desenvolvimento Econômico, Inovação e Turismo, Rui Ramos, as denúncias são infundadas e lembra que não há expedida por nenhum Tribunal decisão condenatória contra ele. O referido denunciante, trata-se de um advogado cujo título da OAB foi cassado pelo mau exercício da profissão. O ex-prefeito de Pirajuba tem processos contra o denunciante, tramitando na justiça. Como não se trata de uma questão interna à prefeitura de Uberaba, a prefeita não irá se pronunciar.

Nenhumcomentário
500 caracteres restantes.
Seu nome
Cidade e estado
E-mail
Comentar
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas.
Mostrar mais comentários