Sexta, 26 de Fevereiro de 2021
(34) 99869-4433
Cidade Cidade

FNP diz que há seringas suficientes para começar vacinação; SRS já recebeu insumos

Governo de Minas afirma que até segunda-feira (18), todas as 28 regionais devem receber os materiais que vão auxiliar na vacinação contra a covid

15/01/2021 04h00
Por: Redação
Foto: Fábio Marchetto
Foto: Fábio Marchetto

O presidente da Frente Nacional de Prefeitos (FNP), Jonas Donizette, disse ontem (14), que a maioria dos 5.570 municípios brasileiros estará apta a iniciar a campanha de vacinação contra a covid-19 tão logo o Ministério da Saúde distribua os imunizantes autorizados pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). As informações são da Agência Brasil.

“Todas as cidades que se manifestaram [durante a reunião] disseram que estão preparadas para realizar a vacinação”, disse o presidente da entidade, logo após se reunir, em Brasília, com o ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, e com técnicos da pasta.

Ainda de acordo com Donizette, os 30 milhões de seringas e agulhas que o governo federal requisitou administrativamente a empresas do setor foram para, nas palavras do ministro, “regular os estoques” e, caso necessário, ajudar as prefeituras.

“O ministro disse que as 30 milhões de seringas e agulhas adquiridas são uma regulação de estoque. Caso algum município não as tenha, as receberá antes da próxima quarta-feira”, disse o presidente da FNP.  “O ministério disse que qualquer município que necessite pode entrar em contato que mandará as seringas neste final de semana."

Donizette também atribuiu a Pazuello a informação de que o ministério planeja começar a vacinação em todo o país já na próxima quarta-feira (20). Segundo Donizette, a data dependeria da aprovação dos pedidos de uso emergencial dos imunizantes apresentados pelo Instituto Butantan, a Coronavac, produzida em parceria com a farmacêutica chinesa Sinovac, e pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) em parceria com o consórcio AstraZeneca/Oxford, além da chegada, ao Brasil, dos 2 milhões de doses da vacina de Oxford já compradas pelo Ministério da Saúde.

“A data está pendente de duas coisas. Primeiro, da aprovação pela Anvisa, o que é uma condicionante para que [a data] seja mantida. Segundo, da logística de voo da aeronave que está sendo preparada em Viracopos [Campinas (SP)] para buscar as vacinas da AstraZeneca”, disse Donizette pouco antes de ser informado que o avião da companhia aérea Azul que decolaria ontem para buscar as vacinas na Índia só partirá hoje (15) a noite.

 

Uberaba – Uberaba está entre estes 5.570 municípios que estarão aptos a iniciar a campanha de vacinação contra a covid, segundo informa a prefeitura

“A Secretaria Municipal de Saúde de Uberaba informa que a equipe de vacinação/logística tem trabalhado para garantir que todo sistema de vacinação esteja preparado. No entanto, todo processo de distribuição do imunizante só será iniciado após aprovação na Anvisa. Somente após esta aprovação é que o Governo Federal iniciará a entrega da vacina ao Estado, que por sua vez, repassará aos municípios”, diz nota da SMS.

“Ainda não há informação oficial – até o momento – sobre como tudo será feito, dentro do prazo divulgado pelo ministro da Saúde, seja pelo MS ou pelo Estado. Importante destacar que a SMS, por meio do setor competente está atenta e fará o que for necessário para que a vacinação aconteça seguindo os protocolos do Ministério da Saúde” observa a SMS. .

A secretária informa, ainda, que o município ainda não recebeu a remessa dos insumos que será feita pela Secretaria de Estado da Saúde.

 

Estado – Na quarta-feira (13), a Superintendência Regional de Saúde de Uberaba recebeu 250 mil seringas agulhadas, de acordo com o superintendente Maurício Oliveira.  Já o governo de Minas informou ontem que cerca de 7 milhões de seringas agulhadas que servirão para a vacinação contra a covid-19 estão a caminho ou já chegaram a 21 das 28 Regionais de Saúde do Estado de Minas Gerais. E que, até a próxima segunda-feira (18), todas as regionais já devem receber esses materiais. A SRS faz parte dos 28 municípios que receberam os insumos.

“Nossos técnicos estão preparando a distribuição aos municípios de acordo com levantamento da população alvo. Lembre que o público a ser alcançado nesta primeira fase foi definido e engloba os chamados grupos de risco. Dentre eles destaque para idosos, portadores de morbidades e profissionais da saúde. Outras categorias de profissionais também serão priorizadas nesta primeira ação de imunização”, observa Maurício Oliveira.

O superintendente da Triângulo Sul revela, ainda, que a retirada das seringas por parte dos municípios deverá acontecer a partir de segunda feira (18) e que, certamente, em dois dias será possível fazer todas as retiradas.

Ao todo, o estado irá encaminhar 6.953.000 seringas para os 853 municípios mineiros, sendo 1.423.500 seringas com agulha 20 x 5,5 e 5.529.500 seringas com agulha 25 x 6. Uberaba irá receber 250.000 dos insumos, sendo 51.000 seringas com 20 x 5,5 e 199.000 seringas com agulha 25 x 6.

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
-
Atualizado às 21h00 - Fonte: Climatempo
°

Mín. 18° Máx. 28°

° Sensação
km/h Vento
% Umidade do ar
67% (25mm) Chance de chuva
Amanhã (27/02)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 19° Máx. 28°

Sol com muitas nuvens e chuva
Domingo (28/02)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 18° Máx. 29°

Sol, pancadas de chuva e trovoadas.
Ele1 - Criar site de notícias