Sábado, 06 de Março de 2021
(34) 99869-4433
Política Coluna

Lawrence Borges

Bastidores

16/01/2021 04h00
Por: Redação

PARADA

Uberaba está parada. A afirmação é de um empresário da construção civil que procurou a COLUNA BASTIDORES para reclamar que desde o início desta atual gestão nada está andando. “Todos os processos estão parados. Estamos com uma licença para construir e nada, a prefeitura não libera e atrapalha todos nós”, desabafa o empresário.

 

 

ATRASO

Já uma leitora da COLUNA BASTIDORES fez uma queixa, desta vez em relação ao Codau. Ele afirma que apareceu um vazamento na porta da sua casa e ligou para o Codau pelo 115, que informaram que em cinco dias arrumariam o problema. Ela lembra que, de fato, no quarto dia uma equipe da autarquia foi e consertou o vazamento, no dia 26 de dezembro. A equipe afirmou que até o dia 31, último dia do ano outra equipe apareceria para fechar o buraco que foi aberto.

 

INOPERÂNCIA

E a leitora afirma que já ligou várias vezes, mas ainda não foram ao local para fechar o buraco no passeio. Ela afirma que nesta semana já ligou duas vezes e eles afirmam que a casa dela está na lista, porém que o Codau tem prioridade para consertar o vazamento e não tampar o passeio. E questiona, ora se são equipes diferentes, porque ainda não apareceram. Já são mais de 20 dias e o buraco está deixando água descer para o alicerce e vai abalar a casa. E ai, Codau?

 

COLAPSO

A COLUNA BASTIDORES recebeu ontem informação dando conta que a partir deste sábado (16) Uberaba vai entrar em colapso em relação à ocupação dos leitos hospitalares reservados à covid-19. E o denunciante afirmou que, na verdade, a situação é muito mais grave do que se divulga em Uberaba.

 

 

BASTIDORES entrou em contato com a prefeitura que negou a informação. Segundo a assessoria isso não é verdade e lembra que os leitos são monitorados diariamente e que ontem eram 38% ocupação da UTI e 23% de enfermeira. “A informação não procede. Não atingimos nem alerta de 50%. A situação da covid-19 é atualizada diariamente por meio do boletim”, diz a assessoria.

 

FICA EM CASA

A informação também era de que no Hospital Regional todos os leitos estavam ocupados e pouquíssimos estavam livres no Hospital Mário Palmério e no Hospital São Domingos e que o colapso realmente acontecerá neste sábado. As informações foram negadas. Uma coisa a fonte tem razão quando disse para as pessoas ficarem em casa, para olhar o idosos e até mesmos os jovens para não piorar a covid, que já tem aumento os números consideravelmente.

 

 

SOLIDARIEDADE

Diante do grave cenário vivenciado pelo Amazonas por causa do avanço acelerado da covid-19, o governador Romeu Zema anunciou que vai disponibilizar leitos pediátricos de UTI para tratar crianças amazonenses em Minas Gerais. “Estamos acertando com o governo do Amazonas para que leitos de UTIs infantis sejam disponibilizados e cedidos para o estado. Estaremos recebendo pacientes infantis em Minas Gerais para que o estado do Amazonas tenha um certo alívio da sobrecarga deste momento. É hora de unirmos esforços”, disse Zema.

 

A HORA É AGORA

E Minas Gerais não foi o único estado que ofereceu ajuda aos amazonenses. Até mesmo a Venezuela ficou sensibilizada e irá ajudar. Para o secretário-geral das Nações Unidas, o português António Guterres, o impacto mortal da pandemia foi ainda pior por causa da falta de um esforço global coordenado. “O mundo precisa agir com mais solidariedade. A hora é agora", disse o secretário-geral. Vacinas seguras e eficientes contra a Covid-19 estão sendo distribuídas, e a ONU apoia os países a se mobilizarem no maior esforço global de imunização na história.

 

É TERRÍVEL

Já o presidente Jair Bolsonaro disse a apoiadores nesta sexta-feira (15), ao comentar a crise da saúde pública no Amazonas, que o governo federal fez a sua parte para ajudar o estado. "Problemas. A gente está sempre fazendo o que tem que fazer. Problema em Manaus. Terrível, o problema em Manaus. Agora, agora, nós fizemos a nossa parte. Recursos, meios. Hoje, as Forças Armadas 'deslocou' para lá um hospital de campanha. O ministro da Saúde esteve lá segunda-feira e providenciou oxigênio", afirmou o presidente na saída da residência oficial do Palácio da Alvorada.

 

CONTRADIÇÃO

Entretanto o ministro afirmou na manhã de quinta-feira que não tinha como fazer o transporte de oxigênio para Manaus. Após críticas, o governo voltou atrás e disponibilizou os aviões da FAB.

 

DECRETO

Ontem foi editado decreto que reabre crédito extraordinário no valor de R$ 1,68 bilhão para custear o ingresso do Brasil no Instrumento de Acesso Global de Vacinas Covid-19 (Covax Facility), iniciativa conjunta da Organização Mundial de Saúde (OMS) para aquisição de imunizantes. Inicialmente, o crédito total de R$ 2,5 bilhões foi aberto por meio da Medida Provisória (MP) 1.004, mas como o governo não chegou a executar todo o recurso até o fim do exercício orçamentário do ano passado, foi preciso autorizar esse crédito extra. 

 

ENEM

As provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) serão realizadas neste domingo em vários Estados brasileiros. No Amazonas, por exemplo, o exame foi cancelado, em função da covid. Em Minas Gerais o Ministério Público Federal pediu que o Enem fosse adiado no Estado, porém a 16ª Vara Federal Cível de Minas Gerais negou o pedido. Com isso, as atividades estão mantidas para os próximos dois domingos, 17 e 24 de janeiro.

 

PRESTAÇÃO DE SERVIÇO

Em Uberaba as provas serão realizadas em vários locais e o JORNAL DE UBERABA divulgou ontem o horário dos ônibus que levarão os estudantes para seu local de exame. Uma importante prestação de serviço do JU para os estudantes.

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Bastidores
Sobre Bastidores
Uberaba - MG
Atualizado às 19h52 - Fonte: Climatempo
21°
Chuva fraca

Mín. 18° Máx. 28°

21° Sensação
11 km/h Vento
100% Umidade do ar
90% (14mm) Chance de chuva
Amanhã (07/03)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 17° Máx. 27°

Sol com muitas nuvens e chuva
Segunda (08/03)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 17° Máx. 29°

Sol, pancadas de chuva e trovoadas.
Ele1 - Criar site de notícias