Sexta, 26 de Fevereiro de 2021
(34) 99869-4433
Política Coluna

Nacional

Cláudio Humberto

17/01/2021 04h00
Por: Redação
CH Vendaval de besteirol
CH Vendaval de besteirol

Brasília, domingo, 17 de janeiro de 2021.

 

Cláudio Humberto

 

 

 

“Em nosso país nenhum compatriota pode morrer por falta de ar”

Presidente do Supremo Tribunal Federal, ministro Luiz Fux, sobre a falta de oxigênio no sistema de Saúde de Manaus (AM)

 

Dinheiro público em termelétrica é herança do PT

O investimento de R$3,9 bilhões do BNDES em uma termelétrica no RJ é consequência da “demonização das hidrelétricas” promovida durante os governos do PT, segundo relator do marco regulatório do setor, Lafayette Andrada (Rep-MG). Para o deputado, a burocracia criada nos últimos 15 anos e carga tributária aplicada se transformaram em impeditivo para as Pequenas Centrais Hidrelétricas (PCH), que além de gerar energia limpa e constante, seriam importantes para evitar o desabastecimento de água.

 

Menos mal

Para Andrada, ameniza a agressão o fato dessa térmica ser movida a gás natural em vez de diesel ou carvão, mas “hidrelétrica seria melhor”.

 

Opção melhor

Há três meses, o mesmo BNDES liberou R$1,1 bilhão para dois parques solares, na BA e MG, com geração de energia e empregos melhores.

 

Fontes renováveis

O deputado defende o investimento em parques solares e eólicos, mas em conjunto com hidrelétricas, que resolvem a questão da intermitência.

 

Sinergia de modelos

“Durante a noite ou dias de ventos fracos, a geração fica comprometida e é aí que entram as hidrelétricas, com fornecimento constante”, explicou.

 

‘Gula’ de Alcolumbre por cargos espanta o Planalto

A “gula” do presidente do Senado, Davi Alcolumbre, tem provocado constrangimentos no governo, a ponto de gerar a expectativa no Planalto de reação imprevisível do presidente Jair Bolsonaro. Além de exigir que o governo se empenhe na campanha de Rodrigo Pacheco (DEM-AP), seu candidato a presidente do Senado, Alcolumbre cobra sua própria nomeação para o ministério. E não pode ser qualquer cargo: ele impõe um ministério do tipo “operacional” com orçamento e muitos cargos.

 

Muita paciência

Bolsonaro adota o jogo da paciência, nas relações com Davi Alcolumbre, à espera do fim da sua presidência. Faltam menos de duas semanas.

 

Ele se acha

Alcolumbre se acha “grande aliado” na presidência do Senado, espécie de “garantidor da governabilidade” nos primeiros dois anos de Bolsonaro.

 

Lembrando Severino

O ministério “operacional” faz lembrar o pedido de “diretoria da Petrobras que fure poço” que Severino Cavalcanti impôs por apoio ao governo Lula.

 

Prendendo a respiração

A diretoria da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) se reúne neste domingo (17) para a decisão sobre o uso emergencial de duas vacinas contra o coronavírus: a CoronaVac e a AstraZeneca.

 

Conselho de obviedade

O Conselho Federal de Medicina divulgou nota oficial para anunciar que “os resultados divulgados apontam taxas de eficácia que tornam possível a redução do número de casos de covid-19”. Ou seja, melhor que nada.

 

Empregos a mais

O presidente Jair Bolsonaro diz que os novos dados do Cadastro Geral de Empregos e Desempregos (Caged) sobre 2020 vão mostrar que o ano da pandemia acabou com mais gente empregada que em 2019.

 

Não perca de vista

Após a principal enrolada na corrupção desvendada pela Lava Jato mudar de nome (Odebrecht virou “Novonor”), a OAS, que, segundo a Justiça, pagou propina a Lula em forma de tríplex, virou “Metha”.

 

Para enganar trouxa

O Facebook adiou de fevereiro para maio o início a nova “política de privacidade” do aplicativo de mensagens Whatsapp, após milhões de usuários o abandonarem. Mas, além do prazo, nada mudou.

 

Alô, Bolsonaro

Segundo o advogado previdenciário João Badari, a decisão do INSS de acabar com a perícia online vai tirar as pessoas de casa e aumentar o risco de contaminação por covid-19. E para piorar, a perícia online “estava funcionando muito bem”, disse. Elogio raro de se ouvir no INSS.

 

Contavac

O governo de São Paulo anunciou que já tem 6 milhões de doses da vacina Coronavac, aquela que tem eficácia de 50,38%, só 0,38% a mais que o mínimo. Garantia de eficácia de 3.022.800 dessas doses.

 

Outro recorde

A Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) comemorou o início da colheita no Brasil, e prevê que produção de soja atinja 133,7 milhões de toneladas na safra 20/21. Representa aumento de 3,4% na produção.

 

Pensando bem...

...Congresso, mesmo quando trabalha, rima com recesso.

 

PODER SEM PUDOR

Vendaval de besteirol

Assim como o então presidente Lula, que levava os assessores à loucura sempre que fazia seus “improvisos”, no Recife o então prefeito petista João Paulo era do tipo que só abria a boca quando tinha certeza. Em discurso inflamado, ele produziu esta pérola: “Não tenho medo e não abro nem para o suriname!...” Queria se referir a tsunami, o maremoto que Lula chamou de “vendaval”.

___

Com André Brito e Tiago Vasconcelos

                        www.diariodopoder.com.br

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Cláudio Humberto
Sobre Cláudio Humberto
Cláudio Humberto Rosa e Silva é um jornalista brasileiro, colunista e editor-chefe do Diário do Poder, responsável pela ascensão de Fernando Collor de Mello no cenário político nacional. Sua coluna é reproduzida em jornais de todo o Brasil.
-
Atualizado às 21h00 - Fonte: Climatempo
°

Mín. 18° Máx. 28°

° Sensação
km/h Vento
% Umidade do ar
67% (25mm) Chance de chuva
Amanhã (27/02)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 19° Máx. 28°

Sol com muitas nuvens e chuva
Domingo (28/02)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 18° Máx. 29°

Sol, pancadas de chuva e trovoadas.
Ele1 - Criar site de notícias