Sábado, 06 de Março de 2021
(34) 99869-4433
Cidade Cidade

Prefeitura alinha logística para vacinação contra a covid-19

Uberaba recebeu nesta segunda-feira seringas agulhadas, que estão na Central de Vacinação; hoje deve ser as doses de imunizantes

19/01/2021 04h00
Por: Redação
Foto: André Santos/PMU
Foto: André Santos/PMU

Desde o anúncio da aprovação da vacina do Instituto Butantan e da Universidade Oxford, no domingo (17), a Prefeitura de Uberaba vem alinhando a logística e o plano de vacinação da cidade, seguindo as diretrizes do Plano Nacional de Imunização do Ministério da Saúde.

Dentro da primeira etapa de vacinação estão os grupos prioritários, sendo: trabalhadores da saúde; pessoas idosas, residentes em instituições de Longa Permanência (institucionalizadas); pessoas a partir de 18 anos de idade com deficiência, moradores em Residências Inclusivas (institucionalizadas) e população indígena, vivendo em terras indígenas. A definição desse grupo prioritário ocorreu hoje (18), por meio de um Informe Técnico do Ministério da Saúde (MS).

Para maximizar o potencial de distribuição da vacina, a Prefeitura de Uberaba está criando uma rede de apoio, abrangendo os hospitais que constam no Plano de Contingência Municipal para covid-9, como Hospital Regional, Hospital de Clínicas da Universidade do Triângulo Mineiro (HC-UFTM), Mário Palmério Hospital Universitário e Hospital São Domingos, operadoras de Plano de Saúde e o laboratório Sabin. A ideia é utilizar essa rede de saúde, para garantir a chegada da vacina de forma mais ágil aos profissionais de saúde, bem como aos cidadãos institucionalizados.

Serão duas doses para completar o esquema vacinal (intervalo de duas a quatro semanas entre elas). O Informe Técnico do MS também destaca que “considerando o número de doses distribuídas às Unidades Federativas e a estimativa populacional dos profissionais da saúde, será necessária uma ordem de priorização desse estrato populacional”. Assim o MS recomenda, conforme disponibilidade de doses, “a priorização das equipes da vacinação, trabalhadores das instituições de Longa Permanência de Idosos e de Residências Inclusivas e trabalhadores dos serviços de saúde público e privado, tanto da urgência quanto da atenção básica envolvidos diretamente na atenção/referência para os casos suspeitos e confirmados de Covid-19”.

O documento destaca que todos os trabalhadores da saúde serão contemplados com a vacinação, conforme ocorrer a disponibilidade de doses do imunizante, que será feita de forma gradativa. Até o momento, o Ministério da Saúde adquiriu 6 milhões de doses de vacinas. Minas Gerais receberá 561.120 doses para distribuir aos 853 municípios.

 

 

 

 

Superintendência Regional de Saúde de Uberaba deve receber as vacinas nesta terça-feira, já que os imunizantes chegaram em Minas Gerais ontem, por volta das 18h30. A afirmação é do superintendente Maurício Ferreira, observa que neste primeiro momento serão enviadas entre 10 a 12 mil doses para a Regional Triângulo Sul, “sendo que cinco mil ficarão em Uberaba”. Sobre a informação do ministro Eduardo Pazuello de que a vacinação seria iniciada nesta segunda em todo o país, Ferreira disse que não tem nenhuma gestão sobre esta fase.

“Em relação à SRS tem as falas de modo extra oficial que o governador e sua equipe da saúde estaria viabilizando o transporte por avião para agilizar e chegar mais rápido nas cidades mais longes, como é o caso da nossa região Triângulo Sul, que está a mais de 800 km da capital mineira, como Carneirinho, por exemplo. O governador Romeu Zema disponibilizou 16 aeronaves, sendo nove helicópteros e sete aviões, que realizam operações nas áreas da Saúde, Segurança Pública e Defesa Civil, preservação ambiental. Estamos com esperança de que a informação se concretize e as vacinas cheguem para fazermos uma força tarefa para distribuir na região, afirma o superintendente.

Maurício Ferreira destaca, ainda, que é importante que as pessoas entendam que a logística de distribuição já existe há muito tempo, “porque o Ministério da Saúde, Estado e municípios já trabalham há muito tempo nesta questão nos programas rotineiros, como H1N1 e sarampo. Nós temos uma rotina estabelecida e vamos utilizar este mesmo formato, entretanto, como é um caso de emergência, pretendemos colocar mais velocidade”, revela.

Sobre o planejamento dos 27 municípios ligados à Regional Triângulo Sul, afirma que ainda não recebeu os planejamentos dos municípios, “mas já existe a rotina e vamos fazer algum suporte para alguns municípios que podem ter perdidos profissionais capacitados pela troca de gestor. Basta recorrer que a SRS que faremos as instruções necessárias”.

Por outro lado a SRS já recebeu as seringas agulhadas e está distribuindo para os municípios. Nesta segunda (18) Uberaba recebeu 111.750 unidades de seringas agulhadas. “Esperamos que com essa primeira remessa de seringas agulhadas e recebendo as doses da vacina começaremos um bom enfrentamento à covid-19. É importante a população compreender que, neste primeiro momento, a vacina não é para todo mundo, mas principalmente para os idosos, aqueles que vivem em instituições de longa permanência, aqueles que estão confinados de alguma forma, os profissionais da saúde que estão diretamente ligados ao enfrentamento da covid”, observa o superintendente.

Ferreira reforça que, mesmo com a vacinação, a população deve manter os cuidados de higiene e mesmo sendo vacinada, continuar com o distanciamento social, usando álcool gel nas mãos. “Todos os cuidados são importantes porque a imunização leva alguns dias, talvez até duas semanas para começar a aparecer algum tipo de resposta orgânica à vacina”.

Ferreira finaliza afirmando que é importante o entendimento de que cada município é responsável pela logística interna. “O Estado distribui aqui em Uberaba para a nossa macrorregião. O município é responsável pela busca, retirada e pela conservação no seu local de manutenção”, finalizou.

 

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Uberaba - MG
Atualizado às 19h52 - Fonte: Climatempo
21°
Chuva fraca

Mín. 18° Máx. 28°

21° Sensação
11 km/h Vento
100% Umidade do ar
90% (14mm) Chance de chuva
Amanhã (07/03)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 17° Máx. 27°

Sol com muitas nuvens e chuva
Segunda (08/03)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 17° Máx. 29°

Sol, pancadas de chuva e trovoadas.
Ele1 - Criar site de notícias