Quinta, 25 de Fevereiro de 2021
(34) 99869-4433
Cidade Cidade

Uberaba inicia a vacinação contra a covid-19 nesta quarta

Avião trazendo as 13.688 doses da vacina contra a covid-19, que serão aplicadas neste primeiro momento nos municípios da Regional Triângulo Sul, chegou em Uberaba por volta das 13h30

20/01/2021 04h00
Por: Redação

A Superintendência Regional de Saúde de Uberaba, que cobre 27 municípios da região, recebeu parte das vacinas contra a covid-19 no início da tarde desta terça-feira (19), por volta das 13h30. Os imunizantes foram conduzidos sob escolta da Polícia Militar, Corpo de Bombeiros e Guarda Municipal até o almoxarifado da SRS, na av. da Saudade, local em que as vacinas permanecerão armazenadas até o início da distribuição e vacinação nesta quarta-feira.

A Regional Triângulo Sul recebeu 13.680 doses da vacina, que serão distribuídas aos municípios para vacinação, conforme a tabela. Para Uberaba serão 9.202. Neste primeiro momento serão vacinados os profissionais de saúde que estão na linha de frente nos hospitais, resgate e pessoas institucionalizadas em asilos. Durante esta semana estas pessoas receberão a primeira dose e posteriormente a segunda. Ou seja, nesta semana serão imunizadas 4.601 pessoas em Uberaba e 6.844 ao todo na Regional.

A primeira a ser vacinada em Uberaba, de forma simbólica, será a técnica de enfermagem Norma Dias, de 54 anos, que está na linha de frente e foi uma das primeiras profissionais a realizar testes para detectar a doença no município, em asilos e instituições de longa permanência, sendo a porta-voz de centenas de casos positivos a partir desses testes. Ela será vacinada nesta manhã, no anfiteatro do hospital Regional.

De acordo com o cronograma, nesta quarta as vacinas serão aplicadas nos profissionais do Regional, Samu, Corpo de Bombeiros (Resgate) e na Ubervidas - Unidade Eurico Vilela. Na quinta serão imunizados os profissionais dos hospitais Mário Palmério e São Domingos e na sexta-feira, os das UPAs São Benedito e Mirante e dos hospitais de Clínicas da UFTM e da Criança. Também serão vacinados pessoas institucionalizadas e a previsão é escolher dois ou três asilos para fazer a cobertura total nestes locais.

Seguindo o Plano Nacional de Imunização, serão vacinados neste primeiro momento os trabalhadores da saúde, entre equipes de vacinação, equipes de instituições de longa permanência e os envolvidos diretamente na atenção/referência para os casos suspeitos e confirmados de covid-19. Na sequência, serão vacinadas pessoas idosas residentes em instituições de longa permanência, seguida de pessoas com mais de 18 anos com deficiência, residentes em residências inclusivas. Por fim, a população indígena vivendo em terras indígenas.

Segundo o superintendente de Saúde de Uberaba, Maurício Ferreira, ainda não existe previsão de quando chegaram mais doses das vacinas para continuar a campanha.

Já a Secretária de Saúde informa que no segundo momento as pessoas terão de fazer um cadastro, que está sendo elaborado pela Codiub. Também lembra que a secretaria irá orientar as pessoas, divulgar o cronograma, fazer busca ativa das pessoas e que foi sinalizado que as próximas doses poderão chegar no município em cerca de 15 dias.

 

Minas – O Governo de Minas Gerais iniciou na segunda-feira (18) o que ele considera a maior operação de vacinação de sua história. A primeira imunizada no Estado contra a covid-19 foi a técnica de Enfermagem Maria Bom Sucesso Pereira, de 57 anos, que há mais de uma década atua no Centro de Tratamento Intensivo (CTI) do Hospital Eduardo de Menezes, na capital mineira. A instituição estadual é referência no tratamento da doença em Belo Horizonte e Minas.

Além dela, outros quatro integrantes do grupo prioritário definido pelo Ministério da Saúde e que atuam na linha de frente de combate à doença no Estado também foram vacinados em ato simbólico com a presença do governador Romeu Zema. A cerimônia foi realizada logo após a chegada do primeiro lote de imunizantes ao Aeroporto Internacional de Belo Horizonte, em Confins, na noite de segunda-feira.

O Governo de Minas concluiu ontem, às 16h, a entrega de 100% do primeiro lote de vacinas contra a covid-19 às 28 Regionais de Saúde do Estado, em uma megaoperação, coordenada pelas Forças de Segurança Pública. Minas recebeu De um total de 577.480 doses de vacinas,

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
-
Atualizado às 21h00 - Fonte: Climatempo
°

Mín. 19° Máx. 32°

° Sensação
km/h Vento
% Umidade do ar
80% (18mm) Chance de chuva
Amanhã (26/02)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 19° Máx. 29°

Sol, pancadas de chuva e trovoadas.
Sábado (27/02)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 19° Máx. 28°

Sol com muitas nuvens e chuva
Ele1 - Criar site de notícias