Sexta, 26 de Fevereiro de 2021
(34) 99869-4433
Geral Artigo

AS LIVRARIAS DE UBERABA

Guido Bilharinho

20/01/2021 04h00
Por: Redação

Em 1894 foi fundada por Leschaud & Cia a provavelmente primeira livraria de Uberaba, a Universal, no número 02 da rua do Comércio (atual Artur Machado), para comercialização de livros de literatura, medicina, direito, religião, maçônicos e espíritas, além de livros escolares, papel em resma e até sementes, brinquedos para crianças, violões, flautas, baralhos. “Enfim tudo o que se pode desejar, pelos preços das praças do Rio de Janeiro e São Paulo”, conforme anúncio (publicidade) de 1902.

*

         Em 1901 instalou-se na cidade a dinâmica livraria Século XX – Editora, de Arédio de Sousa, que, como editora, entre inúmeras obras publicadas, deu continuidade à publicação do “Almanaque Uberabense”, sob a direção de Diocleciano Vieira e Arédio de Sousa. Como livraria, com loja no número 02 da praça da Matriz (atual Rui Barbosa), teve diversificada e atualizada oferta de livros.

*

         Além do Século XX, salientaram-se nas primeiras décadas do século, entre possíveis outras, as livrarias Universal (vinda do século anterior), Popular (rua Artur Machado) e Guimarães (rua Artur Machado, 5-A).

         Na década de 1930 em diante destacaram-se, entre também e quase certamente possíveis outras, as livrarias São Bento (rua Vigário Silva, 26), São Domingos (rua Artur Machado, 75) e Católica (rua Segismundo Mendes, esquina com rua Lauro Borges).

*

         Nos anos de 1950, pontificaram na venda de livros e de material escolar as livrarias anteriormente existentes, São Bento e Católica, acrescidas das livrarias Jardim (rua Vigário Silva, ao lado da redação do “Lavoura e Comércio”), ABC (nessa mesma rua, antes da referida redação) e A Escolar (na av. Leopoldino de Oliveira, no começo do quarteirão entre a Artur Machado e a Segismundo Mendes).

*

         Na década de 1960, além do prosseguimento das atividades de todas das livrarias oriundas da década anterior, foram fundadas as dinâmicas e atualizadas Casa do Livro (rua Artur Machado, ao lado da sede do Banco do Triângulo), pertencente a Zito Sabino, e Ponto de Encontro, de Deusedino Martins, na av. Leopoldino de Oliveira, em loja ao lado do então Cine Uberaba Palace, hoje templo da Igreja Universal.

*

         Nos anos de 1970 provavelmente e ou início de 1980, encerraram atividades as livrarias São Bento e Jardim, prosseguindo-se as demais com o acréscimo da livraria Zero, na av. Leopoldino de Oliveira, em loja do edifício Rio Branco, que durou pouco tempo.

*

         Na década de 1980 surge a livraria Alternativa, de Taís Helena Silos Colus, que a partir de então preponderou na cidade na divulgação e comercialização de livros até seu fechamento em 2015.

*

         Nos anos de 1990, além da continuidade das livrarias A Escolar, Católica e Alternativa e provavelmente ABC, foram fundadas as livrarias Chapadão, pela ex-vereadora Lélia Inês Teixeira, em loja do edifício do mesmo ano, de curta duração, e Nobel, Papel Cartaz e Lemos e Cruz, as duas últimas e mais a Católica em plena atividade em 2020, está na rua Segismundo Mendes, quarteirão entre a av. Leopoldino de Oliveira e Vigário Silva. A Papel Cartaz em lojas na rua Tristão de Castro e no shopping Uberaba e a Lemos e Cruz, anteriormente na rua Segismundo Mendes próxima à igreja São Domingos, mas, desde a inauguração do novo Fórum Estadual em 22 de janeiro de 2016, em esplêndidas, amplas e funcionais instalações na av. Maranhão.

 

 

_______________

Guido Bilharinho é advogado em Uberaba e autor de livros de literatura, cinema, fotografia, estudos brasileiros, História do Brasil e regional editados em papel e, desde setembro/2017, um livro por mês no blog https://guidobilharinho.blogspot.com.br/

 

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Reflexões
Sobre Reflexões
Artigos diários
-
Atualizado às 21h00 - Fonte: Climatempo
°

Mín. 18° Máx. 28°

° Sensação
km/h Vento
% Umidade do ar
67% (25mm) Chance de chuva
Amanhã (27/02)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 19° Máx. 28°

Sol com muitas nuvens e chuva
Domingo (28/02)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 18° Máx. 29°

Sol, pancadas de chuva e trovoadas.
Ele1 - Criar site de notícias