Sábado, 06 de Março de 2021
(34) 99869-4433
Cidade Cidade

Uberaba recebe 18 pacientes com covid de Manaus e vira notícias por todo o país

Uma verdadeira força-tarefa foi realizada para receber os 18 manauaras com covid, que serão tratados em Uberaba

26/01/2021 04h00
Por: Redação
covid
covid

Dezoito pacientes de Manaus infectados pela covid-19 chegaram no aeroporto de Uberaba por volta das 19h30 e foram recebidos por uma força tarefa composta por equipes da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), Superintendência Regional de Saúde (SRS), Corpo de Bombeiros (CB), Defesa Civil (DC), Polícia Militar (PM), Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), Ubervidas e Infraero. Todos foram rapidamente transferidos para o Hospital Regional José Alencar, e cada veículo que saia do aeroporto para leva-los ao HR eram recebidos por palmas pela população, que se mostrou emocionada e sem preocupação com o risco que poderiam estar expostas.

Quando chegaram, segundo a Secretaria Municipal de Saúde, todos os pacientes estavam estáveis.

Logo após a transferência dos 18 manauaras da aeronave para o HR, que durou cerca de uma hora, a Companhia Operacional de Desenvolvimento, Saneamento e Ações Urbanas (Codau) mobilizou suas equipes para desinfetar a pista de pouso nos espaços específicos da remoção dos pacientes, área da imprensa e de autoridades.  Também, um caminhão-pipa carregado com 15 mil litros de solução sanitizante despejou o líquido no aeroporto quando a transferência terminou. Outra frente foi montada com agentes da empresa terceirizada de limpeza urbana (Lara Central de Tratamento de Resíduos,) que utilizaram borrifadores costais, contendo o produto, para fazer também a desinfecção mais detalhada dos espaços por onde a tripulação da aeronave e equipe médica de Manaus circularam. Também foi feita a desinfecção das ruas no entorno do Hospital Regional, para onde os pacientes foram transferidos.

 

Pacientes – Segundo a Prefeitura de Uberaba, todos os 18 pacientes foram submetidos a coleta de material para exame de sequenciamento genético para definir qual a cepa do vírus. O material seguiu para o laboratório da Fundação Ezequiel Dias (Funed), em Belo Horizonte.

Segundo o diretor técnico do HR, Diego Amad, dos 18 pacientes, oito estão com perfil de UTI, ou seja, se encontram em estado de alerta, visto as condições clínicas e o avanço da doença. “Alguns chegaram com raio x na mão, mas o exame correto é a tomografia, por isso, todos foram submetidos a este exame. Medicamentos mais adequados ao tratamento também foram inseridos. Durante a noite, observamos que oito pacientes estão em condições clínicas mais preocupantes. Temos que aguardar a evolução do quadro, que pode mudar a qualquer momento. Pelo número de pacientes, que aumentou de 12 para 18, separamos duas alas exclusivas para que não haja nenhum contato com outros pacientes covid, até que tenhamos em mãos o resultado do exame que está em andamento no Estado”, destacou.

Dos 18 pacientes, 11 são homens e sete são mulheres. A faixa etária varia de 30 a 70 anos.

 

Familiares - A Assistência Social do HR já se mobilizou, junto com a equipe de enfermagem, no sentido de garantir informações aos familiares. Uma estratégia está sendo montada para que isso ocorra da melhor forma possível, seja por ligação ou videochamada.

A reportagem do JORNAL DE UBERABA questionou a Secretaria Municipal de Saúde sobre a recuperação dos pacientes e sua futura volta a Manaus. Segundo a prefeitura, ainda não foi definida e repassada pelo Governo Federal. Quanto aos custos, a secretaria diz que “Todo custo operacional desta ação humanitária é por conta do Governo Federal, no que tange a logística, bem como o atendimento via SUS”.

A reportagem também questionou se o Estado acenou para “finalmente” ajudar no custeio do HR, coisa que foi acordado – e nunca cumprido – desde a inauguração no governo Anderson Adauto e posteriormente no governo Paulo Piau, a secretária afirmou que “a prefeita Elisa Araújo e a secretária de Governo Indiara Ferreira viajaram para Belo Horizonte para cumprir agenda. Entre as demandas, está essa do Hospital Regional”, diz. Não susta lembrar que o ex-secretário municipal de Saúde, Iraci Neto, ia constantemente na Secretaria de Estado cobrando a verba para o custeio do Regional e, apesar das promessas, isso nunca aconteceu. Entretanto o hospital foi o primeiro a ser lembrado na hora de enviar o pacientes.

 

Vacinas – Já foram aplicadas a 1ª dose da vacina em 1.668 pessoas em Uberaba. Ontem foram aplicadas 206 doses, com o início da vacinação no Asilo Lição de Vida, onde, ao todo, foram imunizadas 59 pessoas e, no Asilo Santo Antônio, que atendeu 48 pessoas. Além dos asilos, também teve início a vacinação da equipe da Atenção Básica da Prefeitura.

Nesta terça-feira (26), a programação segue no Asilo São Vicente de Paulo, com aplicação em 50 idosos, que terá início às 8h. Já no período da tarde, com início às 13h, serão vacinados 27 asilados do Lar de Idosos Dra. Inês Maria de Jesus. Lembrando que a imunização nos asilos tem acontecido em parceria com o laboratório da AMO.

Vale lembrar que Minas Gerais recebeu, nesta segunda-feira (25), 87.600 doses de vacinas da CoronaVac, da fabricante Sinovac, desenvolvida em parceria com o Instituto Butantan. A estimativa é a de sejam suficientes para imunizar cerca de 43.800 pessoas.

Estado recebeu ainda, no domingo (24/1), as 190.500 doses da vacina Covishield, desenvolvida pelo laboratório AstraZeneca/Universidade de Oxford em parceria com a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz). As vacinas serão enviadas às 28 Unidades Regionais de Saúde, como das vacinas anterior. 

Das 190,5 mil doses da vacina AstraZeneca que chegaram Minas Gerais nesse domingo (24), a previsão é que Uberaba receba cerca de 3 mil doses até a próxima quarta-feira (27), ou seja mais cerca de 1,5 mil pessoas do grupo prioritário (profissionais de saúde e idosos das ILPIs) serão vacinadas, Segundo expectativa é do superintendente Regional de Saúde, Mauricio Ferreira. “Com relação às doses da Índia para Minas, se for mantida a mesma regra da primeira remessa, teremos 1/3 do quantitativo anterior, ou seja, para macrorregião da SRS (27 municípios) estimamos 4,7 mil doses e para Uberaba estimamos 3 mil. O público alvo: profissionais da linha de frente e idosos”, observa.

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Uberaba - MG
Atualizado às 20h12 - Fonte: Climatempo
21°
Chuva fraca

Mín. 18° Máx. 28°

21° Sensação
11 km/h Vento
100% Umidade do ar
90% (14mm) Chance de chuva
Amanhã (07/03)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 17° Máx. 27°

Sol com muitas nuvens e chuva
Segunda (08/03)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 17° Máx. 29°

Sol, pancadas de chuva e trovoadas.
Ele1 - Criar site de notícias