Sábado, 06 de Março de 2021
(34) 99869-4433
Entretenimento coluna

Coluna social

Olésia Borges

26/01/2021 04h00 Atualizada há 1 mês
Por: Redação
Esther ottra
Esther ottra

Olesia 26  de janeiro

 

Uberaba solidária...

...O fim de semana foi marcado pela discussão pelos  uberabenses,   da  decisão do poder Público cavou Municipal  em  acatar o pedido dos governos  estadual e federal para  internação no Hospital Regional da cidade, de  pacientes com a  Covid-19, transferidos de Manaus para Uberaba, em razão da  falta de vagas nos hospitais da capital amazonense. A decisão favorável, anunciada pela prefeita Elisa Araújo, na  noite de sexta-feira, depois de exaustiva e  polemica reunião, contou com  representantes dos poderes  executivos, legislativo e judiciário da cidade, além de  profissionais da área de saúde. O sim de Uberaba, cidade,  que  nunca se omitiu  na ajuda dos mais necessitados, foi aplaudido pelas pessoas solidárias e  repercutiu nacionalmente. Uberaba é a primeira cidade de Minas Gerais a receber pacientes com Covid-19 vindos de outros Estado. Felizmente os argumentos contrários foram superados pela decisão humanitária, pautada no amor e na solidariedade, sentimentos que nortearam o Poder Público Municipal e  a maioria  dos uberabenses  naquele  momento tão difícil. Na noite de domingo quando o avião da Força Aérea Brasileira pousou no aeroporto Mario de Almeida Franco, trazendo para Uberaba os 18 pacientes de Manaus,  emoção, lágrimas e aplausos  uniram os   uberabenses , empenhados em  ajudar nossos irmãos amazonenses .

Falando em Emoção ...

... Um dos depoimentos  mais emocionantes,  compartilhados com esta colunista partiu da  médica Esther Luisa Hercos Fatureto. Do  alto da sacada do prédio onde mora, Esther Luisa visualizou  as manobras do avião da FAB, trazendo os pacientes de Manaus, no exato  momento da sua  aterrissagem no aeroporto de Uberaba.  Segundo a solidária e mística Esther Luisa  em  depoimento emocionado e recortado por soluço e lágrimas, ela  assim se expressou :  “Percebi  um facho de  luz  acompanhando as luzes da aeronave,  no momento do seu pouso em nossa cidade”. Para Esther Luísa algo inexplicável e sobrenatural, para esta colunista  um  sinal   Divino de amor e gratidão   pelo gesto  solidário de Uberaba e da prefeita Elisa Araújo. Afinal, salvar vidas é o que importa...

 

Em São Paulo...

...O Sesc 24 de Maio recebe até o dia 27 de junho  a exposição Infinito Vão: 90 Anos de Arquitetura Brasileira. A exposição conta com curadoria de Fernando Serapião e Guilherme Wisnik , com o objetivo de mostra ao público um recorte da história da arquitetura nacional. Obras e projetos arquitetônicos de 96 figuras emblemáticas do setor, como  Lina Bo Bardi, Lucio Costa, Oscar Niemeyer, Vilanova Artigas e Paulo Mendes da Rocha integram  aquela  exposição em  São Paulo, nesta retomada gradual de     visitação gratuita e presencial do  público, que deverá ser feita  somente  através de  agendamento prévio, online.

 

No Sesc Pinheiros ...

....Obras de arte históricas e contemporâneas, em sua maioria nacionais, que refletem sobre o lugar do bordado, na arte dos séculos XX e XXI compõem a exposição inédita Transbordar: Transgressões do Bordado na Arte, em cartaz no Sesc Pinheiros, até o dia 8 de maio. Com curadoria de Ana Paula Cavalcanti Simioni, a mostra reúne 39 artistas de diferentes gerações e pesquisas. A mostra conta com  nomes como: Ana Bella Geiger, Bispo do Rosário, Karen Dolorez, Nazareno Rodrigues, Nazareth Pacheco, Rosana Paulino, Teresa Margolles e Zuzu Angel. Em comum, as obras apresentam subversões dos sentidos tradicionalmente atribuídos a essa prática, traduzidas através da obras sensíveis, delicadas e "femininas".

 

Protocolos de segurança...

... Para a participação presencial do público nas exposições  das unidades do SESC em São Paulo, foram estabelecidos protocolos de acordo com as recomendações de segurança do governo estadual e da prefeitura municipal Paulistana. Para  evitar o risco de contágio e propagação do novo coronavírus, foram adotados rígidos processos de higienização dos ambientes, suportes com álcool em gel nas entradas e saídas dos espaços, além da  utilização de máscara  durante toda a visita,  medição de temperatura  na entrada das unidades, etc. A capacidade de atendimento nas  exposições,   foi reduzida para até 5 pessoas para cada 100 m², com uma distância mínima de 2 metros entre os visitantes e sinalizações com orientações de segurança distribuídas pelo local. A entrada nas unidades será permitida apenas após confirmação do agendamento feito no portal do Sesc São Paulo e Sesc Pinheiros e  não será permitida a entrada de acompanhantes sem agendamento. Seguindo os protocolos das autoridades sanitárias, os fraldários das unidades seguem fechados  e, portanto, indisponíveis para uso dos visitantes.

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Olésia Borges
Sobre Olésia Borges
Economista pela FCETM e Professora, com pós graduação em Teoria Econômica pela PUC_MG, trabalhou na extinta MinasCaixa, passando pela área gerencial na agência e na Regional da autarquia. Colunista do Jornal de Uberaba há quase 25 anos
Uberaba - MG
Atualizado às 19h52 - Fonte: Climatempo
21°
Chuva fraca

Mín. 18° Máx. 28°

21° Sensação
11 km/h Vento
100% Umidade do ar
90% (14mm) Chance de chuva
Amanhã (07/03)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 17° Máx. 27°

Sol com muitas nuvens e chuva
Segunda (08/03)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 17° Máx. 29°

Sol, pancadas de chuva e trovoadas.
Ele1 - Criar site de notícias