Olesia 26 de janeiro
Uberaba solidária...
...O fim de semana foi marcado pela discussão pelos uberabenses, da decisão do poder Público cavou Municipal em acatar o pedido dos governos estadual e federal para internação no Hospital Regional da cidade, de pacientes com a Covid-19, transferidos de Manaus para Uberaba, em razão da falta de vagas nos hospitais da capital amazonense. A decisão favorável, anunciada pela prefeita Elisa Araújo, na noite de sexta-feira, depois de exaustiva e polemica reunião, contou com representantes dos poderes executivos, legislativo e judiciário da cidade, além de profissionais da área de saúde. O sim de Uberaba, cidade, que nunca se omitiu na ajuda dos mais necessitados, foi aplaudido pelas pessoas solidárias e repercutiu nacionalmente. Uberaba é a primeira cidade de Minas Gerais a receber pacientes com Covid-19 vindos de outros Estado. Felizmente os argumentos contrários foram superados pela decisão humanitária, pautada no amor e na solidariedade, sentimentos que nortearam o Poder Público Municipal e a maioria dos uberabenses naquele momento tão difícil. Na noite de domingo quando o avião da Força Aérea Brasileira pousou no aeroporto Mario de Almeida Franco, trazendo para Uberaba os 18 pacientes de Manaus, emoção, lágrimas e aplausos uniram os uberabenses , empenhados em ajudar nossos irmãos amazonenses .
Falando em Emoção ...
... Um dos depoimentos mais emocionantes, compartilhados com esta colunista partiu da médica Esther Luisa Hercos Fatureto. Do alto da sacada do prédio onde mora, Esther Luisa visualizou as manobras do avião da FAB, trazendo os pacientes de Manaus, no exato momento da sua aterrissagem no aeroporto de Uberaba. Segundo a solidária e mística Esther Luisa em depoimento emocionado e recortado por soluço e lágrimas, ela assim se expressou : “Percebi um facho de luz acompanhando as luzes da aeronave, no momento do seu pouso em nossa cidade”. Para Esther Luísa algo inexplicável e sobrenatural, para esta colunista um sinal Divino de amor e gratidão pelo gesto solidário de Uberaba e da prefeita Elisa Araújo. Afinal, salvar vidas é o que importa...
Em São Paulo...
...O Sesc 24 de Maio recebe até o dia 27 de junho a exposição Infinito Vão: 90 Anos de Arquitetura Brasileira. A exposição conta com curadoria de Fernando Serapião e Guilherme Wisnik , com o objetivo de mostra ao público um recorte da história da arquitetura nacional. Obras e projetos arquitetônicos de 96 figuras emblemáticas do setor, como Lina Bo Bardi, Lucio Costa, Oscar Niemeyer, Vilanova Artigas e Paulo Mendes da Rocha integram aquela exposição em São Paulo, nesta retomada gradual de visitação gratuita e presencial do público, que deverá ser feita somente através de agendamento prévio, online.
No Sesc Pinheiros ...
....Obras de arte históricas e contemporâneas, em sua maioria nacionais, que refletem sobre o lugar do bordado, na arte dos séculos XX e XXI compõem a exposição inédita Transbordar: Transgressões do Bordado na Arte, em cartaz no Sesc Pinheiros, até o dia 8 de maio. Com curadoria de Ana Paula Cavalcanti Simioni, a mostra reúne 39 artistas de diferentes gerações e pesquisas. A mostra conta com nomes como: Ana Bella Geiger, Bispo do Rosário, Karen Dolorez, Nazareno Rodrigues, Nazareth Pacheco, Rosana Paulino, Teresa Margolles e Zuzu Angel. Em comum, as obras apresentam subversões dos sentidos tradicionalmente atribuídos a essa prática, traduzidas através da obras sensíveis, delicadas e "femininas".
Protocolos de segurança...
... Para a participação presencial do público nas exposições das unidades do SESC em São Paulo, foram estabelecidos protocolos de acordo com as recomendações de segurança do governo estadual e da prefeitura municipal Paulistana. Para evitar o risco de contágio e propagação do novo coronavírus, foram adotados rígidos processos de higienização dos ambientes, suportes com álcool em gel nas entradas e saídas dos espaços, além da utilização de máscara durante toda a visita, medição de temperatura na entrada das unidades, etc. A capacidade de atendimento nas exposições, foi reduzida para até 5 pessoas para cada 100 m², com uma distância mínima de 2 metros entre os visitantes e sinalizações com orientações de segurança distribuídas pelo local. A entrada nas unidades será permitida apenas após confirmação do agendamento feito no portal do Sesc São Paulo e Sesc Pinheiros e não será permitida a entrada de acompanhantes sem agendamento. Seguindo os protocolos das autoridades sanitárias, os fraldários das unidades seguem fechados e, portanto, indisponíveis para uso dos visitantes.
Mín. 18° Máx. 28°
Mín. 17° Máx. 27°
Sol com muitas nuvens e chuvaMín. 17° Máx. 29°
Sol, pancadas de chuva e trovoadas.