Oito pacientes dos 18 que chegaram em Uberaba na noite de domingo apresentaram piora em seus quadros clínicos. A informação é da direção do Hospital Regional. “Na manhã desta terça-feira (26), dos 18 pacientes manauaras internados, desde domingo, em Uberaba, oito evoluíram clinicamente de forma negativa e se encontram na Unidade de Terapia Intensiva (UTI)”, diz comunicado da prefeitura. Na segunda-feira (25), o diretor técnico do HR, Diego Amad, já havia informado que eles estavam com perfil para UTI, visto o avanço da doença e a piora do quadro. Informou, ainda, que o pacientes chegaram com raio-x nas mãos, mas que o exame ideal seria uma tomografia, o que foi realizado na segunda.
O diretor afirma que alguns pacientes estão com mais de 90% do pulmão comprometido devido à doença. Dois dos pacientes foram intubados ontem, sendo um homem e uma mulher, de 44 e 48 anos, respectivamente. Os outros seis que estão na UTI se encontram com quadro clínico estável. Em relação aos outros 10, alguns já se encontram com respiração ambiente e saturação acima de 93%, o que dá uma boa perspectiva. Todos os 10 estão estáveis.
Familiares – A Assistência Social do HR está mantendo contato e passando informações com familiares de 14 pacientes. Entretanto, têm dificuldades de encontrar a família de outros quatro pacientes. “Os pacientes não lembram o número e o que está registrado na ficha não atende ou aparece como número desconhecido. Estamos trabalhando junto com a Assistência Social de lá para encontrar a família que deverá informar o número correto e a pessoa que será a responsável por receber as informações”, explicou o diretor administrativo do HR, Frederico Guglielmi Ramos.
Ele também alerta que, conforme protocolo, apenas uma pessoa da família é cadastrada para receber informações, visto a segurança do paciente e da própria família. “Caso alguma família desses pacientes não tenha recebido informações, peço que procure a Assistência Social de Manaus, pois os dados de contato foram informados errados e precisam ser atualizados o mais rápido possível”, finalizou. As famílias dos pacientes intubados foram avisadas sobre a situação.
Transferência – Ontem, o ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, disse que o governo federal espera transferir do Amazonas para outros estados cerca de 1,5 mil pacientes infectados pelo novo coronavírus, além dos 277 já transferidos, dentre eles os 18 que vieram para Uberaba no fomingo.
“Nosso objetivo é chegar a algo em torno de 1,5 mil pessoas removidas”, afirmou Pazuello ao participar, em Manaus, da cerimônia de reabertura do Hospital Nilton Lins para atendimento a pessoas em tratamento de covid-19. Isso é para que possamos equilibrar a demanda e a oferta por leitos em Manaus”, afirmou o ministro. Ele disse que perto de 300 pessoas já foram transportadas em aviões da Força Aérea Brasileira (FAB).
Vale lembrar que além do Amazonas, Rondônia também está transferindo pacientes “para outros estados a fim de aliviar a rede de saúde, lotada em função do aumento do número de pessoas infectadas pelo novo coronavírus”. A princípio Rondônia pretende remover 50 pacientes.
Mín. 18° Máx. 28°
Mín. 19° Máx. 28°
Sol com muitas nuvens e chuvaMín. 18° Máx. 29°
Sol, pancadas de chuva e trovoadas.