A distribuição das vacinas recebidas nos últimos dias em Minas Gerais começará nesta quinta-feira (28) para as 28 Unidades Regionais de Saúde (URS) de Minas Gerais, segundo informações da Secretaria de Estado da Saúde nesta terça-feira (26).
Segundo o Governo do Estado, a logística segue o fluxo já existente, em que as doses que chegam do aeroporto são enviadas à Rede de Frio do Estado, de onde são encaminhadas, por via terrestre ou aérea (quando necessário) para as URS, escoltadas pelas Forças de Segurança do Estado de Minas Gerais.
De acordo com o superintendente Regional de Saúde de Uberaba, que cobre 27 municípios da região Triângulo Sul, Maurício Ferreira, até o início a tarde de ontem ainda não havia recebido nenhuma informação sobre datas de distribuição as regionais. Nem tampouco sobre quantidades.
Fazendo especulações, o superintendente avalia que “proporcionalmente ao que recebemos para a macrorregião na primeira remessa das 560 mil doses aproximadamente que o estado recebeu, em números arredondados, a nossa macro teve um envio de 14 mil doses, sendo que 9 mil ficaram em Uberaba. A manter o mesmo percentual, estimo algo em torno de 5 mil doses para a macro e 3 mil doses para Uberaba. Isso considerando as 190 mil doses da Astra Zeneca”, observa, avaliando que a SRS deve receber as doses na sexta (29) e o início da distribuição da remessa na segunda.
Minas Gerais recebeu nesta segunda 87.600 doses de vacinas da CoronaVac, da fabricante Sinovac, desenvolvida em parceria com o Instituto Butantan, que será suficiente para imunizar cerca de 43.800 pessoas. No domingo (24) o estado já havia recebido 190.500 doses da vacina Covishield, desenvolvida pelo laboratório AstraZeneca/Universidade de Oxford em parceria com a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz).
Mín. 18° Máx. 28°
Mín. 19° Máx. 28°
Sol com muitas nuvens e chuvaMín. 18° Máx. 29°
Sol, pancadas de chuva e trovoadas.