Terça, 02 de Março de 2021
(34) 99869-4433
Saúde Política

China denuncia ex-prefeitos ao MP e faz requerimentos à prefeita

Vereador Paulo César Soares, o China, protocolou ontem, no Ministério Público de Minas Gerais, representação formal contra os ex-prefeitos de Uberaba desde 2004, Anderson Adauto e Paulo Piau, por não terem pago aos agentes comunitárias de Saúde, seus direitos, como insalubridade, bonificação do Ministério da Saúde e correção salarial.

28/01/2021 04h00
Por: Redação

Vereador Paulo César Soares, o China, protocolou ontem, no Ministério Público de Minas Gerais, representação formal contra os ex-prefeitos de Uberaba desde 2004, Anderson Adauto e Paulo Piau, por não terem pago aos agentes comunitárias de Saúde, seus direitos, como insalubridade, bonificação do Ministério da Saúde e correção salarial.

China já havia encaminhado requerimento a prefeita Elisa Araújo para que fossem retomados estes pagamentos, de direito dos agentes de Saúde. “Protocolamos a representação na Promotoria de Justiça, e além destes três pedidos, pedimos ao promotor de Justiça que investigue porque os profissionais não possuem equipamentos individuais de proteção, os EPIs, e também o pagamento de periculosidade. Os agentes devem ter direito, não só a insalubridade, mas a periculosidade também”, ressaltou.

O vereador espera que a Promotoria de Justiça investiga e tome as providências necessárias. “Estes profissionais fazem um grande trabalho em Uberaba e merecem tudo que têm direito”, destacou. 

No requerimento à prefeita, China solicita que ela pague, já em a partir de janeiro de 2021, aplique o índice de correção dos salários dos agentes comunitários de Saúde, conforme dotação orçamentária prevista no ano de 2018, ocasião em que restou convencionado que o aumento seria parcelado em três anos.

Em outro ponto do requerimento, China solicita ao Poder Executivo que seja retomado o pagamento do adicional de insalubridade à referidas agentes comunitárias de Saúde. O vereador requer ainda que seja pago às agentes, o incentivo anual à título de bonificação, ora previstos em lei e repassado ao município pelo Governo Federal e que, atualmente, não vem sendo repassado aos agentes. China também solicita que sejam destinados aos agentes os respectivos EPIs, tais como máscaras, bloqueadores solar, guarda-chuvas, e materiais como lápis, canetas, cadernos e pranchetas, dentre outros.

 

Auditoria – China também encaminhou requerimento à prefeita Elisa Araújo solicitando uma auditoria dos concursos realizados no Governo de Paulo Piau, ou sejam nos últimos oito anos de gestão do ex-prefeito.

“Tem gente que passou em concurso da prefeitura e está há dois, três anos esperando. Passou e não foi chamado. A solicitação é que a prefeita faça um levantamento se todas as vagas foram preenchidas, se os concursos foram feitos de forma correta”, explicou o vereador.

China não escondeu sua preocupação com as pessoas que esperam há anos para serem chamadas. “A prefeita precisa fazer levantamento para dar uma satisfação a essas pessoas. Se vai chamar, se não vai. O que não pode acontecer é que Piau fez com quem pagou inscrição, estudou, passou e ficou a ver navios”, argumentou.

Outro ponto solicitado pelo vereador diz respeito as taxas de inscrição. “Elisa Araújo, dentro dessa auditoria, deve verificar o que o ex-prefeito fez com o dinheiro arrecadado com essas taxas de inscrição; a forma como o Piau tratou quem prestou os concursos, é de um desrespeito imenso”, protestou.

 

Vacina – Após receber reclamações dos agentes do Programa de Atenção Básica da Saúde, que não estavam entre os profissionais prioritários para a vacinação contra a covid-19 – inclusive com ofício já encaminhado para a prefeita Elisa Araújo, solicitando que estejam entre as prioridades, China foi verificar as condições de trabalho dos citados agentes.

“Eu fiquei impressionado, e assustado. Precisamos providenciar essa vacina urgente, e equipamentos individuais de proteção a estes profissionais, que fazem um trabalho de suma importância para a comunidade”, ressaltou China.

O vereador visitou a Unidade Municipal de Saúde (UMS) do bairro Abadia.  “Gostaria de fazer um apelo a prefeita: se você tivesse um parente que trabalhasse como agente, que lida com várias doenças, com usuários de drogas, gente com tuberculose, com o cobid-19, deixaria sem a vacina?”, indagou, pedindo atenção da prefeita para com os agentes, “que fazem a linha de frente de combate a doenças infecciosas”, finalizou.

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Uberaba - MG
Atualizado às 01h15 - Fonte: Climatempo
18°
Muitas nuvens

Mín. 18° Máx. 32°

18° Sensação
14.3 km/h Vento
81.4% Umidade do ar
90% (5mm) Chance de chuva
Amanhã (03/03)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 17° Máx. 32°

Sol, pancadas de chuva e trovoadas.
Quinta (04/03)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 18° Máx. 33°

Sol, pancadas de chuva e trovoadas.
Ele1 - Criar site de notícias