Congresso

Montes Claros sediou o 5º Congresso Regional Escoteiro

Estiveram presentes 138 adultos de mais de 38 grupos escoteiros

Fogo de Conselho

Fogo de ConselhoMatérias sobre os escoteiros por Lawrence Borges

01/09/2019 06h00
Por: Redação

Durante os dias 17 e 18 de agosto, o 19º Grupo Escoteiro São José foi o anfitrião do 5º Congresso Regional Escoteiro 2019, realizado na cidade de Montes Claros, distrito do Norte de Minas. O objetivo do Congresso foi levar a informação, debater e discutir assuntos do que há de mais atual no escotismo brasileiro, além de ter sido um momento de confraternização entre irmãos escoteiros.

O evento teve início com a solenidade de abertura, e na sua programação pode-se destacar assuntos como: Competências e Rotas de Aprendizagem; Nova administração da REMG; Conhecendo a ERIC (Equipe Regional de Imagem e Comunicação) e a sua importância no desenvolvimento da RMG; Reunião de Gilwell.

Oficinas Diversas : A juventude na internet: Saúde mental, depressão e os transtornos psicológicos; Como falar de homoafetividade para os jovens e para os pais; Suicídio infantil – Um olhar para nossos jovens; Valores – Família com o jovem x Escotismo com o Jovem; O Radio Escotismo no programa Educativo; Formadores, Ramos e Dirigente institucional; Oficina exclusiva para formadores: DCB, DCIM E IM; Ramo Lobinho: Ludicidade: A vida com o Fundo de Cena; Ramo Escoteiro: Ramo Escoteiro que queremos em nossa Região; Ramo sênior: Planejamento e Crescimento do Ramo Sênior; Ramo Pioneiro: Jogos e Dinâmicas para o Ramo Pioneiro; Dirigente Institucional: Participação em conselhos – “Evasão, como estamos”.

De acordo com o Diretor Presidente da Região de Minas Gerais, Marcos Gomide, estiveram presentes 138 adultos de mais de 38 grupos escoteiros que puderam participar de diversas oficinas com temas atuais e dinâmicos. “Muito antes de ser um evento Escoteiro de sucesso, foi uma oportunidade de revermos amigos, reencontrar e rever antigos, e, principalmente, aprendermos coisas novas”, ressalta.

Gomide ainda expôs que a presença do escotista/dirigente, Theodomiro Rodrigues, brindou a todos com duas excelentes apresentações. “Uma delas, sobre a temática das novas capacitações por competência, a quem desde já agradecemos o brilhantismo e eficiência. Nesta oportunidade ainda foi possível reforçar a ideia central desta atual gestão: apoio incondicional aos grupos escoteiros no crescimento e na realização de melhores e mais atrativas atividades para os nossos jovens. Agradecemos a participação de todos os adultos que lá compareceram e aguardamos o Congresso Escoteiro 2020!”, finalizou.

Para Nívia Caroba, Diretora Presidente do Grupo anfitrião, sediar o Congresso Regional foi de grande importância, por facilitar a maior parte da presença dos escotistas norte-mineiros, que visam a distância como o maior empecilho para à participação em eventos regionais. “Para o Grupo Escoteiro São José, ser o anfitrião do Congresso Regional foi excelente, por ser um ano comemorativo pelo nosso cinquentenário, a realização do congresso trouxe oportunidades e agregou inestimáveis saberes, além de oportunizar a divulgação de nossa cultura e movimentação da rede hoteleira montesclarense. O congresso foi enriquecedor e nos propiciou a troca de experiências e vivências com irmãos escotistas e dirigentes de todo o estado. O alinhamento de várias questões atinentes a aprendizagem, gestão e formação ocorreu graças a pauta do evento. O 19GE se sente presenteado com a oportunidade de sediar o evento no ano do nosso jubileu de ouro”, destacou.

Já William Rocha, organizador do evento, e dirigente do 19º GE, acha que organizar atividades regionais sempre é um desafio. “Queremos sempre fazer o melhor para receber bem os irmãos escoteiros de todo o estado. É um trabalho que se mistura no prazer de rever tantos amigos queridos. Trazer o Congresso para o Norte de Minas foi uma maneira de agregar ainda mais conhecimento e capacitação para todos os voluntários que compõem nossos grupos escoteiros. Os eventos na sua maioria são muito distantes de Montes Claros e o nosso maior desejo era de proporcionar esse evento para todos”, frisou.

William ainda fala que o Congresso foi um sucesso. “Tanto para a organização quanto para os participantes. Cumprimos a grade de conteúdo que foi bastante diversificada. E a FUNORTE Campus São Luiz foi um local excelente, colaborando muito no sucesso”.

No encerramento, William disse que os eventos em Montes Claros, só acontecem de 10 em 10 anos. Sobre isso ele comenta que, “brincadeiras à parte, nós estamos sempre prontos para organizar grandes eventos na nossa Região Escoteira, mas entendemos que o rodízio de sedes beneficia mais pessoas e valoriza os diversos grupos escoteiros do estado. Montes Claros sempre está de portas abertas para o Escotismo Mineiro”.

O participante do congresso, Cristiano Silva, do 146º GE, afirmou que em seus 11 anos de movimento escoteiro, participou de vários congressos e assembleias. “O Congresso Escoteiro, assim como todo encontro de Escotistas é uma ótima oportunidade de troca de ideias e de fazer novas amizades, além de rever grandes amigos e irmãos de ideal. E o congresso em Montes Claros foi ótimo por proporcionar tudo isso, com uma programação bem leve e objetiva. A palestra com temática do Suicídio foi excelente. Fiquei muito feliz e parabenizo a organização pela escolha do tema”, completou.

 

Por Michelle Tondineli – Jornalista Regional

 

Nenhumcomentário
500 caracteres restantes.
Seu nome
Cidade e estado
E-mail
Comentar
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas.
Mostrar mais comentários
Ele1 - Criar site de notícias