Apesar do momento vivenciado por toda a sociedade, em virtude da pandemia do novo coronavírus, o início do ano sempre é marcado pelas boas expectativas e planos para os próximos meses. No comércio varejista, o primeiro semestre de 2021 impacta positivamente 44,1% das empresas em Minas Gerais, que acreditam que o período será melhor que o segundo semestre de 2020. Essa confiança é justificada pela presença de uma das datas comemorativas mais importantes para o setor: o Dia das Mães. Segundo o estudo, 30,2% do comércio investirá em ações promocionais, ao passo que 25,9% realizará ações de divulgação/propaganda. E 40,4% dos empresários viram seu volume de vendas melhorar no segundo semestre de 2020, em relação ao mesmo período de 2019. Dentro desse índice, em 64% dos estabelecimentos, a melhora foi de até 20%. Se comparado com o primeiro semestre de 2020, 44,6% dos empresários registraram aumento de vendas em seus negócios, percentual de até 20% para mais de 65% dos entrevistados. O estudo apurou ainda que os principais obstáculos para o consumo deverão ser a pandemia de Covid-19 e o fim do auxílio emergencial (73,3%), além do desemprego (19,0%); o momento econômico do país (13,2%); a alta dos preços dos produtos (11,2%), o endividamento do consumidor (4,0%) e a concorrência desleal (2,5%).
Mín. 18° Máx. 32°
Mín. 17° Máx. 32°
Sol, pancadas de chuva e trovoadas.Mín. 18° Máx. 33°
Sol, pancadas de chuva e trovoadas.