Sábado, 06 de Março de 2021
(34) 99869-4433
Cidade Cidade

FCU visita Câmara para acompanhar andamento do "Museu da Nossa Gente"

Equipe da Fundação Cultural esteve na Câmara Municipal para conhecer o projeto “Museu da Nossa Gente”

13/02/2021 04h00
Por: Redação
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

A equipe técnica da Fundação Cultural Professor Antônio Carlos Marques visitou a Câmara Municipal de Uberaba para conhecer detalhes do andamento do "Museu da Nossa Gente". O projeto foi desenvolvido em 2019 pelo presidente da Câmara, vereador Ismar Marão, em conjunto com a Fundação Cultural, representante do Poder Executivo. Em função da pandemia, o projeto foi paralisado e, agora, está sendo retomado no início dessa legislatura, com os preceitos e critérios da nova administração.

Estiveram presentes no encontro, o presidente interino, Cássio Facury, e os chefes de departamento Maria Thereza Oliveira (Fomento à Cultura e Patrimônio Histórico), Carlos Vitor de Souza (Museus) e Alexandre Oliveira (Equipamentos Culturais).

O “Museu da Nossa Gente” é um espaço de memória que será instalado na sede da Câmara Municipal, na praça Rui Barbosa. "O prédio em si já é um museu, dado a sua história e a sua arquitetura, além de a Câmara também possuir um acervo artístico de esculturas, quadros e pinturas. O museu tem uma abordagem muito mais ampla, porque visa ser um espaço histórico e cultural para Uberaba, tratando as principais questões que contornam a identidade da cidade", explicou o museólogo Carlos Vitor de Souza.

A jornalista Evacira Coraspe é uma das coordenadoras do “Museu da Nossa Gente” e recebeu a equipe técnica da Fundação Cultural. "Mostramos o que já desenvolvemos em termos de projeto museológico, porque parte da Câmara, especialmente a térrea, e uma parte superior, onde está o Salão Nobre, já foram desenhadas para o museu. O mobiliário, já reformamos, organizamos e fizemos levantamento patrimonial. Apresentamos, ainda, minuta de um projeto de lei para que se materialize e se oficialize, tendo disposição oficial e legal como museu", contou a jornalista e presidente da Comissão de Revitalização, Cultura e Memória da Câmara de Uberaba.

O projeto de lei deverá ser encaminhado pela Fundação Cultural ao Executivo, que enviará à Câmara para apreciação dos vereadores.

O presidente da Fundação Cultura colocou-se à disposição para apoiar e acompanhar todos os processos do “Museu da Nossa Gente”. "Cássio Facury demonstrou ter muito entusiasmo. Ele tem uma compreensão rápida da necessidade e do valor de um museu como um equipamento cultural e educativo", finalizou Evacira Coraspe.

Essa é uma parceria entre Poder Legislativo e Executivo. A partir de agora, as diretrizes serão traçadas para dar continuidade ao trabalho de implantação do museu.

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Uberaba - MG
Atualizado às 20h12 - Fonte: Climatempo
21°
Chuva fraca

Mín. 18° Máx. 28°

21° Sensação
11 km/h Vento
100% Umidade do ar
90% (14mm) Chance de chuva
Amanhã (07/03)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 17° Máx. 27°

Sol com muitas nuvens e chuva
Segunda (08/03)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 17° Máx. 29°

Sol, pancadas de chuva e trovoadas.
Ele1 - Criar site de notícias