Sábado, 06 de Março de 2021
(34) 99869-4433
Cidade Cidade

Poço profundo do CR-11 apresenta defeito grave

O CR-11 ficará inativo por cerca de 90 dias e Codau já lançou mão de alternativas para abastecer região nordeste, como uma nova derivação de adutora dentro do CR-4

18/02/2021 04h00
Por: Redação
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

A Companhia Operacional de Desenvolvimento, Saneamento e Ações Urbanas (Codau) informa que haverá prorrogação no prazo, em até três meses, para a solução técnica que deverá reativar poço profundo tubular, localizado no Centro de Reservação 11 (conj. Uberaba I). Este equipamento apoia no sistema de reservação deste CR, responsável pelo abastecimento da região nordeste de Uberaba.

Há 14 dias as intervenções técnicas começaram com a retirada dos 145 eixos e mancais que compõem a sustentação do motor, instalado a uma profundidade de 430 metros. A retirada, feita por empresa especialista (Tecnoágua de Araraquara/SP), era necessária para diagnosticar os danos que o deixaram inoperante, desde o dia 31 de janeiro.

Ao alcançar as barras finais, a equipe da empresa especializada constatou que estavam danificadas, além do que, o conjunto bombeador não subiu pendurado na coluna.

O passo seguinte foi dado pela Codau para contratar o serviço de filmagem do poço, também por empresa especializada.  As imagens já estão com os técnicos de Araraquara, que analisam as atuais condições do equipamento para a tomada de decisão.  Uma das possibilidades é que o sistema bombeador esteja parado em uma região de redução de diâmetro. A outra probabilidade é que tenha despencado para o fundo do poço, podendo ter danificado o filtro e neste caso, inutilizando o poço.

A Codau agora passa para nova fase da manutenção, que é a contratação de empresa para fazer o içamento do bombeador, caso ele esteja em situação de resgate.

“Estamos tentando resolver uma situação que poderia ter sido evitada. Os nossos poços profundos precisam de uma manutenção preventiva a cada três anos. Este do CR-11 foi feita há seis anos, portanto o defeito inicial foi por estresse mecânico dos eixos e a consequência dessa inércia poderá ser grave, que é perdê-lo em definitivo”, sentenciou o presidente da Codau, José Waldir de Sousa Filho.

A Codau já iniciou a execução de alternativas para diminuir a dependência de abastecimento do poço para a região nordeste da cidade. Já está concluída a implantação de uma nova derivação de adutora dentro do CR-4, (localizado no Amoroso Costa), para ampliar a alimentação de um dos três reservatórios deste centro. Na prática, significa que o CR-4 receberá com maior agilidade a água da Estação de Tratamento de Água (ETA) e por consequência, também repassará água para o CR-11 em menor tempo. O CR-4 e o CR-11 são interligados.

 

“Enfim, estamos criando uma alternativa que possa atenuar a demanda de água do CR-11, que antes estava ligada, em parte, à operação do poço profundo. Enquanto isto, estaremos trabalhando na possibilidade de recuperá-lo. A nossa previsão é de em até 90 dias, caso a situação técnica permita, ele seja colocado em operação novamente”, explicou o diretor de Saneamento, Paulo José Stival Coelho.

 

 

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Uberaba - MG
Atualizado às 20h12 - Fonte: Climatempo
21°
Chuva fraca

Mín. 18° Máx. 28°

21° Sensação
11 km/h Vento
100% Umidade do ar
90% (14mm) Chance de chuva
Amanhã (07/03)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 17° Máx. 27°

Sol com muitas nuvens e chuva
Segunda (08/03)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 17° Máx. 29°

Sol, pancadas de chuva e trovoadas.
Ele1 - Criar site de notícias