Quinta, 25 de Fevereiro de 2021
(34) 99869-4433
Cidade Cidade

Prefeitura divulga plano de vacinação contra a covid dividido em seis fases

Plano de vacinação foi dividido em seis etapas

20/02/2021 04h00
Por: Redação
Imagem: Divulgação/PMU
Imagem: Divulgação/PMU

A Prefeitura de Uberaba divulgou, através da Secretaria Municipal de Saúde o plano de vacinação contra a covid-19. Segundo o gráfico, a vacinação no município será dividida em seis etapas, e leva em conta os grupos prioritários e idade, de acordo com o estabelecido pelo Ministério da Saúde.

Vale lembrar que o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) e a Defensoria Pública de Minas Gerais enviaram alguns questionamentos, e de forma separada, e recomendações para a Prefeitura de Uberaba, dentre elas o Plano de Vacinação. A reportagem do JORNAL DE UBERABA perguntou à prefeitura, por meio da assessoria de imprensa, sobre a resposta e ontem retornamos e perguntamos se este plano faria parte da resposta à DPMG e ao MPMG, mas até o fechamento desta edição não tivemos retorno.

Pelo cronograma, na fase 1 foram vacinados os profissionais de saúde, idosos asilados, maiores de 18 anos institucionalizados, e povos indígenas.

A segunda dose da vacinação deste grupo, ou seja, profissionais de saúde, será retomada a partir da próxima segunda-feira (22).
Na segunda fase, que é a que está sendo realizada atualmente, são idosos acima de 90 anos; idosos acima de 80 anos; idosos de 75 a 79 anos; idosos de 70 a 4 anos; idosos de 65 a 69 anos e idosos de 60 a 64 anos. Já foi vacinada parte dos idosos acima dos 90 anos, dos profissionais da saúde e idosos acima dos 87 anos.

Importante lembrar que a Secretaria de Saúde está vacinando idosos acamados acima dos 90 anos em casa e a vacinação prossegue sendo realizada pela equipe da Central de Vacinas e recebendo a primeira dose da vacina. Com relação aos idosos acima de 87 anos que estiverem acamados, também devem ligar nas Unidades Básicas de Saúde para repassar as informações e serem atendidos em casa, de acordo com a disponibilidade das equipes.  

Na terceira fase serão pessoas com comorbidades crônicas, transplantados e obesidade. Na quarta fase serão profissionais da Educação, pessoas com deficiência permanente e severa. Na quinta fase serão os profissionais de segurança e na sexta em última etapa, funcionários do sistema privado de liberdade e população privada de liberdade.

As informações sobre o local e data de vacinação serão informadas pela Secretaria Municipal de Saúde, que destaca que o cumprimento do plano de vacinação está condicionado à disponibilização de doses da vacina por parte do Governo Federal.

Também é importante lembrar que o Plano de Vacinação pode sofrer alterações, de acordo com novas normativas publicadas pelo Ministério da Saúde ou por deliberação do Comitê Técnico-Científico de Enfrentamento à Covid-19.

2 comentários
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
-
Atualizado às 21h00 - Fonte: Climatempo
°

Mín. 19° Máx. 32°

° Sensação
km/h Vento
% Umidade do ar
80% (18mm) Chance de chuva
Amanhã (26/02)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 19° Máx. 29°

Sol, pancadas de chuva e trovoadas.
Sábado (27/02)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 19° Máx. 28°

Sol com muitas nuvens e chuva
Ele1 - Criar site de notícias