Quinta, 25 de Fevereiro de 2021
(34) 99869-4433
Política Coluna

Pensando Uberaba

Por Lawrence Borges

21/02/2021 04h00
Por: Redação
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

DESENVOLVIMENTO DE POLO REGIONAL DE BEBIDAS

 

Uberaba tem um excelente posicionamento geográfico, possuindo em um raio de 500 quilômetros a concentração de praticamente 60% da população brasileira e representa 55% do PIB nacional, somando, ainda, 50% do mercado consumidor, a malha logística com fácil escoamento, água em abundância e, principalmente, várias usinas sulcroalcooleiras, deixando a região do Triângulo Mineiro mais competitiva.

Soma-se, ainda, que o Estado de Minas Gerais possui um tratamento tributário competitivo, o que possibilita atrair para cidade e região, micro, pequenas, médias e grandes empresas de bebidas e consolidar um Polo Regional de Bebidas, e assim, contribuir para aumentar a arrecadação de ICMS, geração de empregos diretos e indiretos.

Contudo, a atuação do governo uberabense e dos demais prefeitos da região permanece estável e tímido quanto à busca de novas empresas do setor de bebidas, após a consolidação do Grupo Petrópolis e a Crow (fábrica de latas) em Uberaba e a Império em Frutal, sem falar em diversas indústrias de destilados na nossa região.

De acordo com o Indi – Agência de Promoção de Investimentos do Estado de Minas Gerais, nos últimos três anos, o Governo de Minas assinou protocolos de intenções com as empresas Campari, Beam Suntory, Pernod Ricard, Diageo e Bacardi, sendo as três últimas as maiores distribuidoras do mundo. Juntas, elas são responsáveis, por exemplo, pela comercialização de bebidas como Absolut, Aperol, Smirnoff, Martini e Jim Beam.

Contudo, a falta de atuação política dos prefeitos e dos deputados com o Governo do Estado, a escolha está sendo pelas cidades do Sul de Minas e Região Metropolitana de BH, por possuir uma melhor articulação e força política.

A prefeita Elisa Araújo (SD), e sua equipe da Secretaria de Desenvolvimento Econômico devem pensar regionalmente, para que Uberaba volte a exercer a liderança regional e política, para o desenvolvimento regional.

Nossa omissão contribuiu para que a Heineken Brasil, segundo maior grupo cervejeiro do país, investisse R$ 1,8 bilhão para construir uma nova fábrica no Brasil na cidade de Pedro Leopoldo, na região metropolitana de Belo Horizonte. A unidade tem previsão de gerar mais de 350 empregos diretos.

Ainda, a cervejaria Estrella Galicia, que atua no segmento premium, mantém os planos de instalar sua primeira fábrica fora da Espanha em Minas Gerais. Com protocolo de intenções assinado com o governo mineiro desde 2017, com planejamento inicial de construção de sua fábrica na cidade de Poços de Caldas, no Sul do Estado. No entanto, um ano depois, a empresa cancelou o projeto “por questões empresariais” e segue em busca de outro município para o investimento.

A Estrella Galicia pretende investir cerca de R$ 100 milhões na construção daquela que será a primeira unidade no Brasil. A nova planta terá capacidade para produzir 20 milhões de litros de bebidas por ano e deve gerar ainda 100 empregos, entre diretos e indiretos, conforme acordado com o governo mineiro na época da assinatura do protocolo.

Além das grandes cervejeiras, existem ainda as cervejarias artesanais, as indústrias de destilados, como o nosso maior patrimônio a cachaça que também podem ser atraídos para Uberaba, devido ao nosso setor sulcroalcooleiro.

Nós precisamos, realmente, de uma equipe de vendas para atrair investidores para a cidade de Uberaba, e deixar de blablablá e redes sociais e impulsionar a cidade que tanto amamos e tentar fazer diferente.

5 comentários
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Pensando Uberaba
Sobre Pensando Uberaba
A coluna PENSANDO UBERABA trará semanalmente proposta de ações em diversos segmentos visando abrir discussões e debates em rodas empresariais e políticas, para que possamos enxergar Uberaba de outra maneira, aquecer a economia, gerar empregos e desenvolver a passos largos pós pandemia.
-
Atualizado às 21h00 - Fonte: Climatempo
°

Mín. 19° Máx. 32°

° Sensação
km/h Vento
% Umidade do ar
80% (18mm) Chance de chuva
Amanhã (26/02)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 19° Máx. 29°

Sol, pancadas de chuva e trovoadas.
Sábado (27/02)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 19° Máx. 28°

Sol com muitas nuvens e chuva
Ele1 - Criar site de notícias