Sábado, 06 de Março de 2021
(34) 99869-4433
Política Política

Rejeitado projeto que pretendia proibir a interrupção das atividades religiosas

Vereador Samuel Pereira é um dos autores do polêmico projeto de lei

23/02/2021 04h00
Por: Redação
Foto: Rodrigo Garcia
Foto: Rodrigo Garcia

Após mais de uma hora de discussões, a maioria dos vereadores da Câmara Municipal de Uberaba rejeitou o projeto de lei que declarava a essencialidade e pretendia proibir a interrupção das atividades religiosas em período de calamidade pública e/ou estado de emergência. A proposta, apresentada pela bancada evangélica, foi considerada inconstitucional pela Comissão de Justiça, Legislação e Redação, além da Procuradoria da Casa.  

O projeto foi assinado pelos vereadores Samuel Pereira (MDB), Pastor Eloisio (PTB), Fernando Mendes (MDB) e Anderson Dois Irmãos (PSD). De acordo com o texto, ficariam declaradas essenciais e vedadas quaisquer atos ou ações que levem a dificultar, impedir ou interromper as atividades religiosas realizadas por igrejas e templos de qualquer religião, em período de calamidade pública e/ou estado de emergência.

Os parlamentares se mostraram divididos quanto ao projeto. Alguns defenderam a importância da continuidade do funcionamento, com os devidos cuidados e distanciamento necessários, na atual circunstância da pandemia.

Como argumentos, foram mencionados tanto a necessidade de apoio espiritual, quanto outros trabalhos importantes realizados pelos templos, igrejas, terreiros e centros espíritas, inclusive com distribuição de alimentos. Também foi mencionado o fato de que outras cidades, como Uberlândia, já aprovaram leis semelhantes.

Já outros vereadores argumentaram que este não é o momento de liberar, e demonstraram preocupação com a situação atual da pandemia, uma vez que a saúde do município pode estar encaminhando para o colapso no atendimento.

Primeiro foi votada a derrubada do parecer, que recebeu onze votos contrários e oito favoráveis. Já a votação do projeto teve nove votos contrários e dez favoráveis, e acabou sendo rejeitado, pois precisava de maioria simples, ou seja, onze votos.

 

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Uberaba - MG
Atualizado às 20h32 - Fonte: Climatempo
21°
Chuva fraca

Mín. 18° Máx. 28°

21° Sensação
11 km/h Vento
100% Umidade do ar
90% (14mm) Chance de chuva
Amanhã (07/03)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 17° Máx. 27°

Sol com muitas nuvens e chuva
Segunda (08/03)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 17° Máx. 29°

Sol, pancadas de chuva e trovoadas.
Ele1 - Criar site de notícias