O Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado – Gaeco Regional de Uberaba/MG, em conjunto com a 4ª Batalhão de Polícia Militar e Departamento Penitenciário de Minas Gerais (Depen-MG), deflagrou a Operação “Double Tap” nesta sexta-feira (26).
Foram cumpridos sete mandados de busca e apreensão e dois mandados de prisão, além de terem sido realizadas três prisões em flagrante delito por tráfico de drogas.
Os mandados de prisão e de busca e apreensão foram expedidos pelo juiz da 3ª Vara Criminal da Comarca de Uberaba/MG. A Operação Double Tap é um desdobramento da Operação Caecus, deflagrada pelo Gaeco Uberaba em setembro de 2020, em resposta às ações de uma organização criminosa de âmbito nacional, dentre as quais, atentados a agentes de segurança pública e tribunais do crime. Após a deflagração da Operação Caecus, foram proferidas análises e investigações pelos agentes do Gaeco Uberaba, que constataram o cometimento de vários outros crimes, sobretudo tráfico de drogas, perpetrados por outros faccionados da mesma Organização Criminosa.
Diante dos crimes identificados, foram solicitados junto ao Poder Judiciário os mandados de prisão e de busca e apreensão que estão sendo cumpridos nesta data. O nome Double Tap faz referência a uma técnica de disparo com arma de fogo, na qual dois disparos são efetuados em rápida sucessão, no mesmo alvo e com a mesma visada.
O nome Double Tap faz alusão às ações consecutivas deflagradas, que tiveram por alvo a mesma organização criminosa, sendo uma técnica de disparo com arma de fogo, na qual dois disparos são efetuados em rápida sucessão, no mesmo alvo e com a mesma visada. O nome dada à operação é uma referência às ações consecutivas deflagradas contra a mesma organização criminosa.
Participaram da Operação Double Tap: Promotores de Justiça, as Polícias Militar e Penal, Agentes do Gaeco e Servidores do MPMG. Além de cumprir os sete mandados de busca e apreensão e dois mandados de prisão, com três prisões em flagrante delito por tráfico de drogas, foram apreendidos 87 papelotes de maconha; dois tabletes de maconha com tamanho maior; 15 eppendorfs de cocaína; 53 pedras de crack, sendo 3 de tamanho maior; aproximadamente R$ 4.500,00 em dinheiro e telefones celulares dos alvos.
Gaecus – Vale lembrar que na Operação "Caecus" foram cumpridos sete mandados de prisão, sendo seis em Uberaba e um em Campo Florido; e 11 mandados de busca e apreensão, sendo oito em Uberaba, um em Uberlândia e dois em Campo Florido.
O foco foi o acompanhamento da organização criminosa em relação às ocorrências de "tribunais do crime" em Uberaba, onde integrantes do grupo realizavam julgamentos de membros que estavam em desacordo com normas disciplinares impostas.
Durante os levantamentos, foi apurado que no “pacote” das ações disciplinares da facção havia associação criminosa, agressão, tortura, sequestro e cárcere privado, com a permissão do grupo, por meio de um "quadro disciplinar" da "Regional 34", contemplando criminosos de Uberaba e Uberlândia.
Ainda de acordo com o Gaeco, essas práticas criminosas estavam provocado tensões, ameaças e conflitos nas comunidades carentes locais e, consequentemente, aos agentes de segurança pública e autoridades.
Mín. 15° Máx. 30°
Mín. 14° Máx. 31°
Sol com algumas nuvensMín. 15° Máx. 32°
Sol com algumas nuvens