Quarta, 21 de Abril de 2021
(34) 99869-4433
Anúncio
Entretenimento Coluna

Coluna social

Olésia Borges

27/02/2021 04h00
Por: Redação
O editor geral do Jornal de Uberaba, jornalista Júlio Cesar de Oliveira, homenageado de hoje pelo aniversário, ao lado da esposa Nildinha e da filha Julia
O editor geral do Jornal de Uberaba, jornalista Júlio Cesar de Oliveira, homenageado de hoje pelo aniversário, ao lado da esposa Nildinha e da filha Julia

Olésia  27 de fevereiro

 

Parabéns...

... Com as comemorações e homenagens presenciais adiadas pela necessidade do distanciamento social, decorrente do crescente aumento do contágio pelo novo Coronovírus, as homenagens virtuais são a forma mais acertada para acarinhar os românticos e apaixonados piscianos, aniversariantes da semana. Entre os homenageados da última quinta-feira (25), a querida médica Marcela Pantaleão Marques. Hoje, recebem homenagens pelo aniversário, o editor geral do Jornal de Uberaba, Júlio César de Oliveira, e a elegante e talentosa Uracy Sabino de Freitas. Amanhã, as flores vão para a empresária Silvânia Perez Pinti, para Mariinha Moises Árabe, Daniela Dahdah Borges e Mariana Barbosa. No dia 1º de março sopram velinhas no bolo natalício Ângela Cançado Rato e o médico Denito Carlos Stabille. Parabéns...     

 

Arte Sacra...

...Estão abertas, até o   próximo dia 8 de março, as inscrições para o concurso cultural "A Mais Linda Roupa para Nossa Senhora", ação complementar da exposição "Imagens de Roca e de Vestir", em cartaz no Museu de Arte Sacra de São Paulo - MAS/SP. A exposição que acontece naquela instituição da Secretaria de Cultura e Economia Criativa de SP tem na sua curadoria Beatriz Cruz e João Rossi. O concurso “A roupa mais linda de Nossa Senhora” terá seu resultado divulgado no dia 16 de março e a peça vencedora será exposta no período de 23 a 28 de março no MAS/SP. “Imagem de roca” é o nome que se dá a imagens, prioritariamente sacras, conduzidas em procissão e vestidas com trajes de tecido. As imagens de roca são obras complexas que agregam escultura, artigos têxteis, ourivesaria e joalheria, cuja leitura só se completa com a presença de todos esses elementos. A tradição de vestir imagens, no catolicismo, é muito antiga no continente europeu. Diferentemente  das peças que existiam nas Igrejas e também para aliviar o peso, as imagens eram entalhadas apenas parcialmente, com acabamento só nas partes que deveriam ser vistas pelo público, como as mãos, cabeça e pés, e o restante do corpo consistia em uma simples estrutura de ripas ou armação oca, coberta pela roupa em tecido. No Brasil, esse gênero tornou-se importante durante o período barroco, especialmente no século XVIII, até meados do século XIX.

 

Criatividade...

... O concurso sobre a Roupa de Nossa Senhora, promovido pelo Museu de Arte Sacra de SP, tem como objetivo estimular a inventividade e a criatividade das pessoas e profissionais. O sentido é transformar vestimentas, complementos e assessórios que compõem a representação de Nossa Senhora, sejam inspirados em sua iconografia e nas características e cânones das suas indumentárias. A vestimenta vencedora será confeccionada por profissionais contratados pelo MAS/SP e participará do período final da exposição, em cartaz nas dependências do museu - "Imagens de Roca e de Vestir". Após esse período, ela estará também em exposição por 15 dias na estação Tiradentes do Metrô, em local próximo à Sala MAS/Metrô Tiradentes. Uma réplica da imagem da vestimenta também será exposta na estação do Metrô Tiradentes, ao lado do espaço expositivo do Museu Arte Sacra - Sala MAS/Metrô Tiradentes.

 

 “Um olhar para a vida”...

...É o sugestivo tema da exposição que será aberta no corredor central do Shopping Uberaba, no próximo dia 3 de março, integrando as comemorações do aniversário da cidade. A exposição com o tema “Um olhar para a Vida” destaca o amor, carinho, luta, garra e superação das 12 Guerreiras do calendário solidário 2021 e o que elas priorizam, o dom da vida. As produções fotográficas assinadas por Alysson Oliveira, com textos de Rose Dutra, contam com o patrocínio da Unimed Uberaba, Esfera Arquitetura e Vita Charm Cosméticos. Para a exposição, o grupo conta ainda com o apoio do Shopping Uberaba, Unimed Uberaba e Cura Healing Center.

 

Lutas e vitórias...

...O grupo Doze Guerreiras é hoje uma verdadeira família de mulheres que têm histórias de lutas e vitórias, alegrias e tristezas, altos e baixos, como a maioria das pessoas, destacando-se pela sua fé inabalável. Elas estão no Calendário Doze Guerreiras porque fazem a diferença, dão exemplo de amor ao próximo e amam a vida. O grupo conta com a sensibilidade de pessoas e profissionais solidários em todos os seus projetos. Viabilizando-se através dessas pessoas que colocam o seu talento a serviço do próximo. Através do diagnóstico do câncer e luta pela vida, as guerreiras descobrem ou redescobrem essa força comum a essas mulheres. Com um novo olhar, elas conseguem transmitir emoções, sentimentos, esperança e muita vontade de viver. São exemplos reais do que é realmente “ressignificar”. “Hoje, elas têm mais do que beleza, elas ensinam, elas encantam, elas elevam e afloram todo o sentimento nobre que há no coração de cada uma, e ainda mostram que as pessoas devem olhar a vida por todos os ângulos”.

 

Ações solidárias...

...O calendário solidário comercializado pelo preço de R$ 20 busca arrecadar recursos que são revertidos integralmente para as ações em prol de pacientes oncológicos carentes atendidos por instituições filantrópicas de nossa cidade, e outros que pertencem a famílias ajudadas diretamente pelo grupo, que surgiu em 2015, com a missão de elevar a autoestima das mulheres através do Calendário anual Doze Guerreiras. Todas essas mulheres destacadas através do calendário solidário 12 Guerreiras venceram ou estão em tratamento de câncer. Ao todo elas são 73 mulheres, e a cada ano sempre mais 12. Ao longo de quase seis anos de criação do grupo, elas reúnem   forças para incentivar o movimento de solidariedade. Segundo as líderes do grupo, Ana Paula Rodrigues e Viviane Quirino. "Somos mulheres que inspiram, mulheres que lutam, mulheres que são exemplos de garra e superação, somos mulheres guerreiras e, juntas, somos Doze Guerreiras". Você também pode apoiar o grupo.

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Olésia Borges
Sobre Olésia Borges
Economista pela FCETM e Professora, com pós graduação em Teoria Econômica pela PUC_MG, trabalhou na extinta MinasCaixa, passando pela área gerencial na agência e na Regional da autarquia. Colunista do Jornal de Uberaba há quase 25 anos
Uberaba - MG
Atualizado às 08h51 - Fonte: Climatempo
18°
Alguma nebulosidade

Mín. 15° Máx. 30°

18° Sensação
6 km/h Vento
83% Umidade do ar
0% (0mm) Chance de chuva
Amanhã (22/04)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 14° Máx. 31°

Sol com algumas nuvens
Sexta (23/04)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 15° Máx. 32°

Sol com algumas nuvens
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Ele1 - Criar site de notícias