Quarta, 21 de Abril de 2021
(34) 99869-4433
Anúncio
Entretenimento Coluna

Coluna social

Olésia Borges

02/03/2021 04h00
Por: Redação
A data comemorativa do aniversário de Uberaba, sem festa, merece uma reflexão sobre a “Vida”, realmente o mais importante, nestes difíceis momentos de pandemia
A data comemorativa do aniversário de Uberaba, sem festa, merece uma reflexão sobre a “Vida”, realmente o mais importante, nestes difíceis momentos de pandemia

Olesia 02 de março

 

 

Sem Festa ...

 

...O dia de hoje (2 de março), data comemorativa do aniversário de nossa cidade, merece uma reflexão sobre a vida. De um lado a preocupação com a saúde e a vida, de outro lado, questões também vitais para a sobrevivência das pessoas, a manutenção das empresas e dos níveis de emprego. Um dilema crucial para a definição das atuais políticas públicas. Além da fé que alimenta todos nós brasileiros, resta-nos a “resiliência”, a confiança e esperança em dias melhores. Neste aniversário dos 201 anos da freguesia de Uberaba, sem festas e comemorações populares, apenas algumas ações pontuais marcam a data, em razão da pandemia pelo coronavírus. No Shopping Uberaba, na entrada B, acontece uma exposição sustentável, com esculturas feitas em papelão reciclável, promovida pela Smurfit Kappa, um dos principais fornecedores de soluções de embalagem em papel no mundo. As obras de arte em papelão focam o agronegócio e o setor agropecuário, segmentos de vital importância para a nossa economia.  

 

Falando no Shopping Uberaba...

...O grupo “Doze Guerreiras”, que surgiu em 2015, abre nesta quarta-feira (3), às 19 horas, no corredor central do Shopping Uberaba, exposição com o tema “Um olhar para a Vida”. A mostra destaca, através de belas fotos, a luta, garra e superação de doze mulheres que venceram ou estão em tratamento de câncer e que são também as estrelas do calendário solidário/2021. A exposição integra as comemorações do aniversário de Uberaba, que este ano, em tempos de pandemia, também tem como foco salvar vidas. A renda com a comercialização dos calendários (pelo preço de R$ 20) será integralmente destinada às ações em prol de pacientes oncológicos carentes atendidos por instituições filantrópicas de nossa cidade e, famílias em situação de vulnerabilidade, ajudadas pelo grupo. As belas produções fotográficas das Doze Guerreiras/2021 são de Alysson Oliveira, com textos de Rose Dutra. A exposição, conta com o patrocínio da Unimed Uberaba, Esfera Arquitetura e Vita Charm Cosméticos, além do apoio do Shopping Uberaba e Cura Healing Center.

 

O aniversário de Uberaba ...

...A controversa data do aniversário de Uberaba tem sua base histórica em dois fatos relevantes: a criação da Freguesia de Santo Antônio e São Sebastião de Uberaba, na data de 2 de março de 1820, e a elevação da Vila de Santo Antônio de Uberaba à categoria de cidade, em 2 maio de 1856. Na realidade, segundo a historiadora Marta Zedinik de Casanova, a história de Uberaba é ligada à ocupação do Triângulo Mineiro, que permaneceu sob a jurisdição de Goiás até 1816. A região passou a ter maior importância quando a Coroa Portuguesa, através do governador da Capitania de São Paulo e Minas Gerais, decidiu abrir uma estrada, missão entregue a Bartolomeu Bueno da Silva Filho (filho de Anhanguera). A expedição contou com 152 homens, incluindo índios e religiosos partindo de São Paulo até chegar a Goiás. Segundo relatos da época, esta expedição passou por terras de Uberaba. A rota ficou conhecida como Estrada Real ou Anhanguera, um importante caminho para que as autoridades portuguesas implementassem a colonização e escoamento de riquezas minerais, que foram levadas do Brasil para Portugal, para pagamento das dívidas portuguesas com a Coroa Britânica. Posteriormente, a expedição do filho de Anhanguera fundou também, em 1725, o povoado de Vila Boa, em Goiás.

 

Desemboque...

...Outra estrada aberta em 1736, passando pelas terras de Araxá em direção à Vila Boa, denominada Picada de Goiás, deu origem à exploração e o povoamento do Triângulo Mineiro. As estradas para Goiás tornaram-se palco de batalhas, entre exploradores dos sertões e nativos. Para dar maior segurança a essas estradas o governo de Goiás nomeou, em 1742, o coronel Antônio Pires de Campos, responsável por policiar, amansar e até exterminar os silvícolas rebeldes. Em 1766 foi criado o Julgado de Nossa Senhora do Desterro do Desemboque, sob a administração de Goiás. O local, rico em minas de ouro, teve uma intensa exploração e sua posse era vantajosa para os exploradores, uma vez que eles ficavam livres do pagamento de imposto sobre minerais, cobrados por Minas Gerais, denominado "derrama”. Desemboque teve o seu maior destaque e o seu apogeu até 1781, quando as minas auríferas começaram a se esgotar

 

 Freguesia e Cidade...

...Para dinamizar a exploração das terras da região, o governo de Goiás nomeou em 1809 Antônio Eustáquio da Silva Oliveira (natural de Ouro Preto) para a função de Comandante Regente dos Sertões da Farinha Podre (no Triângulo Mineiro). Em 1810, Major Eustáquio liderou uma Bandeira até o Rio da Prata, passando por terras de Uberaba. Outra expedição chefiada por José Francisco Azevedo atingiu a cabeceira do Ribeirão Lajeado, fundando, ali, o Arraial da Capelinha, cerca de 15 km do rio Uberaba. Juntamente com Major Eustáquio vieram para a região fazendeiros e aventureiros que passaram a   negociar com as caravanas que ligavam Goiás a São Paulo. Algum tempo depois, Major Eustáquio construiu sua residência na atual praça Rui Barbosa (onde fica o Hotel Chaves). Na época um grande número de pessoas, sabendo das condições propícias de Uberaba e do prestígio e segurança que o comandante Major Eustáquio oferecia, veio para o novo Arraial. Entre estes aventureiros destacaram-se os boiadeiros, mascates, comerciantes, criadores de gado, ferreiros e pessoas de outros profissões e ofícios.

 

... Os moradores do arraial logo ergueram uma Capela, tendo como padroeiros Santo Antônio e São Sebastião. A capela foi benta em 1818 pelo padre Hermógenes Cassimiro de Araújo Brunswick, (do Desemboque). Assim foi estabelecido o povoado e reconhecida em 2 de março de 1820 pelo Rei Dom João VI, a Freguesia de Santo Antônio e São Sebastião (aquela capela hoje dá lugar à Catedral Metropolitana de Uberaba). Segundo a historiadora Marta Zednik de Casanova, a importância e prosperidade regional da Vila de Santo Antônio de Uberaba fez com que em 2 de maio de 1856 a Vila fosse elevada à categoria de Cidade.

 

 

Grande Perda...

...Uberaba perdeu no último fim de semana uma das figuras mais queridas nos meios sociais e políticos de nossa cidade, o ex-secretário municipal, Marco Tulio Azevedo Cury. O estimado Marco Tulio, que faleceu no Rio Grande Norte, participou ativamente como secretário municipal do governo Paulo Piau, nas duas gestões do ex-prefeito. Tulio atuou nas áreas da Saúde e da Ação Social. Nossos sentimentos de pesar aos familiares e amigos do inesquecível Marco Túlio Azevedo Cury.

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Olésia Borges
Sobre Olésia Borges
Economista pela FCETM e Professora, com pós graduação em Teoria Econômica pela PUC_MG, trabalhou na extinta MinasCaixa, passando pela área gerencial na agência e na Regional da autarquia. Colunista do Jornal de Uberaba há quase 25 anos
Uberaba - MG
Atualizado às 08h51 - Fonte: Climatempo
18°
Alguma nebulosidade

Mín. 15° Máx. 30°

18° Sensação
6 km/h Vento
83% Umidade do ar
0% (0mm) Chance de chuva
Amanhã (22/04)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 14° Máx. 31°

Sol com algumas nuvens
Sexta (23/04)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 15° Máx. 32°

Sol com algumas nuvens
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Ele1 - Criar site de notícias