Quarta, 21 de Abril de 2021
(34) 99869-4433
Anúncio
Entretenimento Coluna

Vinhos & tal

Carlos Alberto Pereira

05/03/2021 04h00
Por: Redação
foto 1
foto 1

Manual Cervejeiro de Hamid Mauad Filho

Hoje vamos falar de uma forte concorrente do vinho, especialmente por aqui em terras tupiniquins, já que ela é considerada “A paixão Nacional”!

Mas veja bem, não se trata de um “ato de traição”, pois todos sabem que a minha paixão é o vinho, e o motivo para abrir este espaço aqui, é simplesmente para prestigiar um querido amigo, apaixonado por esta rica bebida, que assim como o vinho, é desde seus primórdios, uma criação de deuses!

Na verdade, não vou falar sobre cerveja, mas apenas fazer um registro, da chegada ao mercado editorial de um livro que se propõe a falar de forma simples e direta um pouco da história da cerveja.

Trata-se do livro MANUAL DO CERVEJEIRO, lançado no final de 2020 (dezembro), cujo autor é o engenheiro uberabense HAMID MAUAD FILHO!

Em função desta pandemia, e o fato do nosso jornal ter ficado um bom período sem circular, só agora tenho a oportunidade de fazer este registro e recomendar, aos amantes de cerveja (ou não) esta saborosa leitura!

Este livro, de mais de 200 páginas, foi concebido no ano de 2019, após o retorno de Hamid à Uberaba, depois de longos anos atuando profissionalmente no exterior e no Brasil, onde era responsável por importantes obras de infraestrutura de grande porte.

Como aposentado e amante da arte de fazer cerveja, Hamid decidiu, que era hora de    dedicar parte de seu tempo livre, a esta paixão, uma vez que é um colecionador e grande conhecedor do tema, inclusive, com formação na área, onde tem o título de “Mestre Cervejeiro” pela ACERVA PETRÓPOLIS e SANKT GALLEN. A primeira edição desta obra saiu no ano de 2019 e depois foi revisada no ano de 2020.

Para dar alguns “spoilers” do que tem no livro, fica um destaque de quando surgiu a arte de fazer cerveja, que segundo pesquisa de Hamid, a primeira receita de uma cerveja tem o registro de 7.000 A.C. e foi feita pelos sumérios, um povo pertencente a uma civilização, que é considerada uma das mais antigas do sul da Mesopotâmia. Tem ainda o registro do surgimento do primeiro bar, o primeiro registro da imagem de uma cerveja esculpida na pedra, o surgimento na Europa, tipos de copo de cerveja, tipos e estilos de cerveja

Bom, fica o registro e a indicação para que leiam esta obra primorosa, feita com muita acuidade e cheia de curiosidades!

BOX

Obra: MANUAL CERVEJEIRO “Um boteco de Alma Própria”

Autor: Hamid Mauad filho

Editora: 3 Pinti

Páginas: 220

Contato e Venda: 99945-5758

 

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Ele1 - Criar site de notícias