Quarta, 21 de Abril de 2021
(34) 99869-4433
Anúncio
Cidade Cidade

Sociedade Civil Organizada se compromete a ajudar no combate à covid-19

Vinte e três representantes da Sociedade Civil Organizada (SCO) participaram da reunião on-line convocada pela Prefeitura Municipal de Uberaba.

06/03/2021 04h00
Por: Redação

Vinte e três representantes da Sociedade Civil Organizada (SCO) participaram da reunião on-line convocada pela Prefeitura Municipal de Uberaba. Presidida pela prefeita Elisa Araújo, a reunião, realizada na manhã desta sexta-feira, teve como objetivo buscar a cooperação dos participantes nas ações municipais de combate à covid 19. Os participantes, por meio do presidente da Adesg, Antônio José Bessa Ferreira, elogiaram a decisão da prefeita de chamar à responsabilidade toda a sociedade neste momento difícil em que a pandemia atinge o pior índice desde março do ano passado quando foi deflagrada.

Após ouvirem o relato da prefeita sobre o panorama da covid, que obrigou a desocupação dos leitos de enfermaria do Mário Palmério Hospital Universitário, os participantes apresentaram sugestões para conter o avanço da doença. O presidente da OAB Seccional de Uberaba, Eduardo Azank, sugeriu que a Procuradoria-Geral do Município, o Ministério Público e a empresa responsável pelo transporte público urbano firmem um Termo de Ajuste de Conduta (TAC) permitindo a utilização de vans para desafogar o transporte coletivo. A prefeita Elisa endossou a sugestão. 

Quanto ao transporte público foi sugerido também estipular horários para vigorar o passe livre para os idosos, a fim de contê-los mais em casa. A proposta será analisada pelo Município. Já para reforçar as equipes de saúde, foi sugerida a contratação de acadêmicos do curso de enfermagem e, para este caso, a prefeita informou que providências nesse sentido já estão sendo tomadas.  

A adoção do toque de recolher pelo Município também foi sugerida e a prefeita acenou positivamente para que esta medida entre na próxima revisão do decreto em vigor.  A formação de equipes de voluntários para ajudar na fiscalização também foi um serviço oferecido pela SCO ao Município, que aceitou prontamente diante da necessidade evidente de reforçar o setor. Para isto, a SCO iniciará as tratativas com o secretário de Defesa Social, Glorivan Bernardes.

 

Colab – A SCO colocou à disposição do município a ferramenta digital Colab que permitirá a sistematização de dados referentes à covid-19.  Na próxima semana, a ferramenta poderá ser apresentada ao Comitê de Enfrentamento à covid 19 e deverá ser adotada, o que facilitará ao setor de epidemiologia da Secretaria de Saúde a gestão dos dados da doença no Município e região.

A SCO se comprometeu também a reforçar divulgação publicitária de mensagens de conscientização sobre a prevenção da doença. Uma equipe especial trabalhará na capacitação dos profissionais que estão nas UPAs e UBS para que possam sensibilizar mais a população sobre os riscos da covid. Esta proposta se faz necessária para evitar a “percepção cruzada”, ou seja, quando a população, devido ao longo tempo da pandemia, perde o medo e não enxerga a doença com a mesma gravidade do início.

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Ele1 - Criar site de notícias