Hospital Regional José Alencar recebeu 10 mil frascos de medicamento utilizado em pacientes intubados (propofol), entregues pelo Governo do Estado. Segundo a secretária-adjunta de Saúde, dra Fabiana Prado, o medicamento foi recebido por ela, pelo superintendente Regional de Saúde (SRS) de Uberaba, Maurício Ferreira, e pelo superintendente do Hospital Regional, dr. Murilo Antônio Rocha.
“A prefeita tem feito um trabalho incansável de enfrentamento à covid-19. Esses medicamentos são oriundos das negociações com o Estado. São sedativos importantes para os pacientes que são intubados”, destacou a secretária-adjunta.
O superintendente regional de Saúde, Maurício Ferreira, explicou que assim que a equipe da SRS foi informada da liberação do medicamento, houve uma mobilização para que o transporte desse certo. “O almoxarifado em BH não funciona aos sábados, mas estavam todos engajados em garantir que esse medicamento chegasse a Uberaba. O trabalho de parceria entre a prefeitura e o Estado tem resultados positivos para a população.”
Os 10 mil frascos foram entregues diretamente no almoxarifado do Hospital Regional, que está trabalhando exclusivamente com pacientes covid-19. O superintendente do hospital, Murilo Antônio Rocha, lembrou que essa falta de medicamento para intubação aconteceu, também, na primeira onda da pandemia e que se esperava que os fabricantes fossem se adaptar para que a distribuição não fosse prejudicada novamente.
“Se não fosse a parceria de todos os entes, não conseguiríamos estar caminhando como estamos. Claro, não temos um estoque seguro, mas com essas parcerias e o Ministério Público pressionando as fábricas para se virarem e fazerem a distribuição de medicamentos, isso não aconteceria. Estamos agora recebendo medicamentos que são indispensáveis e espero que seja suficiente para passarmos por esta segunda onda”, finalizou.
Ventiladores – Além dos medicamentos, o Hospital Regional recebeu dez ventiladores para leitos de UTIs do Governo Federal.
O diretor administrativo do HR, Frederico Guglielmi Ramos, destacou o papel do governo na busca por equipamentos e medicamentos, e informou que os ventiladores serão utilizados para abertura de mais dez leitos de UTIs, no sentido de chegar a 60 leitos de UTI covid adulto.
“Irá nos ajudar a liberar outros ventiladores, que já temos, para serem usados na clínica médica (enfermaria), nos leitos de suporte ventilatório. Já a abertura dos leitos será possível, após a contratação de pessoal e assinatura do aditivo. Estamos finalizando o plano de trabalho para encaminhar a SMS o mais rápido possível”, destacou.
Atualmente o Hospital Regional tem habilitados 50 leitos de UTIs, 45 já estão operando, ou seja, recebendo pacientes. Outros cinco devem entrar em operação no início desta semana.
Mín. 15° Máx. 30°
Mín. 14° Máx. 31°
Sol com algumas nuvensMín. 15° Máx. 32°
Sol com algumas nuvens