Sábado, 20 de Abril de 2024 04:52
Cidade Cidade

Servidores da SES realizam manifestações em 28 cidades nesta quarta

Em Uberaba, ato será na Superintendência Regional de Saúde, das 12h às 13h

24/03/2021 04h00
Por: Redação
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Servidores em 28 cidades polos realizam, hoje, ato em defesa do direito dos trabalhadores da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) como grupo prioritário que é na campanha de Imunização covid-19. Em Uberaba, ato será na Superintendência Regional de Saúde.

A decisão dos servidores se deu “após as calorosas argumentações dos deputados estaduais na Assembleia Legislativa de Minas Gerais sugerindo desvios cometidos por trabalhadores da saúde. É preciso esclarecer à sociedade qual é o papel rotineiro dos servidores da SES-MG, bem como durante o enfrentamento da pandemia", explica o presidente da Associação de Especialistas e Gestão da Saúde (AEPGS), Gustavo Bedran.

O movimento que integra todos os servidores, desde os efetivos, terceirizados e cargos comissionados, entende como trabalhadores da saúde todos aqueles lotados na SES-MG, independentemente de seu vínculo, assim como também entende o Plano Nacional de Imunização (PNI)". O presidente da associação, Gustavo Bedran, enfatiza que o objetivo do ato é mostrar quem são os trabalhadores que estão por trás da gestão do SUS e que atuam no intuito de garantir os materiais e insumos nas unidades hospitalares, os leitos e as transferências quando um paciente demanda uma assistência mais especializada, orientar e acompanhar os municípios em investigações de surtos, monitorar diariamente casos e óbitos, buscar vacinas e outros insumos para distribuição aos municípios, atender diariamente na farmácia de Minas, realizar a supervisão de endemias como a dengue, cujo trabalho não pode parar para não piorar a situação de saúde da população, bem como aqueles que auxiliam os municípios a realizarem vistorias em ambientes de saúde, investigações em indústrias e outros ambientes coletivos.

"É um trabalho que acontece nos bastidores, que a sociedade acaba não enxergando, e que sem ele não teríamos vacinas para imunizar a população e nem informações em nossos canais de comunicação e na imprensa. Como podemos ver, a rotina da SES é contínua. Para se ter uma ideia, na Macrorregião Triângulo Sul são atendidas cerca de 300 pessoas por dia pelos trabalhadores da Farmácia da SRS Uberaba. O ato aqui anunciado e que conta com o apoio da Associação de Especialistas em Gestão da Saúde (AEPGS) e do Movimenta SES, acontecerá simultaneamente em 28 cidades e em Uberaba será na Superintendência Regional de Saúde, na avenida Maria Carmelita Castro Cunha, 33, Vila Olímpica, das 12h às 13h, nesta quarta (24) e contará também com o apoio do Sindicato dos Trabalhadores Ativos, Aposentados e Pensionistas do Serviço Público Federal no Estado de Minas Gerais, uma vez que trabalhadores dessa categoria também compõem a equipe de Vigilância em Saúde da Regional e foram vacinados. É importante ressaltar que em todo o Estado os trabalhadores não irão abandonar suas atividades no meio do colapso que enfrenta o sistema de saúde, será um ato simbólico com no máximo três pessoas, em local aberto, seguindo as medidas de biossegurança, como distanciamento e uso de máscaras e são poucos para evitar aglomerações, porém representando muitos que trabalham pela saúde em Minas Gerais."

Entenda o caso – Por terem sido devidamente vacinados contra covid-19, 2.680 trabalhadores da saúde do SUS-MG vêm sofrendo ataques da ALMG. Mesmo respaldados legalmente pelo Plano Nacional de Imunização (PNI), por deliberações pactuadas entre o estado e município e parecer favorável do Ministério Público de Minas Gerais (MP-MG) e da Controladoria Geral do Estado (CGE-MG), erroneamente os trabalhadores da saúde estão sendo chamados de "fura-filas".

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Ele1 - Criar site de notícias