Segunda, 21 de Junho de 2021
(34) 99869-4433
Entretenimento Coluna

Política

Juba Maria

28/03/2021 04h00
Por: Redação

Não existe hierarquia de opressão



Outro dia, participei de uma reunião virtual (todas as reuniões têm sido virtuais) e, sem que o assunto "violência" fosse aventado, uma senhora bradou: Violência psicológica é pior que apanhar! Retruquei de imediato: Pior para quem?

Eu poderia ter ficado calada, mas não fiz. Eu poderia ter retomado a pauta da reunião, mas não fiz. Reagi assim porque tal afirmação me causou estranhamento certo. Cometi o crime do reunicídio.

Acontece que não pode existir hierarquia de opressão, como já dizia a escritora e feminista negra, Audre Lorde. Opressão e intolerância às diferenças aparece em todas as formas e sexos e cores e sexualidades, dizia ela. 

 

Opressão será sempre opressão.

Já a reação do oprimido, como bem sabemos, não deve ser considerada opressão. Tampouco justifica outra violência, qualquer que seja. Seja quem a pratique. Seja contra quem for. 

A ideia do encontro online era tratar da organização de um chá. Falaríamos de bolo, refrigerante e arrecadação de fraldas. A colega de trabalho, sempre tão gentil, merecia receber o agrado. Mas tudo descambou. Em vez de bebê, o assunto agora era bêbêbê. Em vez de brigadeiro, uma brigaiada! Foi um deus-nos-acuda!

 

Xingamento de um lado, acusações de outro.

A senhora chorou ao ser taxada de racista. O rapaz da recepção saiu da chamada depois de gritar. A irmã da gestante falou em nome de Jesus e alardeou que o presidente ainda haveria de eliminar o Comunismo do Brasil. 

Só não se fez um barraco maior porque só haviam bits.

Estava em sensação de culpa. Precisava era dar um ponto final naquilo. Pedi ponderação. Lembrei a todos do objetivo da reunião mas antes perguntei: "Uma muher violentada tem o direito de espancar uma criança?".

 

Todos concordaram que não. 

Assunto encerrado, fomos logo tratando dos pormenores do evento: dos 310 reais arrecadados, compraríamos um bolo de leite ninho e o resto seria em fraldas. A gerente prometeu cantar na abertura. O motoboy faria as entregas.

Voltando aos meus afazeres domésticos, pensei em tudo aquilo. Há que se ter cuidado. Muito cuidado.

Cuidado e a convicção do limite a ser imposto a quem pratica qualquer tipo de abuso.

E jamais dizer que uma opressão é pior. Se estupro e espancamento são violências graves? Com certeza são! Se injúria racial praticada contra a própria companheira é também um crime de violência doméstica? Não tenho dúvidas! Se deixar a esposa em cárcere e sem alimento deve ser considerado tortura? Absolutamente. É preciso escolher qual delas deve ser combatida primeiro? Creio que não...

 

A raiz de todas é a mesma.

Fôssemos capazes de sentir. Fôssemos. Sentíssemos. A dor do mundo seria, para nós, um desassossego. Dor sem hierarquia. Amor sem hierarquia.

Mas se esquece, se compraz da mentira. E se oprime mais. Labirintamente.

Outro dia alguém me falou que a vida é um labirinto. Deixamos que orgulho e que ódio nos conduzam. Então cegos, então torpes, então vazios, vamos seguindo sem rumo algum. Cada dia piores. Intimamente piores. Desequilibrados.

Não existe hierarquia de violência. Mas existe dor. Muito trabalho a ser feito. Muitas violências a se opor.

 

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Juba Maria
Sobre Juba Maria
Jornalista formada pela UFRJ, mãe e poeta, trabalha como Assessora de Comunicação da Infraero. É uma das coordenadoras do projeto AMAi e dá palestras sobre Comunicação Não-Violenta.
Uberaba - MG
Atualizado às 03h16 - Fonte: Climatempo
18°
Alguma nebulosidade

Mín. 16° Máx. 31°

18° Sensação
4 km/h Vento
73% Umidade do ar
0% (0mm) Chance de chuva
Amanhã (22/06)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 19° Máx. 32°

Sol com algumas nuvens
Quarta (23/06)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 19° Máx. 33°

Sol com algumas nuvens
Ele1 - Criar site de notícias