Quarta, 21 de Abril de 2021
(34) 99869-4433
Anúncio
Cultura Cultura

O GOLPE

Golpe

01/04/2021 03h00
Por: Euripedes Antonio Campos
Ana Elisa Gonçalves e Cassia Magaly
Ana Elisa Gonçalves e Cassia Magaly

 

O GOLPE

O golpe tá aí, cai quem quer! Mas, além da brincadeira das redes sociais, será mesmo que alguém quer cair em qualquer tipo de golpe? Por ingenuidade, ou falta de conhecimento, ou ainda por influência alheia, pode até ser. Mas será mesmo que tem tanta gente ingênua, sem informação e influenciável neste país? Além do rebanho de quase 30% dos que ainda aprovam as ações inescrupulosas que tem sido feitas no Brasil desde 2019, quem mais quer continuar sofrendo golpes cotidianos? Golpe na educação, golpe no social, golpe na segurança, golpe nos empregos, golpe na previdência, golpe na cultura. E o mais difícil de encarar em tempos de pandemia, o golpe na saúde, deixando ser ar, sem leito, sem vacina, sem vida mais de 300 mil brasileiros. Sem falar no golpe à democracia, sempre na calada da noite e aproveitando cortinas de fumaça das surreais queimadas que ardem e destroem o bom senso neste país. O golpe que mata a liberdade, que desdenha da legislação, que faz pouco da nossa constituição. O golpe que está escancarado, nítido e noticiado. O golpe que a gente sabe, que todo mundo sabe, que realmente está aí, sem disfarce, sem vergonha, sem medo de ser banido, excluído, cancelado, sem medo nenhum de ser impedido. Será mesmo que a gente ainda tem opção de cair só se quiser ou já fomos empurrados, caímos e estamos olhando tudo do fundo do poço? E agora só o golpe é quem está acima de tudo e de todos nesta Pátria Amada Brasil.  

 

WEB SÉRIE DE ATRIZES DE UBERABA ABORDA COTIDIANO EMPREGADA E PATROA

"Fulaninha e Dona Coisa na Pandemia" é uma web série em 5 capítulos, protagonizada por Ana Elisa Gonçalves e Cassia Magaly, que aborda os vários momentos vivenciados por todos nós no desenrolar da pandemia, desde a expectativa pelo ano de 2020, passando pelos mais variados estados de espírito, até o momento atual. A série é baseada no espetáculo uberabense "Os Segredinhos de Fulaninha e Dona Coisa", que estreou em março do ano passado e teve sua temporada interrompida pela pandemia. A web série está disponível no canal do Youtube Mulheres sem Palco.

FOTO 01 - WEB

 

CRÍTICA DE CINEMA DE UBERABA PARTICIPA DE DEBATE SOBRE VIDA E OBRA DE STEVE MCQUEEN

Steve McQueen é um dos atores mais icônicos da indústria cinematográfica e completaria 91 anos em 2021. Em celebração a isso o CCBB São Paulo, Rio de Janeiro e Brasília realizam a mostra Steve McQueen - The King of Cool. Além dos filmes e documentários a programação digital conta também com debates, palestras e aula magna sobre a vida e carreira do astro. Em um destes debates a crítica de cinema de Uberaba Jéssica de Paula participa ao lado do pesquisador Chico Malta e com mediação do curador da mostra Mario Abbade. O evento acontece no sábado 03/04 às 19h no canal do Youtube do Banco do Brasil. Jéssica também escreveu um capítulo do catálogo da mostra, que conta com biografia, sinopses, fotos, análises e críticas de todos os filmes de Steve McQueen, maiores atores de todos os tempos. 

 

INQUIETAÇÕES SOBRE O NOSSO TEMPO SÃO TEMA DE LIVRO DE AUTOR UBERABENSE

Desta vez, o professor e escritor Renato Muniz nos brinda com um livro de contos. Em sua sétima publicação o autor revela: “As histórias deste livro surgiram a partir de inquietações sobre o nosso tempo. Mexem com temas suaves, cruciais à existência humana, e outros desagradáveis e dolorosos, como violência, homofobia, machismo e outras atitudes execráveis numa sociedade que está num rápido processo de transformação e que vê exacerbar-se o choque entre o velho e o novo”. Os paradoxos expostos na forma de histórias rápidas, sem afetação exagerada, é que dão dinamismo e fluidez à leitura. Segundo depoimentos de diversos leitores nas redes sociais do autor o que se lê é: “comecei a ler e não consegui parar”, “Genial”, “Fui até o fim numa sentada”. Os enredos seguem na contracorrente daqueles dominados por tradicionalismos, impedimentos à inclusão, à liberdade e ao prazer. Avesso a qualquer tipo de censura, o autor se posiciona a favor da diversidade, afinal, silenciar-se sobre os antagonismos que caracterizam as mudanças no comportamento humano é inútil. O livro foi publicado pela editora Penalux, de São Paulo e pode ser adquirido no site da Editora https://www.editorapenalux.com.br e, em Uberaba, no Sebo da Jozi.

 

POESIAS PARA COMPREENDER A DOR

O livro “Numa conversa com a dor eu sorri” é o primeiro lançamento em poesia do professor e escritor Frederico Oliveira. A obra foi escrita num momento em que todos os caminhos pararam ou entraram numa dinâmica diferente de tudo, mas as palavras, um lugar de resistência e de acolhimento, surgiram como ponte para compreender a dor e porque não, dialogar com ela, entendendo que o mergulho em si acaba por desencadear a surpresa da poesia, o mundo escondido naquilo que é simples e que por entendimento: faz sorrir. Os poemas desse livro contam sobre o alumbramento que se transforma em verso – pois a vida tem seus encantos e eles estão na travessia possível. Frederico Oliveira é professor de Ciências Humanas, músico e escritor, acredita em um ensino de humanidades significativo, que constrói pontes de compreensão de si e do mundo. O livro já está disponível em pré-venda nas redes sociais do autor.

 

 

 

 

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Ele1 - Criar site de notícias