Quarta, 21 de Abril de 2021
(34) 99869-4433
Anúncio
Entretenimento Vinho

Dicas de vinhos para a Páscoa

Dicas

02/04/2021 03h00
Por: Euripedes Antonio Campos
VINHO AMITIÉ com BRUSCHETTA
VINHO AMITIÉ com BRUSCHETTA

Hoje vamos falar da Páscoa, data muito comemorada por cristãos e que tem pelo menos duas explicações sobre o seu surgimento. Uma diz que a palavrapáscoa” surgiu a partir do hebreu “pessach” (passagem), que segundo a história, marca a libertação do povo judeu escravizado no Egito para a Terra Prometida, a outra é que para os cristãos, Páscoa significa a passagem de Jesus Cristo da morte para a vida: sua ressurreição! O certo é que ambos os significados não deixam dúvidas de que há razões de sobra para comemorações. Hoje, mais do que nunca, tudo que traz uma reflexão mais profunda de libertação e ressurgimento, faz muito sentido e é necessário, já que a vida e o mundo nos dão sinais claros de que temos que nos ressignificar e nos libertar, principalmente, dos vícios morais e éticos, como o egoísmo, o materialismo, os preconceitos e o ódio! E pede que temos que ter empatia, compaixão e respeito pelo próximo! O atual momento de crise sanitária é a maior prova disso, onde um vírus, invisível à olho nu, já ceifou milhões de vidas mundo afora, mostrando a nossa fraqueza e submissão. Assim, mais do que nunca, nos é imposta uma reflexão sobre o nosso sentido nesta vida em comunidade e a nossa responsabilidade com o outro! Portanto, mais que uma simples comemoração, o momento pede orações, reflexões e cuidados também!

E falando em cuidados que inclui a responsabilidade, vamos comemorar esta data de forma bem restrita no número de pessoas, apenas com os familiares diretos, sem aglomerações e mantendo todos os cuidados de higiene e distanciamento que o momento exige.

Assim sendo, gostaria de dar algumas dicas (para os que podem) de um almoço ou jantar na Páscoa, que seja saboroso e que possa ser acompanhando de um bom vinho, que mais do que qualquer alimento, tem um sentido religioso próprio! Mas vai uma dica importante: ajude também aquele que não tem o que comer e doe uma cesta básica ou quem sabe, uma pequena ceia a uma família mais humilde, assim, sua páscoa estará, verdadeiramente, mais completa! Então vamos aos vinhos.

AMITIÉ

A primeira dica é um vinho nacional, feito por duas empresárias gaúchas, em terroir da Serra Gaúcha e que tem se destacando pela grande qualidade! Trata-se do AMITIÉ PINOT NOIR! Um vinho tinto bem versátil, que está pronto para harmonizar com entrada, prato principal e sobremesa no almoço do domingo de Páscoa. Com taninos macios e aveludados, acidez equilibrada e aromas que lembram cereja e morango, o Amitié Pinot Noir acompanha perfeitamente entradinhas como bruschettas napolitanas, pratos principais como a tradicional bacalhoada, um risoto de cogumelos ou costeletas de porco assadas; e, claro, com chocolate: seja com meio amargo ou ao leite, a versatilidade do Amitié Pinot Noir traz equilíbrio entre o vinho e o açúcar e gorduras característicos do chocolate.

 

CASA VERRONE

Um outro vinho, também nacional é da vinícola Casa Verrone, reconhecida por seu trabalho inovador na produção de vinhos na Serra da Mantiqueira (SP). Trata-se de um exemplar de uva francesa Sauvignon Blanc Colheita de Inverno! Seu frescor e excelente acidez vão trazer novas camadas de sabores ao tradicional Bacalhau do almoço do domingo de Páscoa.

HERMAN MOSCATEL

Mais uma boa dica de um vinho nacional, também produzido na Serra Gaúcha, o Hermann Moscatel Bossa   que é para harmonizar com a Colomba, irmã do Panetone! Um vinho doce e fresco, com boa intensidade de aroma e que deve ser servido com a temperatura um pouco mais baixa!

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Ele1 - Criar site de notícias