Quarta, 21 de Abril de 2021
(34) 99869-4433
Anúncio
Cidade Cidade

Fiemg Social lança o projeto "Pão Nosso de Cada Dia"

Fiemg

02/04/2021 03h00
Por: Euripedes Antonio Campos

A Federação das Indústrias de Minas Gerais - Regional Vale do Rio Grande lançou, na quarta-feira (31), a terceira edição do Fiemg Social, programa que tem o objetivo de engajar mulheres ligadas aos 12 sindicatos patronais da indústria, fazendo uma conexão de toda a cadeia produtiva. A ação, desenvolvida em parceria com o Sindicato da Panificação e Confeitaria de Uberaba (Sindipan), é denominada "Pão Nosso de Cada Dia" e traz três atividades diferentes, ao longo do ano, que reforçam a importância do consumo do pão.

A primeira atividade é o concurso "Poetas do Trigo", envolvendo os alunos do 5º ano do Ensino Fundamental I de 31 Escolas Municipais de Uberaba e da Escola Sesi Uberaba "Alberto Martins Fontoura Borges". O objetivo é estimular o lado criativo dos alunos com concurso cultural de poemas. Os quatro melhores serão premiados e os textos serão impressos em sacos de pães distribuídos pelas padarias associadas ao Sindipan.
O concurso será realizado em três etapas. A primeira, realizada durante todo o mês de abril, é a redação do poema com o título "O pão nosso de cada dia". Os textos deverão ser produzidos com a supervisão do professor, que se responsabilizará pela autenticidade da obra. Além disso, a formatação deverá seguir as regras: Impresso em papel sulfite, em letra arial, tamanho 12, espaçamento 1.5 centímetros, possuir no máximo seis estrofes e no mínimo quatro.
"Na segunda etapa, finalizada em 28 de maio, a escola selecionará, em uma comissão formada pelo diretor, vice-diretor, coordenador pedagógico e professores, os cinco poemas que representarão a escola na próxima fase do concurso", explica a presidente do Sindipan, Lilia Cristina da Costa Lima.
A terceira e última etapa será a avaliação e escolha dos quatro vencedores entre todos os inscritos. A comissão julgadora será composta pela secretária Municipal de Educação, Sidnéia Zafalon; pelo presidente interino da Fundação Cultural de Uberaba, Cássio Facure; pela secretária Municipal de Comunicação, Celi Camargo; pelos integrantes da Academia Academia de Letras do Triângulo Mineiro, João Eurípedes Sabino e Marta Zednik de Casanova, e pela presidente do Sindipan, Lilia Cristina da Costa Lima.
Os critérios de avaliação serão o respeito às regras, adequação e pertinência, linha de raciocínio, domínio da norma padrão da língua portuguesa, rimas entre versos e estrofes, criatividade e originalidade. O aluno classificado em primeiro lugar leva um celular e o poema será impresso em sacos de pão de cinco quilos; o segundo lugar ganha um skate elétrico, chamado de overboard, e o poema estará impresso no saco de pão de sete quilos; o terceiro colocado será premiado com um patinete e terá o poema impresso em sacos de pão de três quilos e o quarto lugar ganha um patins e o poema será impresso em sacos de pão de dois quilos. Os professores responsáveis pela orientação dos alunos vencedores receberão cestas de café da manhã, oferecidas pelo Sindipan.


No dia 8 de julho, Dia Nacional da Panificação, haverá a cerimônia de entrega dos prêmios aos vencedores, realizada no teatro do Centro Cultural Sesi Minas Uberaba. As outras ações "Meu Jeito de Comer Pão Francês" e "Pão Solidário" serão realizadas ao longo do ano.

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Ele1 - Criar site de notícias