Quarta, 21 de Abril de 2021
(34) 99869-4433
Anúncio
Política Política

Elisa mobiliza representantes da indústria para campanha de conscientização

Mobiliza

02/04/2021 03h00
Por: Euripedes Antonio Campos

Em reunião virtual, a prefeita de Uberaba, Elisa Araújo, dialogou com os representantes das indústrias participantes do Conselho Estratégico da Federação das Indústrias de Minas Gerais (Fiemg Regional Vale do Rio Grande) para falar sobre o enfrentamento à covid-19 em Uberaba.

O grupo, formado pelas principais indústrias de Uberaba, se disponibilizou a promover uma rede de conscientização entre os colaboradores. A ideia é que informações sobre a pandemia em Uberaba sejam passadas aos funcionários para reforçar a importância da prevenção da covid-19. Os representantes acompanharam a apresentação sobre a evolução da covid-19 em Uberaba. Os gráficos foram expostos pela doutora em matemática e coordenadora do projeto do Observatório Covid-19, Michelli Maldonado. ''Março foi um mês ruim em todas as cidades e estados. Na última semana, tivemos mais de mil casos confirmados. Neste mês, a média móvel de casos em Uberaba é de 159 novos casos por dia, e tivemos óbitos confirmados todos os dias", explicou Michelli. Em março foram 176 óbitos pela doença.

A doutora em matemática esclareceu aos representantes que, atualmente, a taxa de transmissibilidade da covid em Uberaba é de 1.23. Segundo ela, cada 100 pessoas contaminadas podem transmitir para outras 123 pessoas e, assim, sucessivamente.

"Meu apelo para vocês é que a gente consiga pulverizar essa realidade. Mostrar para os colaboradores, para que eles entendam e levem às famílias que nós estamos vivendo um momento muito delicado em que não é o momento de fazer churrasco, não é o momento de juntar todo mundo para almoçar na casa da avó, da mãe, não é o momento", enfatizou a prefeita.

Segundo dados, houve um aumento de 85,6% dos leitos em Uberaba. Aumentaram de 127 para 236 os leitos de enfermaria e de 69 para 109, os leitos de Unidade de Tratamento Intensivo (UTI). Essas ações conseguiram oferecer maior suporte à comunidade. Outros dados apresentados foram da vacinação. "Estamos numa taxa de 8% de imunização da nossa gente, acima da média nacional que é de 7,5%. Hoje somos a segunda cidade em agilidade de vacinação em Minas Gerais. Ficamos atrás apenas de Belo Horizonte, que recebe as vacinas mais rápido por conta da localização", diz Elisa.

 

Mapa de Calor – Elisa também participou de reunião on-line com os representantes das instituições ligadas à Sociedade Civil Organizada (SCO) para apresentar dados da covid-19 em Uberaba. O grupo, que tem contribuído ativamente no enfrentamento à pandemia, ofereceu apoio para a produção de Mapa de Calor dos infectados no município. 

"A criação do Mapa de Calor vai nos permitir a identificação de casos de coronavírus em pacientes sintomáticos e assintomáticos, com agilidade e segurança. Desta forma, conseguimos direcionar as ações e realizar um controle sanitário para tentar conter o vírus no município", enfatizou Elisa.

O objetivo é que a plataforma esteja disponível para o governo municipal, assim que os dados necessários forem disponibilizados para a produção. "Além do trabalho essencial realizado pelo Observatório Covid, vamos contar ainda com essa ferramenta. O apoio das instituições da Sociedade Civil Organizada tem sido muito importante no enfrentamento à covid em Uberaba", finalizou a prefeita.

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Ele1 - Criar site de notícias