Quarta, 21 de Abril de 2021
(34) 99869-4433
Anúncio
Cidade Cidade

Aumentam casos de arboviroses em Uberaba

Aumentam

08/04/2021 03h00
Por: Euripedes Antonio Campos
Uberaba é um dos municípios mineiros com maior registro de casos
Uberaba é um dos municípios mineiros com maior registro de casos

Maria das Graças Salvador

 

Uberaba registro até terça-feira (6) 1.084 casos de prováveis (casos notificados exceto os descartados) de dengue, segundo Boletim Epidemiológico de Monitoramento dos casos de Dengue, Chikungunya e Zika. São 91 casos a mais em sete dias, ou 9,16% de aumento nos registros. No último levantamento eram 993 casos prováveis.

O município registra o terceiro maior número de casos nem Minas Gerais, atrás apenas da capital mineira, que tem 1.523 registros casos prováveis, e de Cataguases, na Zona da Mata, com 1.113 casos prováveis de dengue.

O boletim aponta que Uberaba também registrou 43 casos prováveis de chikungunya, dez a mais que no documento anterior. Já em relação à Zika Vírus o registro deste último boletim são 3 casos, ou seja, um a menos que na última divulgação, o que mostra que um caso foi descartado. O boletim mostra que Uberaba está com médio risco em relação a notificações de casos prováveis de Zika e Chikungunya, em casos autóctones e em gestantes. Isso significa que o município teve aumento de até 25% do percentual de positividade de amostras de Chikungunya e Zika nas quatro últimas semanas, quando comparado com o percentual das quatro semanas anteriores. O mesmo aconteceu em relação à positividade de amostras laboratoriais analisadas nas três arboviroses.

Em relação aos 27 municípios ligados à macrorregião Triângulo Sul, o monitoramento aposta que o risco da SRS é de baixo risco.

Minas Gerais registrou 14.052 casos prováveis de dengue, neste boletim, sendo 1.488 casos a mais que no documento do dia 30 de março, quando eram 12.564 casos nos municípios mineiros, ou seja 11,84% de aumento. Dos 14.025 casos prováveis deste monitoramento, 4.718 casos foram confirmados para a doença. Isso significa que 9.334 casos estão em investigação.

Foi confirmado 1 óbito por dengue em Minas Gerais até o momento, em Paracatu, e outros 3 óbitos estão em investigação.

Em relação à Febre Chikungunya, foram registrados em Minas 2.365 casos prováveis da doença e, desse total, 1.553 casos foram confirmados. Não foram confirmados óbitos por chikungunya em Minas Gerais até o momento.

Já em relação à Zika, foram registrados 94 casos prováveis e, desse total, 9 confirmados. Também não foram confirmados óbitos por zika em Minas Gerais até o momento.

Vale lembrar que Minas Gerais vivenciou quatro epidemias de dengue nos anos de 2010, 2013, 2016 e 2019. Em 2019 foram notificados 474 mil casos prováveis e 188 óbitos por dengue. Em 2020 foram notificados 84.636 casos prováveis e 13 óbitos por dengue.

 

Motofog – A Prefeitura de Uberaba, por meio da Secretaria Municipal de Saúde/Departamento de Controle de Zoonoses e Endemias, está realizando nebulização com motofogs desta semana, até o dia 9, para combate ao Aedes aegypti, transmissor de doenças como a dengue, zika e chikungunya. O horário das nebulizações é das 5h às 7h e das 17h às 22h. O bairro Valim de Melo recebe a nebulização no período da manhã e o bairro de Lourdes, no período da tarde, até esta sexta-feira.

O Boa Vista recebeu o motofog ontem e amanhã (9), no período da manhã e a Baixa, no dia 8, período da manhã. No período da tarde, nos dias 8 e 9, os trabalhos seguem no Parque São Geraldo e dia 7, em Ponte Alta. O Departamento de Controle de Zoonoses e Endemias reforça que a nebulização atua no mosquito adulto – transmissor da dengue, zika vírus, chikungunya – e que é importante a população ficar atenta e abrir portas e janelas para que o inseticida tenha mais alcance.

 

Mutirão de Limpeza – De acordo com dados do Departamento de Controle de Zoonoses e Endemias, o Mutirão de Limpeza já recolheu 70.620 kg desde o começo do Mutirão, no dia 5 de novembro de 2020. Somente neste ano, foram recolhidos 45.940 kg de lixo inservível. Na próxima semana, o Mutirão será no Residencial Nova Era.

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Ele1 - Criar site de notícias