Quarta, 21 de Abril de 2021
(34) 99869-4433
Anúncio
Cultura Cultura

QUANTO VALE A CULTURA

QUANTO

08/04/2021 03h00
Por: Euripedes Antonio Campos
FOTÓGRAFO DE UBERABA É SELECIONADO PARA O FESTIVAL PHOTOTHINGS
FOTÓGRAFO DE UBERABA É SELECIONADO PARA O FESTIVAL PHOTOTHINGS

Um auxílio emergencial vale a cultura? Um edital com cachê mínimo vale a cultura? Uma divulgação vale a cultura? Uma troca de favores vale a cultura? Um cafezinho vale a cultura? Com remuneração ou sem remuneração ainda é cultura, ainda é trabalho? Cultura é trabalho? Um auxílio emergencial vale o seu trabalho? Um edital com cachê mínimo vale o seu trabalho? Uma divulgação vale o seu trabalho? Uma troca de favores vale o seu trabalho? Um cafezinho vale o seu trabalho? Com remuneração ou sem remuneração ainda é trabalho, ainda é cultura? Trabalho é cultura? É tão complexo refletir sobre cultura e trabalho que ainda confundimos o que é o que? E assim, sem saber, os trabalhadores da cultura quase nunca são considerados trabalhadores. E o trabalho da cultura quase nunca é um trabalho. Continuamos mendigando valorização ao poder público, ao mercado, a sociedade, passando o chapéu da indiferença e da incompreensão. Esperando uma salvação em tempos de pandemia, a mesma que nunca houve em tempo nenhum. Desistimos, resistimos, mudamos, transformamos, valemos? Não sei. Não tenho resposta para o quanto vale a cultura, você tem?

  

 

DOCUMENTÁRIO APRESENTA PATRIMÔNIOS CULTURAIS DE UBERABA DE FORMA POÉTICA

O documentário “Projeto Cartografia Material e Imaterial de Uberaba” tem como intuito documentar de maneira poética dez patrimônios históricos culturais da cidade de Uberaba tombados através de decretos. Inspirado na obra poética de Alberto Caeiro “O Guardador de Rebanhos, o projeto se desenvolve em dez vídeos, de aproximadamente cinco minutos cada, lançados em forma de episódios. A cada episódio o espectador é convidado a conhecer melhor um novo bem, dentre os dez escolhidos para esse projeto, todos considerados e reconhecidos patrimônios históricos e culturais da cidade de Uberaba. Com imagens que registram cada um dos bens em situação atual, em uma composição que também se utiliza de fotografias antigas encontradas em acervo, cada patrimônio tem sua história contada de um jeito único e afetivo. O “Projeto Cartografia Material e Imaterial” também tem como diferencial ser um projeto acessível a todos. Pensando nisso, cada um dos dez episódios contará com o lançamento de uma versão exclusiva e inclusiva, contendo essas libras e áudio descrição. O primeiro episódio do projeto vai ao ar hoje, 08/04 às 11h30, pelo canal do Projeto no Youtube (Projeto Cartografia - YouTube) e posteriormente no IGTV, pela plataforma Instagram (@projetocartografia). Até o final do mês diariamente, um novo episódio será lançando, sendo os lançamentos alternados entre cada episódio inédito e sua versão acessível. O último episódio inédito, está previsto para ir ao ar dia 26 de abril, também às 11h30h  nos mesmos canais. O documentário “Projeto Cartografia Material e Imaterial de Uberaba” é idealizado e produzido por Kate Árabe e conta com uma equipe de diversos profissionais do audiovisual da cidade de Uberaba.

 

FOTÓGRAFO DE UBERABA É SELECIONADO PARA O FESTIVAL PHOTOTHINGS

Foram mais de 200 ensaios fotográficos recebidos de todo país pelo Festival Photothing, tendo selecionado apenas 20 fotógrafos, entre eles Rodrigo Garcia de Uberaba com a mostra Memorial Chapadão do Zagaia.  O fotógrafo irá participar da exposição on-line, receberá uma caixa-portfólio, cópias em fineart e terá seu trabalho publicado em um fotolivro.  O Festival Photothing é um projeto idealizado pela curadora e pesquisadora de fotografia Marly Porto, sócia da empresa Porto de Cultura. Photothings nasceu em 2015, com a intenção de promover uma ponte entre a produção autoral e a comercialização de obras de fotografia, abrindo oportunidades para os artistas sem representação comercial apresentarem seus trabalhos diretamente ao público interessado e a preços acessíveis. A edição de 2021 será online e ampliada. Rodrigo Garcia tem acumulado prêmios e exposições com seu trabalho e tem se tornado referência em fotografia documental em Uberaba.

 

Projeto de revitalização do Memorial Chico Xavier é apresentado

A prefeita de Uberaba, Elisa Araújo, participou na última quinta-feira (1º) da apresentação do projeto de revitalização do Memorial Chico Xavier. A reunião precedeu o aniversário de 111 anos do médium, que nasceu no dia 2 de abril de 1910. O intuito foi conhecer o planejamento arquitetônico e museográfico feito pela Expomus, empresa ganhadora da licitação para adequações do local. Em 2020, o governo federal autorizou Uberaba a captar R$ 3 milhões a partir da Lei Rouanet, por meio do mecanismo de renúncia fiscal. A próxima etapa é a captação de recursos e patrocínios de empresas privadas para a concretização das ações propostas. O projeto de revitalização do Memorial Chico Xavier foi capturar os valores humanos universais que permearam a história de Chico Xavier, pautados na delicadeza e na força da trajetória do médium. Composto por uma sequência de espaços físicos que costuram a vida e o exemplo da conduta de Chico, marcada pelo diálogo, solidariedade, respeito e amor ao próximo. O encontro virtual foi mediado pelo diretor do Memorial, Carlos Vitor Silveira, e contou com a presença da fundadora e diretora da Expomus, Maria Ignez Mantovani Franco, e da coordenadora do Núcleo de Museologia da empresa, Julia Picchioni. Maria Ignez reforçou a magnitude do projeto e a projeção positiva que a revitalização do Memorial traz para o turismo em Uberaba. “Estamos aglutinando todas as potências que o Chico traz, pensando em novas soluções e novos horizontes, principalmente para a captação de recursos.” Também participaram da reunião, a secretária de Comunicação, Celi Camargo, a equipe de comunicadores da PMU, o presidente da Fundação Cultural de Uberaba, Cássio Facury, a equipe técnica e administrativa da FCU e a assessora Especial de Captação e Parcerias, Erika Cunha. O grupo alinhou os próximos passos do trabalho, com as estratégias de comunicação para captação de recursos e campanhas para divulgação do projeto.

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Ele1 - Criar site de notícias