Quarta, 21 de Abril de 2021
(34) 99869-4433
Anúncio
Cidade Vinhos e Tal

Novidades no vinho brasileiro

Novidades

09/04/2021 03h00
Por: Euripedes Antonio Campos
VINICOLA AURORA
VINICOLA AURORA

A tradicional Cooperativa Aurora, uma das vinícolas mais importantes do Brasil e da América do Sul, faz 90 anos neste 2021 e, para comemorar e registrar esta data, lança um vinho especial: AURORA 90 ANOS!

Além de ser uma das vinícolas mais premiadas do Brasil, e a maior cooperativa deste setor, a Aurora está presente com seus vinhos e sucos, em centenas de países, levando o nome e a qualidade vitivinícola brasileira e do Rio Grande do Sul, mundo afora!

A sua história começa com a chegada dos italianos ao Brasil no ano de 1875, mas foi no dia 14 de fevereiro de 1931, que dezesseis famílias de produtores de uvas do município de Bento Gonçalves, na Serra Gaúcha, reuniram-se para lançar a pedra fundamental do que viria a se transformar no maior empreendimento do gênero no Brasil: A COOPERATIVA VINÍCOLA AURORA.

Hoje, mais de 1.100 famílias estão associadas à cooperativa e produzem em mais de 2,8 mil hectares, em 11 municípios, 60 variedades de uvas, entre tintas e brancas, perfazendo um total de 70 milhões de kilos/ano. Hoje 25% das uvas cultivadas são das espécies americanas, como a casta Isabel e nas vítis viníferas, as variedades que se destacam são a Cabernet Sauvignon, Merlot e Tannat (para os tintos), e para os espumantes (campeões de vendas e prêmios), as uva branca Chardonnay e a tinta Pinot Noir, são as mais cultivadas.

Vinho comemorativo de 90 anos

Um blend de quatro variedades tintas, de safras especiais, celebra as nove décadas da vinícola. E neste corte do AURORA 90 ANOS, são utilizadas as variedades: 30% de Cabernet Sauvignon 2015, 50% de Merlot 2018, 15% Tannat 2018 e 5% de Cabernet Franc 2019. Este vinho ainda conta com passagem de 12 meses por barricas de carvalho americano.Todas as uvas são cultivadas no terroir da Serra Gaúcha, onde o solo é argiloso, com presença de rochas de basalto, topografia com declive moderado a baixo, clima frio à noite e moderadamente quente durante o dia.

Harmonização

A sua coloração é rubi intensa com reflexos vermelho profundo. E os aromas de alta intensidade remetem ao café, tabaco, baunilha, mentol, fruta vermelha madura (ameixa) e fruta preta madura (cassis). Em boca, é um vinho equilibrado (álcool/acidez), persistente, mineral, com taninos aveludados bem presentes.

Sobre harmonizações, por ser um vinho com muito bom corpo e potencial de guarda, ele harmoniza perfeitamente com grelhados, churrascos, assados de carnes de caça, queijos de massa dura, como o grana, e massas com molhos encorpados.

Inovação marca lançamento              

Além de marcar a data com o lançamento de mais um vinho especial, a Vinícola Aurora propõe uma experiência interativa para o público. Este vinho traz uma novidade tecnológica que objetiva unir a tradição com a inovação, e levar o consumidor para uma imersão na história da empresa, através da tecnologia de “Realidade Aumentada”! No contrarrótulo, um QR Code, leva à uma animação sobre a história da vinícola mais premiada do país, desde a fundação, em 1931, até os dias atuais.

Onde encontrar

Para esta comemoração foram elaboradas 36 mil garrafas do vinho que já está comercializado ao preço de R$ 90,00 a garrafa, na loja da Aurora, junto à unidade Matriz, em Bento Gonçalves, na Serra Gaúcha, ou pelo telefone (54) 3455.2095.

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Ele1 - Criar site de notícias