Quarta, 12 de Maio de 2021
(34) 99869-4433
Geral Cláudio Humberto

Planalto pode antecipar substituto de Marco Aurélio

Planalto

18/04/2021 03h00
Por: Euripedes Antonio Campos
Madeiras de má qualidade
Madeiras de má qualidade

“Daremos uma resposta enérgica para esta imposição do STF

Senador Luís Carlos Heinze (PP-RS) sobre ministro do STF dar ordens ao Senado

 

Planalto pode antecipar substituto de Marco Aurélio

Jair Bolsonaro tem sido aconselhado por amigos ligados ao Judiciário a anunciar sem demora o futuro integrante do Supremo Tribunal Federal (STF), na vaga aberta com a aposentadoria do ministro Marco Aurélio, em julho. As relações do governo com o STF azedaram após o ministro Luís Roberto Barroso mandar instalar a CPI da Covid no Senado, a pedido da oposição. Juristas experientes acham que o decano Marco Aurélio poderá aproveitar as despedidas para “dar o troco” em Bolsonaro.

 

Batendo o bumbo

Uma das principais apostas nos tribunais superiores é a de que, em seu discurso de despedida, Marco Aurélio baterá o bumbo do impeachment.

 

Pedido protocolado

Ao antecipar a despedida para 5 de julho, dias antes do previsto, Marco Aurélio pediu que o presidente só indique seu substituto após sua saída.

 

Sem concorrência

No STF, o pedido de Marco Aurélio sinaliza que ele não deseja ver seu discurso final rivalizar em repercussão com o anúncio do substituto.

 

Esvaziado o fato

Experiente, Bolsonaro anunciou Nunes Marques com Celso de Mello no cargo, esvaziando a repercussão do seu contundente “canto dos cisnes”.

 

STF avalia ato do TCU celebrado por lobistas

A Associação Brasileira de Geração Distribuída (ABGD) ingressou no Supremo Tribunal Federal (STF) com mandado de segurança coletivo contra uma curiosa determinação do Tribunal de Contas da União (TCU) a fim de que Aneel acabe os incentivos do sistema de compensação para quem investe em energia solar. A decisão do TCU foi celebrada pelo lobby das distribuidoras de energia que tentam destruir a energia solar.

 

Decisão abusiva

O TCU não poderia dar ordens de viés regulatório à Aneel, segundo a entidade. O relator do caso, no STF, é o ministro Ricardo Lewandowski.

 

Confiança na liminar

A ABGD está confiante que o STF concederá a liminar, permitindo que prossiga o processo do Marco Legal da Geração Distribuída na Câmara.

 

Sem interferências

A intenção da ABGD, segundo seu presidente Carlos Evangelista, é que o processo do Marco Legal não sofra interferências externas ao setor.

 

Semideuses no STF

Foi pluripartidária a reação de senadores à interferência do Supremo, impondo a CPI do Covid ao Senado. Plínio Valério (PSDB-AM) bateu firme: “É mais uma decisão de um ministro que se julga semideus”.

 

Chama o Barroso

Não há CPIs no Senado. O requerimento da CPI das ONGs chegou a ser lido pelo então presidente do Senado, Davi Alcolumbre, em 2019, mas até hoje não teve membros indicados. E a corrupção segue impune.

 

Simpatia é quase amor

Maria Luiza Trajano, dona do famoso magazine, desistiu de desmentir sua candidatura a presidente ou a vice. “Não adianta”, diz. Mas é nítido como ela adora tudo isso. Inclusive quando vê sua candidatura cogitada.

 

Frankenstein com rímel

O líder do governo no Senado, Fernando Bezerra (MDB-PE), está confiante na solução do impasse do “Frankenstein” em que o Congresso transformou o orçamento de 2022. Ficou para a semana que se inicia.

 

Verdade ou mentira?

Os sorrisos dos embaixadores da Alemanha, Estados Unidos, Noruega e Reino Unido, durante live com Carlos França, mostram que o novo chanceler brasileiro está agradando. Ou é pura falsidade de diplomatas.

 

Mandou bem

A presidente do Podemos, Renata Abreu (SP), determinou que dentro do prazo de seis meses todas as comissões executivas do partido em todo o País devem ter mulheres em sua composição.

 

Nem uma semana depois

Com mais uma crise entre o presidente e o STF, os leilões para privatizar 22 aeroportos, cinco portos e uma ferrovia por R$3,3 bilhões parecem apenas uma ótima notícia de um passado distante.

 

Importante mudança

O presidente Bolsonaro sancionou, sem vetos, o projeto da Câmara que cria o novo marco legal do gás natural. A nova lei prepara o mercado para o gás oriundo do Pré-Sal e vai impactar nos preços.

 

Pensando bem...

...obedece quem pode, manda quem é juízo.

 

PODER SEM PUDOR

Madeiras de má qualidade

Jânio Quadros estava em campanha para a prefeitura de São Paulo, em 1985, quando recebeu seu vice para uma conversa. Artur Alves Pinto estava preocupado com os oportunistas que cercavam a campanha: “A eleição, meu caro”, respondeu Jânio, “é uma grande fogueira. Nela, há lugar para madeira de toda qualidade... Pinto permaneceu calado e Jânio completou: “...mas fique tranquilo: na administração, a gente separa as madeiras.”

Com André Brito e Tiago Vasconcelos

                        www.diariodopoder.com.br

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Cláudio Humberto
Sobre Cláudio Humberto
Cláudio Humberto Rosa e Silva é um jornalista brasileiro, colunista e editor-chefe do Diário do Poder, responsável pela ascensão de Fernando Collor de Mello no cenário político nacional. Sua coluna é reproduzida em jornais de todo o Brasil.
Uberaba - MG
Atualizado às 22h39 - Fonte: Climatempo
20°
Alguma nebulosidade

Mín. 14° Máx. 32°

20° Sensação
7 km/h Vento
60% Umidade do ar
0% (0mm) Chance de chuva
Amanhã (13/05)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 17° Máx. 32°

Sol com algumas nuvens
Sexta (14/05)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 18° Máx. 31°

Sol com algumas nuvens
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Ele1 - Criar site de notícias