Quarta, 12 de Maio de 2021
(34) 99869-4433
Política Política

Grupo Observatório Político reforça necessidade de lockdown em Uberaba

Grupo Observatório

02/05/2021 03h00
Por: Euripedes Antonio Campos
Prefeita Elisa Araujo realiza reunião virtual com o Grupo Observatório Político
Prefeita Elisa Araujo realiza reunião virtual com o Grupo Observatório Político

"Prefeita, considere a necessidade de que Uberaba faça o lockdown seguido de um plano de reestruturação econômica do município". Foi com essa fala e em nome do Grupo Observatório Político que Sumayra Oliveira encerrou a reunião online realizada nesta sexta-feira, 30 de abril, com a prefeita Elisa Araújo (Solidariedade). O grupo é composto por militantes e pessoas com história de atuação na política local.

O encontro foi proposto pela Prefeita Elisa depois que o Observatório Político realizou um estudo técnico de "Avaliação de 100 dias do Governo Elisa Araújo", divulgado no início de abril. O objetivo do documento foi apontar soluções para as análises setorizadas que conferem um sentido colaborativo e altruísta com objetivo de contribuir para uma cidade melhor.

O Observatório Político é formado por vozes progressistas e se reuniu durante o mês de março de 2021, em formato online, para traçar uma análise da conjuntura municipal dos 100 dias de governo da Prefeita Elisa Araújo, no período de 1° de janeiro a 11 de abril. No documento, foram analisadas áreas como educação, saúde e políticas para mulheres.

Durante o encontro desta sexta-feira, Silvana Elias destacou que a retomada das aulas do ensino público não pode ocorrer até que seja possível fazer isso com responsabilidade. Ivan José da Silva, ex-superintendente Regional de Saúde Uberaba-MG também vê com preocupação a falta de um Plano Municipal de Enfrentamento à Pandemia. A advogada Ivanda Nivaldete destacou a falta de políticas para pessoas pretas, e cobrou uma postura mais firme com relação à violências praticadas contra mulheres. O professor João Vitor Braga retomou compromissos de campanha da Prefeita e cobrou posicionamentos mais firmes em defesa da justiça social e da redução de desigualdades. Já a jornalista Juba Maria levou sua preocupação com o combate à pandemia e com as políticas para mulheres, que precisam de soluções mais assertivas e de um Conselho Municipal que realmente represente as usuárias.

A reunião com o governo acontece após Uberaba ter registrado 274 novos casos de Covid-19 e 9 óbitos em 24 horas. A disponibilidade de leitos também é baixa, são apenas 9 leitos para Covid disponíveis em toda a cidade, segundo dados da própria Prefeitura. O grupo Observatório Político segue apreensivo com as decisões que estão sendo tomadas e compreende as dificuldades inerentes ao contexto atual. "Apesar disso, continuaremos nos reunindo de forma remota e elaborando novos documentos de forma unificada e com o propósito de produzir um outro discurso sobre a situação política atual", disse o grupo em nota.

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Ele1 - Criar site de notícias