Quinta, 13 de Maio de 2021
(34) 99869-4433
Cidade Cidade

Curso de Enfermagem da UFTM estabelece parceria com município para auxiliar nas ações de enfrentamento da Covid-19

Curso de Enfermagem

05/05/2021 03h00
Por: Euripedes Antonio Campos
Curso de Enfermagem da UFTM - Fotos: Divulgação
Curso de Enfermagem da UFTM - Fotos: Divulgação

O curso de Enfermagem da UFTM iniciou na última semana de abril uma parceria com a Secretaria Municipal de Saúde de Uberaba para auxiliar nas ações de enfrentamento da pandemia de Covid-19. 

Alunos e docentes da Instituição estão colaborando com as equipes da Secretaria Municipal de Saúde em diversas Unidades Básicas de Saúde – UBS e Unidades Matriciais de Saúde - UMS em ações de vacinação contra a gripe, nos drives de vacinação contra a Covid-19 e nas atividades das equipes de Saúde da Família. 

As ações são desenvolvidas com os discentes de estágio do nono período de Enfermagem da UFTM que desenvolvem o Estágio Curricular Supervisionado em Saúde Coletiva. A proposta é coordenada pela professora Fernanda Bonato Zuffi e conta com a colaboração dos docentes Lúcia Aparecida Ferreira, Álvaro da Silva Santos, Marina Pereira Rezende, Jurema Ribeiro Luiz Gonçalves e Bibiane Dias Miranda Parreira. Também participam os técnicos Fabiana Augusta Moreira Lopes e Delvane de Souza. 

De acordo com a equipe responsável pela coordenação dos estágios, a proposta surgiu a partir de reuniões realizadas entre a Secretaria Municipal de Saúde, a Reitoria da UFTM e os cursos da área da saúde. A Secretaria Municipal solicitou aos cursos propostas para apoio nas ações de enfrentamento. Até o momento foram iniciadas as atividades envolvendo o curso de Enfermagem. 

As ações realizadas pelo curso de Enfermagem da UFTM envolvem a participação dos discentes do curso na organização das filas e conferência dos documentos e cartão de vacina nos locais de vacinação, acompanhamento, aplicação da vacina e acolhimento da comunidade por meio de projeto de extensão universitária. As equipes estão auxiliando nas seguintes unidades: UMS Abadia, UMS Maria Tereza de Freitas, UBS Rosa Maria, UBS Conceição Ferreira, UBS Jacob José Pinto, UMS Álvaro Guaritá, UMS Valdemar Hial e drives de vacinação.  O cronograma de ações está previsto até o mês de julho.

 

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Ele1 - Criar site de notícias