Segunda, 21 de Junho de 2021
(34) 99869-4433
Cidade Bastidores

Lawrence Borges

PAPEL DO VICE

06/05/2021 03h00 Atualizada há 2 meses
Por: Euripedes Antonio Campos
Articuladores políticos afirmaram que o vice-prefeito Moacir Lopes rompeu com a prefeita Elisa Araujo
Articuladores políticos afirmaram que o vice-prefeito Moacir Lopes rompeu com a prefeita Elisa Araujo

PAPEL DO VICE

É fato incontroverso que o papel do vice-prefeito é tão somente substituir o chefe do executivo na sua ausência ou impedimento. Ao longo dos anos, foram raras as situações que o vice prefeito assumiu o comando do executivo. E quando o fez, limitou-se a dar sequencias as orientações do prefeito. Resumindo o vice não tem poder ou autonomia, quem governa é o prefeito.

 

ERA ELISA ARAUJO

Quando a prefeita Elisa Araújo (SD) iniciou a gestão municipal, passou a dar asas para o vice-prefeito, e tentando envolve-lo nas decisões administrativas e políticas, contudo, no decorrer dos meses, Elisa passou a entender como a máquina funciona e o jogo político, e que as opiniões e pontos de vista do vice prefeito não estavam em sintonia.

 

MANDA QUEM TEM VOTO

A postura da prefeita Elisa Araújo (SD) sempre foi de seguir o que ela acredita e almeja, baseada em dados, com a responsabilidade que recai sobre seus ombros, portanto a palavra final sempre será do líder maior, ou seja, da prefeita.

 

ROMPIMENTO?

De acordo com os informantes da COLUNA BASTIDORES, o vice-prefeito Moacir Lopes tentou passar por cima do comando da Prefeita, e quando foi desautorizado ameaçou romper e ir para oposição. E como de praxe Elisa não se importou, e indiretamente, obrigou Moacir a assumir postura de distanciamento da gestão municipal.

 

NEGAM

É fato incontestável que o vice-prefeito Moacir está afastado de diversas atividades e dos holofotes, membros do núcleo do gabinete, negam o rompimento, mas a classe política confirma que Elisa e Moacir não falam mais a mesma língua.

 

PRORROGACAO DO IR

O Ministério da Economia recomendou nesta quarta-feira (5) que o presidente Jair Bolsonaro vete o Projeto de Lei 639/21, aprovado pela Câmara dos Deputados no último dia 13, que estende mais uma vez o prazo para entrega da declaração do Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF) de 2021 de 31 de maio para 31 de julho .O texto depende de sanção presidencial para entrar em vigor. 

 

SEM RECURSOS DA SEGURANÇA PUBLICA

O Ministério da Justiça e Segurança Pública autorizou o desbloqueio de mais de R$165,7 milhões para investimento nas forças de segurança pública dos estados do Acre, Amapá, Bahia, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul e nada para Minas Gerais. 

 

SOZINHO

Uma aposta de Nova Brasilândia D'Oeste, de Rondônia, foi a única a acertar os seis números da Mega-Sena sorteados nesta terça-feira (4) e receberá R$ 37.429.107,24.   Os números sorteados no Espaço Loterias Caixa, em São Paulo foram 04, 07, 13, 25, 36 e 58. O vencedor fez uma aposta simples na HG Loterias  no centro de Nova Brasilândia D'Oeste.

 

EM ALTA

Em 2021, o milho vem chamando a atenção do mercado e também dos produtores. Em abril, as exportações brasileiras do grão registraram alta de 1.854%, com o envio de 130 mil toneladas ao exterior, segundo dados preliminares divulgados pelo Ministério da Economia, no dia 3/5. Com ritmo forte de vendas, as cotações também seguem em alta, mas há uma preocupação quanto a produtividade da segunda safra, a safrinha, que pode cair devido às condições climáticas desfavoráveis e o atraso do plantio.

 

REFORMA POLÍTICA

O deputado Luís Tibé (Avante-MG), foi eleito, presidente da comissão da reforma política na Câmara dos Deputados. A comissão formada vai analisar a PEC (Proposta de Emenda à Constituição) 125-A, de 2011. E incorporar outras discussões ao texto, como a criação do distritão (sistema em que são eleitos os mais votados nos estados para o Congresso, independentemente do desempenho dos partidos nas urnas), o fim da reeleição para presidente da República e o aumento do mandato de cargos políticos, de 4 para 5 anos, o financiamento de campanhas, a flexibilização da cláusula de barreiras, e propostas para aumentar a representatividade feminina.

 

PROPOSTAS PARA ELISA

Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Uberaba (SSPMU) encaminhou várias demandas, à prefeita Elisa Araújo. Um dos pedidos é a antecipação do tíquete alimentação para a sexta-feira, 7 de maio, em virtude do Dia das Mães, aumentar a presença de mais guardas municipais nos pontos de vacinação de covid-19, a criação de um Plano Municipal de Valorização dos Profissionais de Saúde, a criação de um projeto Multidiciplinar de Atenção à Saúde Mental e propõe um Abono Pecuniário aos servidores para compensá-los e gratificá-los, por merecimento, devido ao esforço e as horas dedicadas em prol da saúde pública de Uberaba.

1 comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Ele1 - Criar site de notícias