Segunda, 21 de Junho de 2021
(34) 99869-4433
Cidade Cidade

Presidente da ABCZ faz balanço da 86ª ExpoZebu

Presidente da ABCZ

14/05/2021 19h13
Por: Euripedes Antonio Campos
Presidente da ABCZ faz balanço da 86ª ExpoZebu

JORNAL DE UBERABA: Pela primeira vez a ExpoZebu, que é um dos eventos mais tradicionais de Uberaba, precisou ser realizada em formato virtual. Como foi essa adaptação, e a feira superou as expectativas?

RIVALDO MACHADO BORGES JR: Eu tenho dito sempre que na crise a gente cria, e com a ExpoZebu não foi diferente! Ano passado, as vésperas da feira, fomos surpreendidos com o agravamento da pandemia no país e, infelizmente, tivemos que cancelá-la. Mas esse ano foi diferente. Tivemos tempo para planejarmos, já trazendo a referência de sucesso que tinha sido a ExpoGenética, também em formato virtual. E diante dos desafios, nos superamos. Mais que adaptar a feira, criamos novos projetos. E projetos grandes! Criamos a ABCZ TV, nosso canal próprio de televisão, que a partir de agora segue com programação permanente, abrindo um novo espaço, sem fronteiras, para que possamos difundir ainda mais, e mundialmente, o nosso Zebu. Nesse sentido, mais que superar nossas expectativas, a ExpoZebu nos deu novo gás, para nos reinventarmos e mostrarmos porque a ABCZ é a maior entidade da pecuária zebuína no mundo.

 

JU: No que se refere a movimentação financeira, essa expectativa também foi superada?

RIVALDO: Sem dúvida nenhuma! Esse, inclusive, foi outro indicador do sucesso dessa edição. Nosso balanço final ainda não está fechado, pois dentro da temporada de leilão da ExpoZebu 2021 ainda temos mais um leilão para acontecer no dia 22 e o fechamento de três shoppings de animais. Mas já podemos adiantar que o resultado foi impressionante. Para se ter ideia, esse ano tivemos 11 eventos comerciais a menos que em 2019, nossa última feira, e mesmo assim, e ainda faltando os resultados desses últimos eventos que citei, nossa movimentação já superou a da temporada anterior em quase R$4 milhões, somando R$53.962.416,00.

 

JU: Dentro desse formato virtual, não tivemos publico na feira, mas as equipes de trabalho continuaram circulando pelo Parque Fernando Costa, em um período que ainda é de bastante atenção, por conta da pandemia. Quais cuidados foram tomados?

RIVALDO: Garantir a segurança de todos os envolvidos era, sem dúvida, nossa principal preocupação. Até porque a escolha de uma feira em formato totalmente virtual já é a grande prova de que nossa preocupação com a vida humana estava, e continuando estando, em primeiro lugar. Criamos, dentro do Parque, uma verdadeira operação, que incluía os já tradicionais cuidados, como disponibilização de totens de álcool em gel e tapetes sanitizantes em todas as entradas dos prédios da ABCZ, a rotina de aferição de temperatura também foi mantida, e fomos além! Em parceria com um laboratório da cidade, montamos uma estrutura no interior do Parque Fernando Costa para a realização de testes rápidos de Covid-19. Ao longo da feira todos os nossos colaboradores passaram por, pelo menos, três testes em dias diferentes. Todos os convidados, como também a imprensa que veio fazer alguma cobertura jornalística, também precisaram se submeter aos testes, antes de entrar no local, sendo permitida apenas a circulação, em áreas específicas, de pessoas com resultado negativo. Ao todo, realizamos mais de 700 testes, e encerramos a nossa feira sem nenhum registro de colaborador contaminado.

 

JU: Falando agora da ABCZ TV, que foi uma das novidades apresentadas. Como esse canal foi criado e de que forma ele irá funcionar?

RIVALDO: A criação da ABCZ TV, com certeza, é um dos maiores feitos na história atual dessa entidade. E isso comprova essa característica de inovação e ousadia, que sempre esteve presente no DNA da nossa Associação. Criamos um verdadeiro canal de televisão, com uma estrutura superior a de muitos canais abertos da região. Contratamos o que há de melhor no mercado e fizemos tudo isso em tempo recorde. Nosso cenário foi desenhado pelo mesmo especialista que realiza projetos para as principais emissoras do país. Ele traz no portfólio, por exemplo, o cenário do Big Brother Brasil e de outros programas da Globo e Multishow. O projeto de iluminação também foi realizado por profissionais que atuam em grandes eventos, como festivais e shows dos principais artistas nacionais. Toda essa estrutura já foi utilizada durante a ExpoZebu, e ao longo do ano servirá para atender uma programação fixa que estamos montando. Nosso canal de televisão é online, e o público já pode conhecê-lo acessando nosso canal no YouTube.

 

JU: Seguindo o calendário da ABCZ, em agosto temos uma nova feira, que é a ExpoGenética. O que a entidade já está preparando nesse sentido?

RIVALDO: Aqui na ABCZ o trabalho não para nunca. Ainda estávamos com a ExpoZebu no ar e já tínhamos começado a pensar a ExpoGenética. Obviamente que, mais uma vez, iremos analisar todos os cenários, garantindo a realização da nossa feira de forma segura e efetiva. E nenhuma edição é igual a outra. Então já posso garantir e adiantar que se o público se surpreendeu com a ExpoGenética 360º, no ano passado, esse ano teremos algo ainda maior.

 

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Ele1 - Criar site de notícias