Segunda, 02 de Agosto de 2021
(34) 99869-4433
Cidade Reflexão

A metamorfose de Ciro Gomes - Pedetista altera discurso para virar terceira via, mas corre risco de perder eleitorado cativo

A metamorfose de Ciro Gomes

30/05/2021 05h00
Por: Euripedes Antonio Campos

Pelo editor de política de O TEMPO, Ricardo Corrêa, analisa a mudança da postura de Ciro Gomes e do PDT com olhos para a disputa de 2022.

 

Em disputa eleitoral, ideologia só costuma entrar na cabeça do eleitor. Ou de parte deles, já que a maioria olha apenas para o bolso e para as perspectivas de que as coisas continuem como estão ou melhorem. Na dos políticos, o que vale é o pragmatismo, e a estratégias são ditadas pelo espaço disponível para disputar com alguma chance de êxito. Foi assim que Lula saiu da esquerda para o centro para virar presidente ou que Bolsonaro, um antigo estatista, encampou ideais liberais na economia para vencer em 2018. Ciro Gomes faz agora sua própria metamorfose. Mais uma na carreira. Está disposto a achar um espaço ao centro, como terceira via. A estratégia, porém, é arriscada.

Do ponto de vista do eleitorado que está em jogo, a lógica de Ciro faz sentido. Considera-se no meio político que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), a não ser que ocorra outro terremoto político até 2022, é nome certo no segundo turno. A vaga em disputa é a de Jair Bolsonaro (sem partido), que hoje é, evidentemente, franco favorito a ficar com ela. Ciro ou qualquer nome em uma terceira via buscam esse espaço. Para isso é preciso seduzir partidos de centro e centro-direita – afinal o tempo de TV é essencial para quem tem João Santana no comando da comunicação –,  e o eleitorado desses dois espectros. A tarefa não é fácil, mas é mais fácil do que tentar tirar um naco da esquerda das mãos de Lula, que está em franco crescimento hoje e nadando na impopularidade de Bolsonaro.

Ciro Gomes, então, tem priorizado o ataque ao petista, para se colocar como alternativa para eleitores de direita desiludidos com Bolsonaro e hoje espalhados entre Sergio Moro, João Doria, Luciano Huck e Henrique Mandetta. Um grupo que não nutre simpatia pelo PT. Até aí tudo bem. Quando esse discurso se aproxima demais do bolsonarismo, porém, pode começar a haver um efeito colateral, que é a perda de outra parte do centro e de cerca de 5% ou 6% de eleitores que sempre estiveram com o pedetista. Essa conta pode ter resultado negativo.

 O episódio da defesa do PDT de que haja voto impresso nas eleições de 2022 ilustra muito bem como esse exagero na busca do voto de direita pode fazer mal. Talvez até mesmo por isso a defesa do voto com impressão tenha saído da boca de Carlos Lupi, presidente do PDT e não de Ciro Gomes. A considerar a reação dos antigos eleitores de Ciro nas redes, o resultado foi ruim. E se considerarmos os dados da pesquisa do PoderData, que mostra que só 40% dos eleitores apoiam o voto impresso, levando também em conta que temos hoje 30% do eleitorado com Bolsonaro, sobra pouco para garimpar com esse tipo de defesa.

Ciro corre os mesmos riscos que correram Geraldo Alckmin (PSDB) e Marina Silva (Rede), que diminuíram nas eleições de 2018 em meio a um franco processo de polarização. Mas se ficasse apenas posicionado na centro-esquerda, sem fazer essa jogada de risco, amargaria de novo o terceiro ou quarto lugar, o que também não somaria para suas pretensões. Ciro age como aquele time que até tem boa defesa, mas já está tomando de 1 a 0 e resolve mudar todo o esquema, trocar zagueiros por atacantes e ir para o ataque para tentar virar, mesmo sendo mais provável que tome uma goleada.

 

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Reflexões
Sobre Reflexões
Artigos diários
Uberaba - MG
Atualizado às 03h46 - Fonte: Climatempo
13°
Poucas nuvens

Mín. 11° Máx. 28°

13° Sensação
24.3 km/h Vento
49.5% Umidade do ar
0% (0mm) Chance de chuva
Amanhã (03/08)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 12° Máx. 29°

Sol com algumas nuvens
Quarta (04/08)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 13° Máx. 28°

Sol com algumas nuvens
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Ele1 - Criar site de notícias