Segunda, 02 de Agosto de 2021
(34) 99869-4433
Geral Coluna

Mulherio

Juba Maria

08/09/2019 06h00 Atualizada há 2 anos
Por: Redação

Há uma poeta colombiana de que gosto muito. Maria Mercedes Carranza teve um forte envolvimento político em seu país que dispensa comentários para o bem ou para o mal. Entre seus poemas, há um em especial que me agrada por demais. Chama-se: “Muestra las virtudes del amor verdadero y confiesa al amado los afectos varios de su corazón”.

Eis um poema que carece de desmaios e nos mostra o avesso do amor romântico que, em tantos casos, leva os casais a relacionamentos permeados por posse, controle, ciúme, ódio. Relacionamentos abusivos são destrutivos e ilusórios. Já o amor verdadeiro não se faz nem nas trevas nem na primavera, mas a cada dia.

Falando em literatura, uma das preciosidades que Uberaba produziu recentemente é, sem dúvida, o livro “Brasil à luz do espelho - sombras, conflitos e reflexões”, uma coletânea de artigos organizada por Ivanilda Barbosa, Silvana Elias e Vania Maria Resende, e publicada pela editora Humanitas.

Política, educação, arte, cultura, questões de gênero e espiritualidade. Esses são apenas alguns dos temas abordados. No total, 54 autores contribuíram para a realização dos 46 artigos que compõem o livro. Vale a pena conferir.

E por falar em mulheres talentosas, a participação de Pamela Moreira no SixDay Experience, promovido pela Agência Six, em 31/8 , mereceu destaque não apenas pela qualidade das peças produzidas, mas pela capacidade de trabalhar em equipe e aceitar sugestões. Ponto positivo também para os organizadores do evento, que capricharam.

Durante a experiência, as equipes escolhidas por sorteio tiveram que produzir em algumas horas uma campanha de comunicação para o hortifruti Tropical.

Por falar em equipe, a Secretaria de Desenvolvimento Social da Prefeitura de Uberaba mandou bem, ontem, 7/9, no Desfile da Independência, ao formar um pelotão só de mulheres como símbolo do combate à violência contra a mulher. “O que precisamos é de respeito”, disse Juciara Moura, gerente do Centro Integrado da Mulher.

Aliás, outra mulher de destaque, a assistente social Val Costa, será a gerente de projetos do aplicativo incubado na Unitecne que pretende gerar renda para mulheres em situação de vulnerabilidade, em especial em situação de violência no ambiente doméstico, mulheres trans e egressas do sistema prisional.

A proposta tem tudo para dar certo, ainda mais considerando a competência da mentoria da incubadora da Uniube. Na última quarta, a equipe contou com a participação da Executiva de Marketing da FCJ Triângulo, Cássia Cristina Silva , que orientou sobre validação de mercado.

O próximo encontro de mulheres que estão ou passaram por situação de violência ocorrerá no fim do mês no bairro Residencial 2000 e contará ainda com a participação da doula Vanessa Gomes. Qualquer mulher pode participar. Informações: 34 996657424.

O grupo desenvolveu uma metodologia própria de trabalho inspirado no princípio do Bem Dizer: chama-se beediz. Traz como símbolo uma abelha que representa tanto a realeza como a morte e ressurreição. 

Beediz faz referência à comunicação como impossibilidade humana, conforme apontado por Deleuze e Guattari. Para eles, a comunicação é impossível para o humano e possível somente para alguns animais, como a abelha. Uma abelha se comunica porque transmite uma informação exata a outras abelhas. 

Já as pessoas se relacionam por sobrecodificações, traduções de códigos. O processo de comunicação entre abelhas é a principal ferramenta de sobrevivência da espécie. Ou seja: quanto mais exata nossa forma de comunicar, melhor será nossa existência. Faz sentido

 

[email protected]

 

Cartas

Recebo cartas de mulheres em situação de violência. Envie sua história. Unidas somos mais fortes.

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Juba Maria
Sobre Juba Maria
Jornalista formada pela UFRJ, mãe e poeta, trabalha como Assessora de Comunicação da Infraero. É uma das coordenadoras do projeto AMAi e dá palestras sobre Comunicação Não-Violenta.
Uberaba - MG
Atualizado às 03h46 - Fonte: Climatempo
13°
Poucas nuvens

Mín. 11° Máx. 28°

13° Sensação
24.3 km/h Vento
49.5% Umidade do ar
0% (0mm) Chance de chuva
Amanhã (03/08)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 12° Máx. 29°

Sol com algumas nuvens
Quarta (04/08)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 13° Máx. 28°

Sol com algumas nuvens
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Ele1 - Criar site de notícias